Faça parte do nosso grupo gratuito de criptomoedas, análises diárias gratuitamente! – CLIQUE AQUI AGORA.
Um dos segmentos que mais cresce hoje no mercado de criptomoedas é o das Finanças Descentralizadas (DeFi), e neste artigo iremos dissertar sobre um dos maiores projetos dessa categoria: o MakerDAO, entenda o que esse protocolo oferece aos seus investidores.
A MakerDAO é uma plataforma de software para empréstimos com estrutura no blockchain Ethereum. E a sigla DAO significa organização autônoma descentralizada (Decentralized Autonomous Organization)
Hoje já pode ser considerada como o maior protocolo de DeFi, com 8 bilhões de dólares travados para utilização em empréstimos.
O que é a plataforma?
A MakerDAO é uma plataforma 100% descentralizada de empréstimos baseada em blockchain com a utilização dos contratos inteligentes. Ou seja, permite que as pessoas depositem um dinheiro que ficará “disponível” para outras tomarem emprestado, eliminando burocracias existentes em bancos e ainda recebendo um juros sobre o dinheiro através da stablecoin DAI.
A segurança do processo está justamente na utilização dos contratos inteligentes, que são contratos digitais e autoexecutáveis, programados para garantir que as cláusulas sejam cumpridas e que haja punições automáticas caso uma das partes não cumpra o combinado.
A comunidade da plataforma é baseada nos detentores do token de governança do ecossistema, o Maker (MKR), que os permite decidir e votar pautas como novos ajustes para a DAI, escolha de novos tipos de colaterais dos empréstimos e o desenvolvimento da governança do próprio protocolo de empréstimos.
Qual o seu histórico?
Em 2015 Rune Christensen desenvolveu os primeiros conceitos do ecossistema para que em dezembro de 2017 fosse lançado o Whitepaper da MakerDAO.
Em fevereiro de 2020 foi lançada a segunda versão do protocolo, a qual passa a receber diversos tokens do padrão ERC-20 como colaterais de empréstimos, aumentando as possibilidades para os usuários da plataforma. Anteriormente, só era possível utilizar ETH como colateral dos empréstimos.
E em abril de 2021 ela passa a aceitar os primeiros empréstimos com garantias imobiliárias. A atualização permitiu que NFTs que estavam lastreados em imóveis fossem utilizados para gerar as DAI dos empréstimos.
A integração com um ativo financeiro do mundo real junto a sequência anterior de atualizações, e as diversas possibilidades de se inserir no ecossistema do projeto, chamou a atenção de investidores institucionais como o Citibank.
Como funciona?
Um dos problemas das criptomoedas é a alta volatilidade do mercado, e para responder a necessidade de estabilidade, o protocolo da MakerDAO é o responsável pelo controle e emissão da stablecoin descentralizada DAI, utilizada nos empréstimos.
Para garantir segurança ao emprestador do dinheiro existe o método de CDP, a garantia colateral para depósitos. Hoje existem diversos ativos que podem ser utilizados como colateral, ou seja, para pegar dinheiro emprestado é necessário a utilização de Ether (ETH), outros tokens ERC-2O, ou até NFTs lastreados em imóveis.
Seja qual for o colateral utilizado, o ecossistema trabalha com uma garantia de 150%, então para pegar 100 DAI emprestado você precisa depositar um equivalente a 150 desse valor, deixando suas moedas travadas como garantia.
Porque essa margem é de 50%? Vamos supor que o seu colateral é ETH, esse dinheiro a mais dá uma margem caso a moeda desvalorize, porém se ela desvalorizar demais a plataforma tem que vender essas ETH para pagar o emprestador, a menos que a pessoa que tomou emprestado deposite mais ETH para compensar essa desvalorização.
O mecanismo resolve o problema do credor não conseguir pagar, pois só utiliza dos empréstimos quem tem os tokens aceitos como colateral. Além disso, como a comunidade não tem um custo, parte dos juros pode ser repassado para os emprestadores.
Por fim, é a própria comunidade, os detentores do token MAKER, que fazem a gestão da plataforma, decidindo qual o valor dos juros e qual colateral pode ser utilizado. O fato da descentralização da rede traz o benefício de que todos possam ter acesso aos contratos, podendo revisá-los e corrigi-los
O token MKR
Segundo o site CoinMarketCap, o preço do token Maker hoje é de $3.704,72 USD com um volume de negociação em 24 horas de $169.585.586 USD. Sua classificação atual em capitalização de mercado é em #39, com $3.672.589.486 USD. Há um fornecimento em circulação de 991.328 MKR cerca de 99% do total de 1.005.577 MKR moedas.
Você pode adquirir o token nas principais corretoras como Binance e FTX.
Lembrando que isso não é uma recomendação de compra e sim um artigo com viés educativo.
Links Úteis
Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!
Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR
Acesse nosso grupo VIP do Telegram:https://t.me/financialmovecanal
Faça Parte do Grupo VIP Agora!
Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira