financial move - tasso lago

O que é short e long squeeze?

No mercado de criptomoedas, existe muita coisa acontecendo, inclusive manipulação financeira. Como ainda é um mercado sem regras, muitos se aproveitam de tendências nos preços para manipular o preço para cima ou para baixo em um curto espaço de tempo. No bitcoin é comum vermos dois comportamentos para liquidar quem está alavancado: short squeeze e long squeeze. No artigo de hoje vamos entender melhor como esses dois comportamentos funcionam. Vamos lá?

Antes de continuar lendo, entre em nosso canal gratuito e tenha acesso em primeira mão as melhores análises e artigos do mercado -> Entre Agora!

O que é?

Antes de entendermos o funcionamento dessa artimanha das baleias (grandes investidores), vamos entender o que é squeeze. Quando falamos de trading, squeeze pode acontecer de duas maneiras: stopar ou liquidar quem está comprado (apostando na alta) ou vendido (apostando na baixa).

Normalmente ocorre quando temos investidores grandes inflando artificialmente o preço, o que pode caracterizar um crime de manipulação de mercado. O caso mais clássico desse tipo de manipulação foi com as ações da GameStop no início de 2021: muitos começaram a comprar com a ajuda de posts do Reddit e as ações começaram a subir absurdamente, falindo até um grande fundo de investimentos.

Existem duas modalidades: long squeeze e short squeeze.

Vamos entender melhor como cada uma funciona?

Como funciona?

Short Squeeze acontece quando o preço de uma criptomoeda sobe rapidamente, quem estava alavancado operando contra a tendência de alta é liquidado rapidamente. O que acontece depois é o preço voltar para onde estava, comportamento comum no mercado de criptomoedas, aquelas alfinetadas que estamos tão acostumados.

Long Squeeze é o contrário, acontece quando o preço de uma criptomoeda começa a cair sem freio, pegando as ordens de stop de todos que estavam comprados e liquidando aqueles que estavam apostando na alta.

Podemos ver claramente esse movimento de long squeeze no dia 07/09/2021 no gráfico do bitcoin. Estávamos com um movimento claro de alta, mas de repente uma força vendedora absurda surgiu rapidamente sem uma explicação tão clara, questão de minutos. Além disso, o medo das pessoas também influencia nesse movimento, todos veem o preço caindo e querem sair do barco o mais rápido possível, o que dá gás para o movimento.

Assim como no bitcoin, esses movimentos mais manipulados podem ser vistos em todo o mercado cripto, sem excessão. Um cuidado que todos precisamos ter é não alavancar pesado, usar alavancagens menores para não ser liquidado (para quem alavanca) e também ao realizar trades, sempre tentar colocar o stop em uma região um pouco abaixo do suporte, para não ser pego no movimento com tanta força.

Conclusões

Como vimos no artigo, existem algumas maneiras de grandes investidores realizarem uma “limpeza” no mercado, usando práticas de long squeeze e short squeeza para manipular os preços a seu favor. Enquanto não somos grandes investidores, a ideia é tentar não devolver todos os nossos lucros para o mercado, usando stops nos lugares certos e pouca alavancagem ao entrar em futuros.

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Referências

https://academy.binance.com/en/articles/what-is-a-short-squeeze

https://www.investopedia.com/terms/l/longsqueeze.asp

https://valorinveste.globo.com/objetivo/de-olho-no-mercado/noticia/2021/01/29/cvm-alerta-mercado-e-diz-que-squeeze-modalidade-de-manipulao.ghtml

Quer dar um próximo passo no mercado de criptomoedas e descobrir quais são as moedas que mais vão explodir neste ano?

Tasso Lago vai dar uma aula gratuita na próxima terça-feira, às 20h, onde ele vai revelar os 3 segredos para encontrar a cripto certa e multiplicar seu dinheiro 2, 5, 10 vezes ainda neste ano.A aula é 100% gratuita mesmo e as vagas são limitadas. Por isso, clica no botão/banner abaixo e se inscreva agora antes que as vagas acabem. Não perca tempo!

Veja também outros conteúdos: