Como Criar NFT (Passo a Passo)

por Tasso Lago, em 12 de abril de 2022

Engenheiro, Pós Graduado em Finanças Corporativas pela COPPEAD/UFRJ e Mestre em Corporate Finance pela Université de Bordeaux. Atuou como Analista Financeiro para o Banco da IBM - USA e para Fundação Getúlio Vargas como Inteligência de Mercado. Professor de Blockchain e Criptomoedas na COPPEAD/UFRJ. Atua como Gestor de Portfólio e Consultor Financeiro, tendo mais de 10 milhões de reais em ativos gerenciados.




Com um mercado cada vez mais crescente, muitas pessoas pensam em criar NFTs. Mas você sabe como se cria um token? Então vamos descobrir juntos nesse artigo.

Um mercado que movimentou centenas de milhões de dólares em 2021 e que segue em expansão, as NFTs vêm ganhando espaço e cada vez mais vem surgindo. Mas se tem uma coisa que muita gente se pergunta é: ‘Como criar NFT?’

Para dar fim a essa dúvida, preparamos um passo a passo de como fazer isso, além de outras curiosidades sobre o assunto. E antes de nos aprofundar no assunto, vale a pena dizer que as NFTs movimentaram muito dinheiro em 2021. Em alguns casos, as transações passaram dos 100 mil dólares.

Por que criar um NFT?

por que criar nft

Antes de mais nada, é preciso pensar que um NFT é um item único. Então, entenda que ao criá-lo, você está criando algo que ninguém mais vai possuir.

Dependendo do item, seja uma foto, uma obra de arte ou um item de jogo, você estará sujeito a aceitação das pessoas. Quanto mais as pessoas se interessam, maior o valor.

Mas vamos usar um exemplo para explicar o porquê você deveria criar um NFT. Imagine que você é um fotógrafo. E conseguiu captar uma imagem ímpar, muito difícil de ser conseguida.

Essa imagem, pode valer um bom dinheiro para admiradores da boa fotografia. Em alguns casos, as fotos podem valer alguns milhares de dólares. Eis aí uma oportunidade de aproveitar a sua profissão para fazer um dinheiro extra.

O que eu preciso saber sobre criar um NFT?

Essa é a pergunta mais feita quando o assunto é criação de NFTs. O item mais necessário para a sua criação, além do próprio token, é uma blockchain específica, uma exigência para a criação de NFT. 

Existem algumas bastante populares como a Ethereum, Polygon ou a Binance Smart Chain (BSC). Porém, é importante ressaltar que os itens criados ficarão em uma carteira de ativos, virtual ou física.

Também é essencial que você pesquise como funciona o mercado de NFT antes de se jogar nele. Como costumamos dizer sempre que o assunto é investimento e isso vale para qualquer área da vida: conhecimento nunca é demais.

Quanto mais você conhece uma coisa, maior é o seu domínio sobre aquele tema e isso se reflete na tomada de decisões que você terá pela frente ao longo da sua carreira de investidor.

Como criar um NFT: passo a passo

Agora é hora de explicar o passo a passo para a criação do NFT. O processo é relativamente simples, e os primeiros passos dele você só terá de fazer uma vez. 

Segue a lista para você entender melhor como todo esse processo funciona.

1 – Crie uma carteira para os NFTs – Esse deve ser o seu primeiro passo, antes de qualquer outra coisa. Essa carteira nada mais é do que uma carteira para armazenar criptomoedas ou outro ativo digital. Não há muito segredo nisso. Mas o ideal é ter uma carteira exclusiva para a movimentação dos NFTs, principalmente se você tiver criando os tokens para vender.

2 – Encontre uma plataforma – Depois de criar a carteira, é preciso de uma plataforma para a criação do NFT. Como falamos anteriormente, o token vai precisar de um blockchain. E nesse caso, são específicas para os NFTs. As mais utilizadas são as da rede Ethereum, a Polygon e a Binance.

3 – Preencha seus dados – Pode parecer óbvio falar isso, mas colocar todos os dados solicitados pela plataforma escolhida é necessário, principalmente para operacionalizar as coisas.

4 – Comece a subir os itens – Antes de criar o NFT, é preciso subir os arquivos. Além disso, uma verificação é feita pelo sistema para ter certeza de que o token é de fato um item único e sem cópias. 

5 – Nomeie os itens – Também é um passo óbvio, mas necessário. E o nome pode ser um diferencial para chamar a atenção. Quer um exemplo? O Bored Ape, uma série de ilustrações de um macaco entediado em diversas situações. Até celebridades estão gastando uma fortuna nessas obras.

6 – Organize sua coleção – Após subir todos os itens, organize a sua coleção na plataforma escolhida. Isso vai ajudar a deixar tudo com uma visualização mais fácil e ajudar nas vendas.

De forma simples, esse é um passo a passo que você pode utilizar em todas as plataformas. Cada uma delas tem suas peculiaridades, mas no geral o processo é exatamente o mesmo.

nft

Como criar uma nft na Binance

A Binance é uma das corretoras de criptoativos mais famosas do mundo e tem um blockchain dedicado exclusivamente para o NFT, o que facilita o seu processo de criação. 

No geral, o processo é bem simples e a plataforma é bem intuitiva. Além disso, a corretora já oferece os serviços de criação de carteira. Isso pode facilitar as suas transações, tendo tudo em uma única plataforma.

Comece criando uma conta na plataforma e depois siga o passo a passo do item anterior. Como dissemos também, cada plataforma tem suas peculiaridades e apresenta as coisas de forma diferente. Mas, basta prestar atenção, preencher os dados e enviar os arquivos. De resto, a plataforma te ajuda no processo.

Como criar nft pelo celular

Pelo celular também é possível criar NFT. Existem diversos aplicativos, incluindo o de grandes corretoras, como a Binance, que citamos acima e que permitem a criação de tokens pelo celular.

Em linhas gerais, o processo é sempre o mesmo. Mas no celular, ele pode ser um pouco mais ágil, dependendo de como for construído o app.

Como criar nft grátis

Existem plataformas que não cobram na hora da criação do NFT, como é o caso da OpenSea. Mundialmente conhecida, ela exige apenas o vínculo de uma carteira digital para a criação dos NFTs.

A plataforma ganha dinheiro em cima das vendas de tokens. Nesse caso, um percentual, que é mostrado no ato da criação da conta na plataforma, é direcionado ao site.

Como criar um jogo nft

Criar um jogo por si só é algo bastante complexo. Envolve programação, códigos e automações que um bom programador deve saber.

Mas, mesmo para aqueles que estão começando na carreira, é possível criar jogos NFT. Antes de mais nada, é preciso pensar primeiro no jogo, porque ele deve ser bom, atraente, desafiador ao mesmo tempo que é simples de jogar.

Então comece o processo pela criação da história do jogo, os desenhos, animações e todo o processo. 

Após isso, entra o NFT propriamente dito. Itens especiais, raros, escondidos em cantos bastante complexos de se chegar são algumas dicas para você inserir os tokens no seu jogo sem que ele perca de verdade a essência de ser um jogo.

Como criar uma imagem nft

Seja uma foto, um desenho ou uma pintura, o processo de criação é o mesmo de qualquer outra NFT. Você sobre a imagem em um banco de dados, aquele que você escolheu para gerir os seus tokens e espera a validação.

Após cumprida essa etapa, basta você adicionar a uma galeria e colocar para vender, seja pelo preço que você quer ou então por método de leilão, 

Além disso, você pode inovar aqui e criar exposições com o seu NFT. Existem alguns exemplos, como o que demos do Bored Ape. Ele é uma coleção única de desenhos e que mostra como uma imagem pode ser vendida por milhares de dólares apenas utilizando uma boa ideia e um bom desenho.

Essa coleção, inclusive, já caiu nas graças de celebridades e pessoas com muito dinheiro. A cada obra lançada, os valores crescem mais e mais.

Tabela de Conteúdos