13 Melhores Livros para Investidores Iniciantes

por Tasso Lago, em 12 de abril de 2022

Engenheiro, Pós Graduado em Finanças Corporativas pela COPPEAD/UFRJ e Mestre em Corporate Finance pela Université de Bordeaux. Atuou como Analista Financeiro para o Banco da IBM - USA e para Fundação Getúlio Vargas como Inteligência de Mercado. Professor de Blockchain e Criptomoedas na COPPEAD/UFRJ. Atua como Gestor de Portfólio e Consultor Financeiro, tendo mais de 10 milhões de reais em ativos gerenciados.




Se você quer estudar sobre investimento mas não tem tempo de fazer um curso, esses livros vão te ajudar a entender melhor onde investir o seu dinheiro.

Nem todo mundo tem tempo para investir em um curso, seja ele presencial ou online, mas a vontade de aprender sobre o mundo dos investimentos para melhorar seus rendimentos pede uma solução: Livros. Então preparamos um conteúdo especial sobre livros para investidores iniciantes.

Apesar do volume considerável de informações disponíveis na internet, muitas delas são baseadas em livros e estudos já publicados. Eles proporcionam informações importantes, principalmente sobre fundamentos e conceitos básicos de mercado, finanças e investimentos.

Além disso, alguns livros transcendem o tempo em que foram publicados. Um bom exemplo disso são os livros de Adam Smith, filósofo britânico, considerado o pai da economia moderna. Seus livros, publicados no século XVIII, ainda servem de base para o liberalismo econômico atual.

E esse exemplo serve para reforçar a importância dos livros e da literatura no aprendizado sobre o mercado financeiro. Eles dão a base de todo o conhecimento que você precisa para posteriormente se aprofundar nos assuntos e se especializar com o tempo

Livros para Investidores Iniciantes

Os 10 melhores livros para investidores iniciantes

Se você está começando a estudar sobre o mercado financeiro e quer saber mais sobre os princípios básicos das finanças, esse tópico traz uma lista de 10 livros que você deveria ler (e ter na sua estante) para estudar e aprender o básico sobre investimentos. 

Acompanhe a lista com a gente.

1 – Pai rico, pai pobre – Robert Kiyosaki (1997) – Quando falamos sobre investimento, o livro de Kiyosaki é um dos primeiros a ser lembrado. Ele foi elaborado para incentivar o leitor a desenvolver a sua inteligência financeira. O foco do livro está em mostrar os conceitos financeiros por trás das experiências vividas pelo autor ao longo de sua vida.

A obra é baseada em pessoas reais da vida do autor. O ‘pai pobre’ é o seu pai biológico. E o antagonista é o pai de um amigo, que é empresário, tem uma situação financeira segura e ensinou o autor a gerenciar seu dinheiro para que ele gere lucro.

2 – O investidor inteligente – Benjamin Graham (1949) – O livro aborda conceitos econômicos relevantes e traz uma descrição detalhada da filosofia de trabalho do autor, um renomado economista da época. Como pilar dessa filosofia,  o autor te leva a entender a importância de se juntar a educação financeira com as dinâmicas do mercado e o gerenciamento de investimentos a longo prazo. Segundo Graham, essa é a principal chave para o sucesso no mundo financeiro.

 A obra foi considerada como o melhor livro sobre investimentos por Warren Buffett, nome de grande relevância no mercado financeiro mundial. 

3 – Como enriquecer na Bolsa com Warren Buffett –  Mary Buffett e David Clark (2008) – Esse livro traz ferramentas para investidores iniciantes darem seus primeiros passos no mundo dos investimentos, usando como base as estratégias de um dos homem mais ricos e bem sucedidos do mundo. A obra tem duas partes, onde os segredos de Buffett e as estratégias básicas são apresentados na primeira e a segunda vem com um conteúdo mais complexo, para os mais experientes.

4 – Investimentos: os segredos de George Soros e Warren Buffett – Mark Tier (2005) – 

Tier traz uma perspectiva ao leitor sobre como grandes nomes do mercado desenvolvem suas estratégias de investimento. Elas são descritas com clareza e riqueza de detalhes, para que o leitor possa captar os ensinamentos contidos nelas e passe a aplicar no seu dia a dia.

5 – Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker (1992) – Leitura quase que obrigatória para investidores iniciantes, o livro foca em explicar as diferenças de mindset das pessoas ricas para as demais. Além disso, a obra apresenta meios para que você elimine a mentalidade destrutiva que compromete suas finanças, criando uma nova que favorece o seu crescimento pessoal e financeiro.

