O que é Binance: Você Precisa Saber Para Investir Hoje

por Tasso Lago, em 21 de março de 2022

Engenheiro, Pós Graduado em Finanças Corporativas pela COPPEAD/UFRJ e Mestre em Corporate Finance pela Université de Bordeaux. Atuou como Analista Financeiro para o Banco da IBM - USA e para Fundação Getúlio Vargas como Inteligência de Mercado. Professor de Blockchain e Criptomoedas na COPPEAD/UFRJ. Atua como Gestor de Portfólio e Consultor Financeiro, tendo mais de 10 milhões de reais em ativos gerenciados.




O que é Binance?

A Binance é uma Exchange, ou como algumas pessoas preferem chamar, uma corretora de criptomoedas focada em altcoins (se você ainda não sabe o que são altcoins, aproveite para realizar uma busca aqui no Financial Move. Temos conteúdos completos explicando porque você deve ficar de olho nesses criptoativos).

A plataforma, desenvolvida por Changpeng Zhao, foi fundada na China, em 2017, e no ano seguinte, mudou sua base de operação para Malta e Taiwan, o que a ajudou a se consolidar como a principal empresa de investimentos em criptos, presente fisicamente em mais de 40 países e em mais de 190, digitalmente.

Dona do próprio blockchain e criadora do Binance Coin, token da própria Exchange, a Binance oferece benefícios e taxas reduzidas para que seus clientes tornem-se investidores do próprio criptoativo, disponibilizado em sua plataforma, aumentando seu poder de mercado e atraindo ainda mais pessoas.

O que é binance?

Como funciona a Binance?

Agora que você sabe o que é Binance, vamos às informações sobre como ela funciona e como pode se tornar útil para você que deseja diversificar seu portfólio de investimentos em criptomoedas.

A Binance pode ser acessada pelo computador ou pelo celular, através do navegador, ou por aplicativo, para quem preferir.

As criptomoedas disponíveis da Binance

Como líder em número de tipos de criptomoedas oferecidas, a Binance permite que seus usuários negociem praticamente todos os tipos de ativos digitais disponíveis no criptomercado, sendo que é possível, inclusive, verificar a cotação de alguns deles, diretamente, em reais. Veja abaixo quais são:

·         BNB/BRL;

·         BTC/BRL;

·         ETH/BRL;

·         XRP/BRL;

·         BUSD/BRL;

·         LINK/BRL;

·         USDT/BRL.

Como já se pode esperar, Bitcoin e Ethereum também estão disponíveis para negociação, além de diversos altcoins menos conhecidos e ações tokenizadas, como os tokens Tesla, para quem quiser diversificar os investimentos.

Como abrir uma conta na exchange Binance

Agora que você já sabe o que é Binance, de onde ela vem e que tipos de ativos oferece, vamos explicar como abrir uma conta na Exchange Binance e você ficará surpreso com o quanto o cadastro é simples, embora exija algumas autenticações para garantir a segurança dos usuários.

Para começar, basta acessar o site ou o app, informar um e-mail e número de celular válidos e registrar a senha de login. Depois, será necessário confirmar a validade do e-mail e do número cadastrado.

Para utilizar todas as ferramentas da plataforma, você precisará anexar arquivos com seus documentos de identidade – assim como em qualquer corretora de investimentos, mas não se preocupe, você terá diversas funções liberadas enquanto sua documentação é verificada (o que pode demorar até uma semana).

Como fazer um depósito na Binance?

Fazer o depósito na Binance é ainda mais simples do que abrir a conta e pode ser feito em reais, através de pix, cartão de crédito ou transferência, enviando os dados principais (CPF, e-mail e telefone) para que sejam confirmados e que seja feita uma autenticação de dois fatores.

Importa dizer que tanto depósitos quanto saques só podem ser feitos entre contas da mesma pessoa, ou seja, ninguém, além de você, conseguirá movimentar os recursos da sua conta, para que você esteja seguro em relação aos valores aplicados na plataforma.

Quais as taxas da Binance?

Bom, você já sabe o que é, como abrir conta e como fazer um depósito na Binance, mas agora é a hora de saber quanto custa usar os seus serviços, afinal, como saber se vale a pena operar através da plataforma sem ter essa informação? Veja todos os valores, abaixo!

·         Abertura de conta, depósitos e mensalidades são gratuitos.

·         Saques e taxas de rede são cobrados em 0,5% do valor movimentado (em reais).

·         Taxa de trading            0,1%;

As operações mais complexas têm as taxas explicadas com mais detalhes no próprio site da Exchange.

Como recuperar o meu 2FA?

Como você já deve ter notado, até esse momento, tudo que envolve a Binance é muito simples. Saber o que é Binance, como ela funciona, como se cadastrar, fazer depósitos e entender as taxas não são coisas complicadas, mas se você precisar recuperar o seu 2FA (autenticação de dois fatores), terá um pouco de trabalho.

Para começar a redefinição do 2FA da sua conta, você precisará enviar um vídeo para o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) da Binance cumprindo algumas exigências, como tirar uma foto de rosto com a sua identidade aparecendo de forma nítida, para que eles verifiquem a sua identidade e fazer uma declaração, dizendo, em inglês:

“Hoje é DD-MM-AAAA, estou solicitando a redefinição da verificação de segurança (2FA) por Google/SMS/E-mail para minha conta. Eu confirmo que esta é minha atividade, e estou contatando o serviço de atendimento ao cliente da Binance para redefinir a verificação de segurança por Google/SMS/E-mail para minha conta Binance [email protected]

Se você não fala inglês, não se preocupe. Faça a declaração, em inglês, por escrito (você pode utilizar o Google Tradutor para alterar o idioma do texto acima), e explique, em português, o que está escrito na declaração.

Por último, você deve enviar a foto do seu RG, CNH ou passaporte (o mesmo que aparece no vídeo) e, se desejar, responder as questões de segurança que podem ser: data de registro ou IP da máquina em que foi feito o cadastro.

Fornecer essas informações agiliza o processo de revisão dos documentos e recuperação do 2FA e você pode encontrá-las no e-mail que recebeu quando fez o cadastro na Binance (a menos que já o tenha excluído).

Como aplicar na Poupança da Binance?

A poupança da Binance funciona de forma similar a todas as outras e tem a mesma utilidade: guardar valores com segurança e obter algum rendimento financeiro através deles. O diferencial é que, como se trata de uma Exchange de criptomoedas, ao invés de guardar reais, você deixará seus tokens criptográficos armazenados na conta.

Para aplicar na poupança Binance basta que você transfira seus criptoativos da plataforma para a opção poupança, e fazer isso é bem fácil: Basta acessar a página inicial do aplicativo ou site e clicar no botão de transferência.

Os juros são pagos diariamente e o resgate dos valores podem ser feitos a qualquer momento, de forma imediata.

Como fazer trade Spot (à vista)

Você já aprendeu bastante coisa a respeito da Binance, e agora vai aprender como fazer trade spot à vista, da forma clássica e mais simples, para poder começar suas operações na maior Exchange do mundo. Acompanhe!

Após fazer login, você verá as opções disponíveis em trade e selecionará “classic”, a tela clássica de trading, com diversas seções em que você poderá escolher o par de criptomoedas que pretende negociar no mercado spot, podendo comprá-las com reais (Fiat) ou trocá-las por tokens ou outras moedas no mercado spot.

Você também terá acesso ao gráfico, com dados personalizáveis sobre o histórico de preços, o TradingView, que oferece diversas ferramentas de análise técnica e o livro de ordens, com os registros de todas as ordens de compra e venda em aberto de um ativo, organizadas por preço e destacadas em verde (ordens de compra) e vermelho (ordens de venda).

Ao criar uma ordem à mercado você está aceitando pagar o preço mais baixo disponível naquele momento, mas caso não haja uma oferta única suficiente para atender seu pedido pelo menor preço, sua ordem será atendida com o próximo preço de venda mais baixo.

Para criar a ordem de mercado, basta inserir o valor (em reais) que você deseja utilizar para comprar o criptoativo, inseri-lo no campo “total” e clicar em “comprar”. A exchange fará o restante do trabalho.

Vantagens do Binance e desvantagens

Depois de ter explicado todos os detalhes sobre o que é e como funciona a Binance, é hora de falar sobre a confiabilidade da plataforma e analisar os pontos fortes e fracos da Exchange. Abaixo, você conhecerá as principais vantagens e desvantagens da Binance para tirar suas próprias conclusões. Acompanhe!

Vantagens da Binance

Entre as principais vantagens da Binance está o custo-benefício, pois a Exchange cobra poucas taxas e valores abaixo da média do mercado. Além disso, tem uma variedade imensa de criptomoedas disponíveis para negociação, inúmeras ferramentas e uma equipe que atende em mais de 40 idiomas, incluindo o português.

Desvantagens da Binance

Você já sabe quais são as vantagens, mas é bom saber também quais são as desvantagens da Binance, sendo que a principal é o fato que a interface pode ser considerada um tanto complexa para alguns usuários, especialmente para iniciantes que ainda não tem muito conhecimento em transações com criptos.

Binance é confiável?

binance é confiável

Agora você já sabe quase tudo sobre a Exchange mais conhecida do mundo. Sabe o que é, como abrir uma conta, quais são as vantagens e desvantagens da plataforma e até como fazer trade spot, mas você já sabe se a Binance é confiável?

Antes de começar qualquer aplicação financeira, é importante saber onde seus ativos estarão alocados, e quando se trata de empresas com sede no exterior isso deve ser levado ainda mais a sério.

Até o momento, pode-se dizer com certa segurança que a Binance é confiável, por causa dos milhares de depoimentos de usuários, facilmente localizáveis pela internet, em sites como o Reclame Aqui, em que a nota da Binance Brasil (filial nacional) é considerada uma nota boa (7.7).

Além disso, a plataforma conta com autenticação de dois fatores (2FA), uma das formas mais bem sucedidas para evitar que a conta seja invadida utilizando informações de login roubadas ou fraudadas, visto que não basta que alguém descubra sua senha para conseguir acessar sua conta. Ela precisará que a confirmação do login seja feita por outro método.

Outro fator que reforça a confiabilidade da Binance é o SAFU (Fundo de Ativos Seguros para os Usuários), uma reserva que aloca aproximadamente 10% de todas as taxas de negociação e receitas, similar ao FGC (Fundo Garantidor de Crédito), destinado a proteger os investidores caso haja algum problema de segurança ou falência do banco ou corretora.

O SAFU da Binance foi criado em 2018 e, um ano depois, um ataque hacker roubou aproximadamente 7 mil criptomoedas dos clientes da Exchange, que não foram prejudicados, justamente por causa da existência dessa reserva.

Por último, mas não menos importante para quem deseja saber se a Binance é confiável, vale dizer que a Exchange possui nível A de segurança, segundo relatório da CryptoCompare Exchange Benchmark 2020.

Vale a pena investir na Binance?

Depois de tudo que aprendeu hoje, a que conclusão você chegou? Vale a pena investir na Binance? Você já conhecia a plataforma antes de ler essa matéria? Se sentiu seguro para utilizar suas funcionalidades?

A Binance é uma das 20 exchanges mais seguras do mundo, uma das mais presentes ao redor do globo, oferece um dos maiores catálogos de criptomoedas para negociação, suporte em português, fundo de reserva para garantir ressarcimento em caso de problemas com a plataforma ou a própria Exchange e possui boa avaliação por parte dos seus clientes.

Considerando tudo isso, é possível dizer que sim, vale a pena investir na Binance, sendo que os riscos de mercado envolvidos na negociação das criptomoedas são os mesmos em qualquer Exchange, mas a confiabilidade das plataformas nem sempre é a mesma.

Conclusão

Neste conteúdo você pôde aprender o que é a Binance, nos mínimos detalhes: onde ela surgiu, quem fundou, quando foi criada, onde estão suas operações, como abrir uma conta, como recuperar o 2FA, como utilizar a poupança na Exchange, entre outras coisas.

Agora, é só utilizar seu conhecimento e compartilhar essas informações por aí.

Sucesso!

Tabela de Conteúdos