NFT: Como Comprar pela Primeira Vez (Passo a Passo)

por Tasso Lago, em 12 de abril de 2022

Engenheiro, Pós Graduado em Finanças Corporativas pela COPPEAD/UFRJ e Mestre em Corporate Finance pela Université de Bordeaux. Atuou como Analista Financeiro para o Banco da IBM - USA e para Fundação Getúlio Vargas como Inteligência de Mercado. Professor de Blockchain e Criptomoedas na COPPEAD/UFRJ. Atua como Gestor de Portfólio e Consultor Financeiro, tendo mais de 10 milhões de reais em ativos gerenciados.




Cada vez mais em alta, o NFT tem a atenção de investidores e colecionadores de itens, que querem ter exclusividade e peças raras em seu acervo pessoal. E isso está levando cada vez mais pessoas a comprar o token pela primeira vez.

Este guia é uma forma de explicar como funciona esse processo, principalmente para que a compra seja feita de forma segura, sem o risco de cair em golpes ou perder dinheiro por não saber exatamente o que fazer.

E vale lembrar o seguinte, existe uma infinidade de sites para comprar NFT, mas também existe uma parcela deles que são golpe para fazer você perder dinheiro. Então, fique atento aos detalhes, para não tomar prejuízo.

Como comprar NFT pela primeira vez 

nft

Agora vamos ao passo a passo para você fazer a sua primeira compra NFT. Em primeiro lugar você precisa achar algo que goste. Pode ser o que você quiser, sem exceção. Desde que seja um token.

O próximo passo é acessar um marketplace de NFTs. É aqui que você deve pesquisar bem quais são as marketplaces mais seguras, para evitar o risco de cair em algum tipo de fraude ou golpe e com isso ter um prejuízo grande. 

Então, para te ajudar a começar a escolher a MarketPlace ideal para você, preparamos uma lista com algumas das mais utilizadas atualmente:

  • Coinext
  • OpenSea
  • Super rare
  • Rarible
  • Nifty Gateway
  • Foundation
  • Axie Marketplace
  • Bakery Swap
  • NFT ShowRoom
  • VIV3

Claro que existem outras e você deve procurar aquela que tem o item do seu desejo. A partir do momento que você escolheu o NFT que você tem interesse, passamos para a próxima etapa, que é o ato da compra.

Agora que você já escolheu, é hora de comprar e pagar. Mas antes de sair comprando, vamos prestar atenção em um detalhe: o preço. Como falamos em outros artigos, o mercado de NFT movimenta milhões de dólares. E um único item pode ter um valor altíssimo. 

Se você estiver disposto a pagar o preço que é pedido pelo token, vá em frente e finalize a compra. Caso contrário, você deve procurar outro item mais barato.

Se você analisar bem, o processo de compra é simples e se assemelha muito a uma compra comum que fazemos no dia a dia. O único diferencial aqui é que vocÊ está comprando um item digital.

Como comprar nft para investir

O processo de compra em si, é sempre o mesmo. O que muda nesse caso é a dinâmica. Sabe aquela ideia dos investimentos das ações na bolsa e das criptomoedas de comprar ativos no período de baixa para vender depois em períodos de alta?

Com o NFT, esse princípio se mantém. Porém, é preciso analisar um detalhe. O NFT é um ativo que tem por característica ser uma peça única.  Com isso, a sua valorização pode demorar mais do que você gostaria.

Apesar do princípio ser o mesmo, é bom estar ciente que o período de alta pode demorar mais do que você gostaria.

Ainda sim, ele pode ser um ótimo investimento. Você pode comprar um item por 1000 reais e vendê-lo posteriormente por um preço muito acima disso.

Também entra aqui uma variável que pode causar impacto. A sua leitura a respeito daquele item. Se você estiver com a segurança de que, daqui a algum tempo, aquele item vai ser valorizado e você certamente vai lucrar, esse pode ser um bom caminho para se seguir.

