Como Conquistar e Ter Independência Financeira em 2022

por Tasso Lago, em 12 de abril de 2022

Engenheiro, Pós Graduado em Finanças Corporativas pela COPPEAD/UFRJ e Mestre em Corporate Finance pela Université de Bordeaux. Atuou como Analista Financeiro para o Banco da IBM - USA e para Fundação Getúlio Vargas como Inteligência de Mercado. Professor de Blockchain e Criptomoedas na COPPEAD/UFRJ. Atua como Gestor de Portfólio e Consultor Financeiro, tendo mais de 10 milhões de reais em ativos gerenciados.




O ano já começou e você se planejar para alcançar a tão sonhada independência financeira, que todo brasileiro sonha em ter, não é?

Mas às vezes é difícil saber por onde começar e o que fazer exatamente para se alcançar esse objetivo. 

Este artigo é exatamente para te ajudar a se organizar e melhorar a sua condição financeira.

Os especialistas afirmam que independência financeira é quando você recebe mais do que gasta ao longo de um mês e, por isso, é possível guardar dinheiro. 

O que é independência financeira?

Mas também há aqueles que afirmam que, na verdade, a independência ocorre quando você não precisa mais de um trabalho fixo para se manter e que os dividendos dos seus investimentos já são capazes de suprir todas as suas necessidades.

Porém, a maneira mais sensata de se pensar é que ela é um estado onde você conseguiu construir uma relação saudável com o seu dinheiro. Ou seja, você faz o suficiente para ganhar o que você ganha, gastando menos, porém sem passar qualquer tipo de aperto no final do mês.

O que é independência financeira?

Como ter independência financeira?

Essa é a pergunta que é mais feita quando o assunto é esse. Então, para te ajudar, preparamos um guia com 8 passos para você alcançar a sua independência. Vamos a eles.

1 – Planeje-se – Para alcançar a independência financeira, planejamento é a palavra de ordem. Aqui vamos reunir os gastos, fontes de renda e anotar todos os gastos do dia a dia. Isso vai ajudar a identificar onde estão os gastos desnecessários. Se você preferir, pode usar um aplicativo (existem vários) para ajudar a anotar tudo.

2 – Defina os limites para gastos – Esse é um ponto importante, mas você precisa respeitá-los. Estabeleça os gastos essenciais, não essenciais e um percentual mensal para reservas. Atribua porcentagens (por exemplo, 50-30-20 %) e a partir daí comece a gerir seu dinheiro.

3 – Tenha metas de curto, longo e médio prazo – Imagine esse processo como uma viagem. Você precisa saber o destino para saber quais caminhos tomar. Então, definir metas para curto, médio e longo prazo vai ajudar você a manter o foco na gestão do seu dinheiro.

4 – Tenha uma reserva de emergência – imprevistos acontecem e todos nós estamos suscetíveis a eles. Seja uma ida ao médico, um acidente ou qualquer outro problema que necessite de um gasto de dinheiro fora do normal.

5 – Busque rendas extras – Uma renda a mais nunca é demais, certo. Principalmente no início do processo, onde você precisará se adequar aos limites que você impôs e também as suas dívidas (caso tenha) é bom ter uma fonte de renda a mais para ajudar a manter tudo sob controle.

6 – Pesquise preços – Sabe o teto de gastos que falamos? Ele vai sofrer muito se você comprar as coisas sem precisar. Então pesquise preço, aproveite promoções, peça descontos e por aí vai.

7 – Renegocie dívidas – Se você tem dívidas, renegocie. Por dois motivos: o primeiro é para tirar o seu nome dos órgãos de proteção de crédito e o segundo é para adequar esses pagamentos ao seu orçamento.

8 – Investir é o caminho – Zerou as dívidas e conseguiu reservar um bom dinheiro? Invista. Assim você vai fazer o seu dinheiro render sem você precisar trabalhar mais. No final do mês, a sua renda vai ser maior e você continuará com tempo para descansar e fazer outras coisas que você precisa. Então INVISTA.

Fases da independência financeira

A independência financeira tem algumas fases até você alcançar a sua plenitude. Então, vamos falar sobre elas para você entender um pouco mais.

1. Liberdade de curto prazo – É o início do processo, onde você tem dinheiro para viver sem um salário fixo por um determinado período, em um prazo que pode chegar até um ano. Com isso em mente, é basicamente dizer que você usou aquele seu fundo de emergências. Mas como você não vai repor, uma hora ele vai acabar.

2. Independência de contas – Nesse ponto, você se livrou de todas as dívidas, as maiores vilãs da independência. Isso vai fazer com que você tenha mais dinheiro sobrando no final do mês.

Segundo o Serasa, um dos órgãos de proteção ao crédito, quase 62 milhões de brasileiros estão inadimplentes. Então, se você não faz parte desse grupo, continue se mantendo assim.

3. Liberdade de emprego – Esse estágio é, de forma quase que literal, uma evolução do primeiro. Aqui, sua estabilidade financeira permite que você construa a sua vida da forma que achar melhor.

A liberdade de emprego significa que você pode perder a sua principal fonte de renda que ainda sim você tem uma segunda fonte, como os investimentos. E com eles você poderá viver por um bom tempo sem qualquer dificuldade.

4. Independência total – Aqui é aquele ponto onde seus investimentos rendem o suficiente para você viver exclusivamente deles. Se você chegou aqui, parabéns. E se está no início do processo, parabéns também por começar. 

Mas lembre-se, você não chegou até aqui à toa. Então você deve manter o foco nos investimentos para que tudo se mantenha como está e continue melhorando.

Quando você alcança a totalidade da sua liberdade financeira, significa que chegou a hora de realizar os seus sonhos, sejam eles quais forem.

O que é independência financeira

Simulador de Independência Financeira

Existem sites e aplicativos que servem para te ajudar a ter a sua independência. Eles ajudam principalmente nos cálculos, em mapear como você gasta seu dinheiro e dar sugestões para uma melhor gestão.

Guia do Pai Rico: Independência Financeira 

Este livro é uma continuação de ‘Pai Rico, Pai Pobre’, de Roberto Kiyosaki. Ele pode servir de referência para você entender os mecanismos a serem seguidos para que você alcance a sua liberdade financeira em sua totalidade.

Tabela de Conteúdos