6 – O homem mais rico da Babilônia – George S. Clason (1926) – Considerado até hoje como um dos melhores guias para resolução de problemas financeiros e multiplicação de capital, a primeira edição deste livro está perto de completar um século de publicação. Com base nos segredos dos babilônios, o autor explica como evitar a falta do dinheiro, garantir renda futura, não haver desperdício de recursos e manter sempre em dia a busca por conhecimento.

7 – Finanças comportamentais – Aquiles Mosca (2009) – O livro aborda a temática das tendências comportamentais nas finanças e como elas afetam, positiva ou negativamente, os investidores que buscam aumentar seu patrimônio.

8 – Me poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso – Nathalia Arcuri – 2018

A autora transformou alguns de seus vídeos em dicas sobre economia financeira, hábitos financeiros saudáveis e a busca por bons investimentos em um livro que todo investidor iniciante deveria ler antes de começar a investir. O canal do YouTube de mesmo nome é um dos mais conhecidos sobre finanças no país.

Livro de investimentos para iniciantes Nathalia Arcuri
Fonte: Bossa Mãe

9 – Quero ficar rico – Rafael Seabra (2016) – Entender o mindset dos grandes investidores para alcançar a independência financeira. Esta é a temática do livro de Seabra. Ao longo do texto, você entenderá como dosar a disciplina, planejamento e os riscos a serem corridos para se obter os resultados além do esperado.

10 – Valuation: como avaliar empresas e escolher as melhores ações – Aswath Damodaran (2012) – Entender o funcionamento de uma empresa e seus valores essenciais são a base para entender o real valor das ações e é a esse universo que o autor te leva neste livro, que é considerado um dos mais recomendados para investidores iniciantes.

Por que investir em livros de investimento?

Investir em livros, de qualquer natureza, é investir em conhecimento. Livros são excelentes fontes de informação e podem te ajudar e muito com o seu conhecimento dos conceitos do mundo financeiro. 

Além de ser um momento onde você pode se desconectar um pouco do mundo digital, a leitura de livros pode significar um momento para você desacelerar, mesmo quando o foco é adquirir conhecimento para investir no mercado. 

Ler é uma atividade que requer atenção para que a informação seja absorvida. Muitas vezes, na internet, por conta da velocidade das informações, fica difícil acompanhar e ler tudo com a devida atenção. Mas, em um livro, você tem a oportunidade de desacelerar e poder consumir aquela informação com mais calma.

E que fique claro, tanto o conhecimento que está disponível na internet quanto o dos livros são válidos. São complementares e ambas as formas podem ser utilizadas no aprendizado sobre o mercado financeiro, os ativos e as variações que eles sofrem no dia a dia. 

Best-sellers de investimento financeiro para iniciantes

Além dos livros que citamos na lista acima, e para fazer jus ao título desse artigo, também vamos falar sobre 3 best-sellers sobre investimentos para você ter na sua biblioteca e poder aprender mais sobre o mercado financeiro, conceitos e investimentos a serem feitos.

1 – Batendo o Mercado (Peter Lynch)

O autor é um dos mais conhecidos gestores de fundos americanos, com mais de duas décadas de experiência em investimentos. Nesse livro, ele explica como montar uma carteira de ativos de sucesso. Com uma fórmula que inclui pesquisas aprofundadas sobre as empresas, o livro ensina a elaborar uma estratégia sólida para escolher os melhores ativos, sempre com o foco em “investir no que você conhece”.

2 – Nudge: The Final Edition (Richard Thaler)

Esse livro é uma atualização da sua primeira versão, ‘Nudge’, publicada em 2008. O autor, que é vencedor de um prêmio Nobel de Economia, é focado em ensinar você a tomar decisões melhores nas mais diversas áreas da sua vida, incluindo a financeira. Nessa revisão, ele traz novas ideias e pesquisas feitas por ele ao longo dos anos.

3 – Como escolher e administrar seus investimentos (Guilherme Rebouças)

No decorrer das páginas, o autor te ensina como investir corretamente para alcançar dividendos consistentes. Ele fará você entender que não há receita de bolo para o sucesso, muito menos mágica. Mas existem conceitos, teorias e raciocínios que devem ser muito bem estudados e aprendidos para que você consiga colocar em prática de forma consistente. Nesse caminho, conhecimento de diversas áreas serão úteis e demonstrados para você.

Agora que você já tem 13 livros para começar a sua caminhada, depende da sua dedicação e empenho para dar os primeiros passos no mercado financeiro.

Lembre-se de aprender também sobre a operação de cada ativo, entendendo o seu funcionamento por completo. Em conjunto com o conhecimento adquirido nesses livros, você terá uma base sólida para começar a investir e ter lucro de forma consistente, em pouco tempo.

Tabela de Conteúdos