Se você já ouviu falar dos padrões de candlesticks, sabe como eles podem ajudar a entender os movimentos dos ativos e do mercado financeiro. Mas se você está chegando agora no mundo dos investimentos e ainda não sabe o que são esses padrões, é hora de começar a pesquisar.
Mas para te ajudar a entender melhor o que são os padrões de candlestick e como eles podem te ajudar a crescer no mercado financeiro e investir melhor, escolhendo os ativos de forma consciente e segura.
O que são Padrões de Candlesticks?
Os padrões de candlestick são uma forma de análise gráfica de ativos de renda variável. O nome vem do formato que esse instrumento tem, geralmente parece uma vela ou um candelabro.
Esses padrões surgiram no Japão, por operadores que cuidavam de contratos futuros na Bolsa Dojima, em Osaka. De acordo com a história contada no oriente, essa metodologia de análise surge da forma de negociação de contratos futuros de arroz, maior fonte de riqueza nipônica à época.
No ocidente, esse tipo de análise foi trazida na década de 1980, por Steve Nison.
Como funciona o candlestick?
O gráfico é basicamente formado por uma vela (ou candle, em inglês) que contém duas partes: corpo e sombras. O corpo nada mais é do que um retângulo colorido, que pode ser branca ou verde, quando ele indicar positivo ou vermelho/preto, quando for negativo. As extremidades, tanto inferior quanto superior, são chamadas de sombras.
Cada parte de um candlestick representa uma coisa. Ao todo, quatro são as partes que o compõem e são elas: a parte superior do corpo, é relativa à abertura do período escolhido para análise; a parte inferior do corpo, é o fechamento do período; a sombra superior é relativa ao preço máximo e a sombra inferior à mínima do preço.
Por que usar a análise de candle?
Esse tipo de análise gráfica é uma forma de verificar o comportamento de uma ativo e suas cotações ao longo de um período determinado. Caso esse gráfico não existisse, seria preciso optar por um de linhas para cada um dos preços, o que poderia gerar bastante confusão.
Um de seus principais focos é a antecipação das tendências das cotações de renda variável. Isso ocorre pela tendência a formar padrões específicos, correspondentes aos movimentos dos preços.
- Leia também: O que é retração de Fibonacci?
O que significa os Padrões de Reversão de Candle?
O padrão de reversão de candlestick são, falando de forma simples, uma formação gráfica onde uma ou mais candles apontam para uma possível mudança de direção no preço do ativo.
Mas isso não quer dizer, obrigatoriamente, que a tendência do ativo vá mudar. Há algumas nuances que devem ser observadas em conjunto com as candles para ter uma análise mais precisa sobre a mudança de tendência.
As reversões podem ser, por exemplo, uma mudança de movimento da alta para a baixa e vice-versa, dependendo do que o gráfico apresenta.
- Leia também: Como conquistar a independência financeira?
Quais os principais Padrões?
Para entender melhor como esses padrões se mostram é importante saber que existem uma infinidade deles, mas alguns são considerados os principais. Então vamos falar um pouco sobre cada um deles.
1 – Engolfo de alta (Bullish Engulfing) – este padrão é formado por duas partes. Se encontra, no geral, em momentos de mínimas históricas de tendências de baixa e, igualmente, após rápidos movimentos de baixa.
A anatomia desse padrão é relativamente simples. Abre-se uma nova barra, geralmente abaixo da mínima da candle anterior (de cor preta) engolfando (daí o nome) a barra anterior com um movimento oposto. Normalmente, não se nota sombras nessa nova barra. Se for seguido de volume, esse padrão é uma excelente forma de demonstrar força no sentido oposto à tendência.
2 – Engolfo de baixa (Bearish Engulfing) – É basicamente um espelho do anterior, mas encontra-se nas tendências de alta. O padrão opera da mesma forma que o engolfo de alta, porém do lado oposto.
3 – Martelo (Hammer) – Geralmente não apresenta sombra superior e tem um corpo menor, com a sombra inferior tendo o dobro de seu tamanho. Geralmente é encontrado em fundos cujas tendências são de baixa prolongada.
4 – Estrela cadente (Shooting Star) – este é um padrão de reversão, localizado logo após uma tendência de alta. Costuma aparecer após longos períodos de tendência de alta.
A apresentação desse padrão tem um corpo pequeno, costumeiramente sem sombra inferior. Já a superior deve ter no mínimo o dobro do tamanho do corpo real. Estatisticamente, este padrão se mostra mais confiável após tendências de maior duração.
