Como Sacar Bitcoin?

por Tasso Lago, em 12 de abril de 2022

Engenheiro, Pós Graduado em Finanças Corporativas pela COPPEAD/UFRJ e Mestre em Corporate Finance pela Université de Bordeaux. Atuou como Analista Financeiro para o Banco da IBM - USA e para Fundação Getúlio Vargas como Inteligência de Mercado. Professor de Blockchain e Criptomoedas na COPPEAD/UFRJ. Atua como Gestor de Portfólio e Consultor Financeiro, tendo mais de 10 milhões de reais em ativos gerenciados.




Se você tem bitcoins sabe que elas têm um valor de mercado que muitas vezes pode te tirar de um aperto financeiro ou então ajudar a cobrir os gastos de uma emergência. Mas você sabe sacar bitcoins?

Este artigo vai te explicar como sacar a criptomoeda quando você precisar e como esse processo pode ser simples.

É importante saber sacar bitcoin?

A pergunta mais importante de se responder e com uma resposta simples. Sim, é importante saber sacar bitcoins. 

Mas por que é importante?

como sacar bitcoin

Pense no valor de mercado de uma única unidade de bitcoin. Com este montante em dinheiro, dá para resolver bastante coisa. Mas vamos colocar aqui uma situação mais drástica para ilustrar bem o que queremos dizer.

Imagine que alguém na sua família tem um problema de saúde mais sério e o tratamento vai ser caro. Arrumar dinheiro para um tratamento exige que você tenha de onde tirar esse valor, mas não é todo mundo que tem essa condição.

Se você tem bitcoins, a venda de uma unidade pode ser a diferença entre dar o tratamento adequado ao seu parente ou não.

Escolhemos esse exemplo para ilustrar o poder que um único bitcoin pode ter. Então, se você sabe como sacar o bitcoin e transformá-lo em dinheiro, você tem um ativo em mãos que pode te ajudar em momentos mais complicados e com isso fazer dele um pouco mais leve.

Passo a passo de como sacar bitcoin em dinheiro 

Agora que você sabe o quanto é importante saber como sacar bitcoin em dinheiro, é hora de aprender a fazer isso.

O primeiro passo é cadastrar a sua conta bancária na sua carteira digital de ativos. Sem isso, não será possível fazer o saque.

A partir do momento que a sua conta está vinculada, é só seguir o passo a passo abaixo para solicitar o saque.

1 – Na sua carteira digital, procure o menu guia de ativos (ou similar) e selecione a categoria criptomoedas. Na sequência, escolha a Bitcoin; 

2 – Na próxima etapa,  no campo ‘Selecionar ativo’ mude de Bitcoin (BTC) para Real (BRL)

3 – Na sequência, clique em transferir e escolha para qual conta você deseja enviar o dinheiro.

4 – Informe o valor para o saque. Nessa opção você poderá ver o limite diário de saque. Além disso, é importante levar em consideração as taxas envolvidas na operação, para que você não se surpreenda depois.

5 – Para finalizar, clique em ‘Solicitar Saque’, confirmando a operação.

Com esse passo a passo seguido à risca, seu saque está confirmado com sucesso e, em até 3 dias úteis, o dinheiro estará na conta que você escolheu.

Esse passo a passo vale para qualquer operadora de criptomoedas. É um apanhado geral. Mas algumas operadoras podem ter diferença nos nomes dos menus ou itens. Na dúvida, pergunte sempre a alguém da empresa que cuida da sua carteira.

Como sacar bitcoin da Binance

A Binance, que é atualmente uma das maiores corretoras do mundo quando o assunto é criptomoedas, também oferece saques. 

São dois métodos: o Fiduciário e o de Criptomoedas.

Saques Fiduciários – nesse tipo de saque, é necessário ter uma conta para esse serviço disponível e correspondente à moeda local. Atualmente, a corretora tem suporte para saques em 14 moedas fiduciárias, como dólar, euro e libra esterlina, que são as moedas mais utilizadas atualmente.

Nesse tipo de saque, você solicita por meio da plataforma da Binance e o prazo para o dinheiro estar na sua conta também é de 3 dias úteis.

Saques de Criptomoedas – esse é o saque padrão, que segue o modelo usado conforme o tópico acima. Você ainda pode fazer a retirada de mais de um token simultaneamente. A plataforma da corretora permite esse tipo de operação e vai usar diferentes tipos de blockchain para isso.

Atualmente existe uma gama de carteiras de criptomoedas para atender às suas necessidades. Mas a recomendação da Binance é utilizar a Trust Wallet. Ela faz parte do sistema da corretora e tem suporte para várias criptomoedas. Além disso, é uma excelente opção de armazenamento dos tokens, que é feito de forma rápida, segura e eficaz.

bitcoin como sacar

Como sacar bitcoin da Blockchain

Se você quiser sacar da Blockchain, o processo é bem similar a qualquer saque em outra plataforma. Aliás, todas elas precisam de uma blockchain para que tudo aconteça de forma segura.

Então, para ficar gravado na sua memória, o passo a passo é o seguinte:

  • Ter uma carteira digital;
  • Fazer a escolha da moeda para qual você quer sacar o bitcoin;
  • Escolher o valor a ser sacado, levando em contas as taxas e outras possíveis cobranças;
  • Solicitar o saque (e também a venda de bitcoins para que o saque seja feito)
  • Aguarde o dinheiro cair na sua conta.

É importante frisar neste momento que o saque pode demorar até 3 dias úteis para cair na sua conta. Esse tempo faz parte do processo e  certamente está descrito no contrato que você assinou com a sua corretora. 

Além disso, vale lembrar mais uma vez que o valor a ser sacado pode sofrer com a aplicação de taxas. Por isso, na hora do saque leve esse valor das taxas em conta, faça as contas e solicite o valor que você realmente precisa para resolver o que quer que esteja precisando fazer.

Agora que você já sabe como funciona todo esse processo, vale a pena lembrar mais duas coisas. A primeira delas é que neste artigo nós usamos o Bitcoin como exemplo, mas todos os procedimentos citados servem para qualquer tipo de criptomoeda. O que muda é a cotação e valor de cada uma.

Em segundo lugar, é importante investir e não fazer das criptomoedas o seu único ativo. Diversificar a carteira de investimentos é essencial para o seu sucesso financeiro a longo prazo. Então, seja cauteloso.

Tabela de Conteúdos