Diferente dos ativos comuns do mercado financeiro, a valorização do NFT pode demorar para acontecer. Então, paciência é uma palavra chave aqui.

Como comprar nft na Binance

E se você é cliente da Binance, você também tem a opção de comprar NFY diretamente pela plataforma. O processo também é bem simples e vamos explicar aqui o passo a passo.

1 – Carregue sua carteira – na Binance, você precisa ter uma conta e ter nela criptomoedas carregadas para poder fazer as compras. As criptomoedas aceitas no marketplace da corretora são BNB, BUSD ou ETH.

Essa é a única etapa que se difere do resto, já que as criptomoedas aceitas na plataforma são apenas as três que foram citadas. Mas não que seja diferente de fato, só tem algumas particularidades.

2 – Escolha o item – na sequência, o ritual de compra segue o mesmo trâmite. O próximo passo é escolher o item desejado. Procure bem, tenha certeza do que você vai escolher e quando você o achar, clique nele para abrir o item e assim pode ser dado prosseguimento no ato da compra.

3 – Atente-se ao preço – antes de clicar em comprar e finalizar a compra, preste atenção nos valores. Se o valor do item que você escolheu está dentro daquilo que você está disposto a pagar, é só continuar com o procedimento. Caso contrário, você deve voltar à etapa anterior e procurar um item dentro do valor que você pretende gastar.

4 – Finalize a compra – com o preço estando dentro do que você pretende pagar e tudo estando em ordem, é só finalizar o processo e receber o seu NFT. 

Não há muita diferença da compra fora da Binance, nesse caso. O que muda, de fato, são algumas particularidades da plataforma. Mas no geral, o processo é sempre o mesmo.

Como comprar nft art

O NFT art é um item que, como o próprio nome diz, se refere a obras artísticas, como pinturas, ilustrações, fotos, músicas, entre outras coisas. 

Assim como em qualquer processo de compra de NFT, os passos para comprar um token art são similares. O que pode acontecer, e geralmente acontece, nesse caso em específico, são os leilões.

Obras de arte são, em geral, compradas em leilões, como aqueles que você vê em filmes. Imagine tudo isso acontecendo de forma digital. De forma bastante resumida, é isso.

Você vê a obra de arte e dá seu lance. Caso ele seja o mais alto no final do período de leilão, ele passa a ser seu.

Cada leilão tem suas regras específicas, que devem ser lidas antes de iniciar a participação. Mas, de forma geral, você pode dar quantos lances quiser em uma peça. O que vai te impedir de comprar aquele item é se alguém der um lance maior que o seu.

Benefícios de comprar NFT

Investir em NFT pode te trazer algumas vantagens ao longo do tempo e isso tem que ser levado em conta na hora de se pensar nos ativos a longo prazo.

Mas para te ajudar a entender melhor quais seriam essas vantagens, listamos elas abaixo para falar com um pouco mais de detalhes.

Valorização – O tempo é um grande aliado do NFT quando o assunto é valorização. Elas podem seguir esse caminho. Mas é importante dizer que nem todo NFT vai obrigatoriamente ser valorizado com o tempo. Mas para exemplificar, vamos usar como exemplo o ‘CryptoPunk #7804’, Em 3 anos, esse ativo teve uma valorização de mais de 50.000%. Consegue imaginar isso?

Escassez – NFT é comparável, em muitos aspectos, à obras de arte. São itens escassos, feitos uma única vez. E apesar de tudo poder ser copiado no mundo digital, só vai existir uma pessoa com a posse do material original. E o proprietário é o único que pode vender no futuro, caso queira.

Facilidade – Um NFT tem a facilidade de poder ser transferido para qualquer canto do mundo em questão de minutos, assim como também ocorre com as criptomoedas. Se elas fossem obras de arte físicas, o processo seria muito mais complexo, além de envolver uma série de custos elevados de transporte.

Tabela de Conteúdos