5 – Doji – também chamado de padrão de indecisão. Aponta os momentos de equilíbrio e/ou indecisão do mercado. É formado por um único período, com preços de abertura e fechamento idênticos e com isso formando uma candle sem corpo definido. O Doji pode ter sombras e, com frequência, se parece com uma cruz.
Todos os tipos de candles
Falamos no início do tópico anterior que existe uma diversidade de padrões de candles. Como falar sobre cada um deles resultaria em um artigo gigantesco, escolhemos os 5 principais para explicar no tópico anterior. Mas vamos citar todos os tipos nessa lista que preparamos.
1 – Doji Comum – Doji Regular
2 – Doji de Pernas Longas – Long-legged Doji
3 – Doji Lápide – Gravestone Doji
4 – Doji Libélula – Dragonfly Doji
5 – Doji de Quatro Preços – Four Price Doji
6 – Marubozu Branco – Alta
7 – Marubozu Preto – Baixa
8 – Spinning Top Branco – White Spinning Top
9 – Spinning Top Preto – Black Spinning Top
10 – Cinto de Segurança de Alta – Bullish Belt Hold
11 – Martelo – Hammer
12 – Martelo Invertido – Inverted Hammer
13 – Harami de Fundo – Bullish Harami
14 – Engolfo de Alta – Bullish Engulfing
15 – Ave Migratória de Alta – Bullish Homing Pigeon
16 – Alinhamento na Baixa – Bullish Matching Low
17 – Linhas de Reunião de Alta – Bullish Meeting Lines
18 – Sanduiche de Graveto – Bullish Stick Sandwich
19 – Três Estrelas no Sul – Three Stars in the South
20 – Estrela Tripla de Fundo – Tri-Star Bullish
21 – Três Rios de Alta – Bullish Three River
22 – Interrupção de Alta – Bullish Breakaway
23 – Escada de Alta – Bullish Ladder Bottom
24 – Linha de Perfuração de Alta – Bullish Piercing Line Pattern
25 – Chute de Alta – Kicking
26 – Bebê Abandonado de Alta – Bullish Abandoned Baby
27 – Estrela da Manhã – Bullish Morning Star
28 – Três Por Dentro de Alta – Bullish Three Inside Up
29 – Três Por Fora de Alta – Bullish Three Outside Up
30 – Três Soldados Brancos – Bullish Three White Soldiers
31 – Bebê Engolido de Alta – Bullish Concealing Baby Swallow
32 – Linha de separação de Alta – Bullish Separating Lines
33 – Strike de Alta – Bullish Three-Lines Strike
34 – Gap de Alta Tasuki – Bullish Upside Tasuki Gap
35 – Linhas brancas lado a lado de alta – Bullish Side-by-Side White Lines
36 – Cinto de Segurança de Baixa – Bearish Belt Hold
37 – Homem Enforcado – Hanging Man
38 – Estrela Cadente – Shooting Star
39 – Harami de Topo – Bearish Harami
40 – Engolfo de Baixa – Bearish Engulfing
41 – Linhas de Reunião de Baixa – Bearish Meeting Lines
42 – Bloqueio Avançado – Bearish Advanced Block
43 – Deliberação de Baixa – Bearish Deliberation
44 – Estrela Tripla de Topo – Bearish Tri-Star
45 – Dois Corvos – Bearish Two Crows
46 – Interrupção de Baixa – Bearish Breakaway
47 – Nuvem Negra – Dark Cloud Cover
48 – Chute de Baixa – Bearish Kicking
49 – Bebê Abandonado de Baixa – Bearish Abandoned Baby
50 – Estrela da Tarde – Evening Star
51 – Três Corvos Negros – Bearish Three Black Crows
52 – Linha Separatória de Baixa – Bearish Separating Lines
53 – Strike de Baixa – Bearish Three-Lines Strike
54 – Pescoço de Baixa – Bearish On Neck
55 – Gap de Baixa Tasuki – Bearish Downside Tasuki Gap
56 – Linhas Brancas lado a lado na Baixa – Bearish Side By Side White Lines
Porque é importante entender os padrões de candles
De maneira geral, os padrões de candlestick mostram possíveis mudanças nas variações dos preços e, em alguns casos, também a mudança da tendência do mercado para aquele ativo.
Entender os padrões é estar um passo à frente e poder prever esses comportamentos, permitindo que você aja rápido e evite perdas ou maximize seus ganhos, dependendo do que o movimento em questão aponta.
Além disso, eles podem ser combinados com outros indicadores, que darão ainda mais precisão e certeza para a sua tomada de decisões.
- Leia também: Como começar a investir