ddos attack knocks belgian websites offline showcase image 4 a 16528

O que é um Ataque DDoS?

Com a popularidade das criptomoedas e a capitalização desse mercado aumentando, cada vez mais hackers aparecem para causar transtornos a exchanges, fazendo com que elas fiquem inoperantes por um longo período de tempo. Nesta semana tivemos o exemplo do crypto-game Axie Infinity que sofreu um ataque DDoS. Mas o que é um ataque DDoS? Como ele funciona? Meus dados estão salvos? Vamos responder essas perguntas no artigo de hoje! Vamos lá?

Antes de continuar lendo, entre em nosso canal gratuito e tenha acesso em primeira mão as melhores análises e artigos do mercado -> Entre Agora!

O que é?

Antes de falar sobre DDoS, vamos entender primeiro o que é um DoS. Um ataque DoS (Denial of Service) é um ataque de negação de serviço. Normalmente os atacantes tem como objetivo a sobrecarga do servidor para que nenhum usuário consiga utilizá-lo ou conectar em um serviço. Os alvos costumam sempre ser servidores web e no DoS existe apenas uma máquina atacando.

Beleza, mas se esse é DoS, então o que é um DDoS? O ataque DDoS (Distributed Denial of Service) funciona de forma similar ao DoS, porém no DDoS utilizam-se várias máquinas para realizar o ataque e não apenas uma como no DoS e é um ataque bem mais poderoso.

Como funciona?

Cada serviço que consumimos na internet possui algum servidor por trás que mantém tudo funcionando e a capacidade do servidor de atender as solicitações não é ilimitado, é limitado. Vamos dar um exemplo olhando de um ponto de vista macro, caso eu queira dar uma olhada em outros artigos da Financial Move, eu posso entrar no site e o site vai responder minhas solicitações para cada artigo que eu clicar. Essa é a mágica dos servidores, são eles que estão por trás de todo esse funcionamento (além, claro, de um bom webdesigner). Sem o servidor funcionando, não teríamos como acessar o site e ficaríamos incapacitados de ler os artigos.

O que os ataques DDoS fazem é exatamente isso: incapacitar o servidor de responder quaisquer tipos de solicitações. Para isso os hackers procuram inserir um malware dentro de um computador que vai infectar outros computadores da rede e os transformam em “zumbis”. Esses computadores “zumbis” podem ser utilizados quando o ataque começar e causam um tráfico muito grande de informações, o que faz o servidor se sobrecarregar e não conseguir processar nenhuma solicitação mais. Na Figura 1 temos um exemplo desse ataque.

Botnet Attack
Figura 1. Exemplo de um ataque DDoS. Fonte: https://ruggedtooling.com/what-are-ddos-attacks/

Ok, mas o que os hackers ganham com isso? Alguns hackers cobram dinheiro das empresas ou corretoras para que o serviço volte ao normal com a promessa que tudo vai voltar ao normal (o que nem sempre é verdade). Outros são pagos por empresas concorrentes para que o serviço fique indisponível por tempo indeterminado.

Um dos casos que mais apareceu na mídia esses dias foi do jogo Axie Infinity. Desde o começo da semana o jogo está sofrendo com esse tipo de ataque e seu servidor está bem instável. Mas uma das coisas que precisamos ter em mente é que não há o roubo das informações dos usuários, é um ataque apenas para indisponibilizar o serviço. No caso do Axie Infinity, o jogo fica fora do ar. Quando um ataque destes acontece, a empresa precisa trabalhar duro para que tudo volte ao normal. As corretoras de criptomoedas também sofrem muito com esse tipo de ataque, mas fiquem tranquilos, seus fundos estão salvos!

Existem algumas maneiras preventivas de tentar ao máximo que isso não ocorra:

  • Testes de execução do servidor (quantas requisições ele consegue atender por minuto) a fim de descobrir se o servidor está preparado para um ataque DDoS.
  • Aprenda a identificar o ataque antes que ele aconteça.
  • Utilizar serviços de proteção de DDoS – algumas empresas de servidores em nuvem já possuem esse tipo de serviço para os clientes.

Conclusões

No artigo de hoje vimos um pouco sobre os ataques DDoS e porquê eles são tão temidos por empresas ou por corretoras. O artigo visou clarear um pouco a ideia de que apesar de termos hackers atacando, não existe o roubo de nenhuma informação de carteira de criptomoedas.

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Referências

https://www.kaspersky.com.br/resource-center/threats/ddos-attacks

https://academy.binance.com/en/articles/what-is-a-dos-attack

https://canaltech.com.br/produtos/o-que-e-dos-e-ddos/

https://canaltech.com.br/produtos/o-que-e-dos-e-ddos/

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional BYBIT:

SE CADASTRE AGORA!

Faça parte do nosso Canal Gratuito no Telegram:

TASSO LAGO CANAL – FREE

Acesse nosso grupo VIP do Telegram:

[CANAL VIP] TASSO LAGO

Acesse nossa Fraternidade:

CRITOTRADERS

Faça parte do Criptoclub:

CRIPTOCLUB