financial move - tasso lago

O que é Capitalização de Mercado?

Sempre quando falamos de criptomoedas, ouvimos muito sobre capitalização de mercado, uma métrica muito importante para entender o quanto uma criptomoeda pode valorizar. No artigo de hoje vamos entender melhor o que é essa métrica e como ela funciona para o mercado de criptomoedas. Vamos lá?

Antes de continuar lendo, entre em nosso canal gratuito e tenha acesso em primeira mão as melhores análises e artigos do mercado -> Entre Agora!

O que é Capitalização de Mercado?

Apesar de ouvimos muito no mercado de criptomoedas esse termo, ele não é exclusivo do nosso mercado descentralizado, podemos falar de capitalização de mercado para ações de uma determinada empresa também. E afinal de contas, o que é isso?

Aqui podemos dividir em duas partes, capitalização de mercado total e capitalização de mercado por criptomoeda. O total se refere ao valor total, contabilizando todas as criptomoedas. E a capitalização de mercado por criptomoeda, como o próprio nome diz, é aquela capitalização para cada moeda.

Beleza, mas o que isso realmente significa?

Como funciona?

Vamos a um exemplo, temos atualmente um pouco mais de 19 milhões de bitcoins minerados no mundo todo e que estão no mercado, em carteiras offline ou até mesmo perdidos pois seus detentores não lembram a chave privada deles. O preço atual de cada bitcoin está em U$ 43.640 dólares. Para calcular a capitalização de mercado do bitcoin, precisamos da seguinte fórmula:

Capitalização de Mercado (bitcoin) = fornecimento em circulação * preço

Agora ficou simples né?

Capitalização de Mercado (bitcoin) = 19 milhões * U$ 43.640 dólares

Capitalização de Mercado (bitcoin) = aproximadamente 829 bilhões de dólares

Ou seja, ao todo, com o que temos hoje, o bitcoin tem um valor de mercado de 829 bilhões de dólares. Se formos comparar com os valores do CoinMarketCap:

Perfeito, mas para que eu uso essa capitalização de mercado? Além de saber quanto de mercado a moeda possui? É bem simples na verdade, podemos utilizar essa métrica para fazer alguns experimentos de preços futuros de moedas. Vamos à um exemplo?

Vamos olhar o caso da Shiba. Ela é uma moeda meme muito conhecida (e até amada por muitos investidores), com certeza você já ouviu falar: “se a Shiba chegar em U$ 1 dólar, vou estar rico!”. Isso realmente pode acontecer? Se colocarmos na mesma fórmula acima, para a Shiba valer U$ 1 dólar, ela teria que ter uma capitalização de mercado absurdamente maior que o bitcoin! Se formos pensar do lado fundamentalista, isso seria muito improvável pois o bitcoin ainda é a moeda principal do mercado, a pioneira e a que também dita tendências.

Para auxiliar nesses cálculos, podemos usar o site mc.xyz para entender possíveis cenários para as moedas.

No exemplo acima, estamos comparando o quanto a Shiba precisaria crescer para ter o mesmo valor de mercado do bitcoin. Nesse caso, ela precisaria crescer 60,22x seu valor atual e mesmo assim não chegaria no U$ 1 dólar!

Essa ferramenta é muito útil para comparar projetos do mesmo setor, por exemplo, moedas do metaverso: SAND e MANA. No exemplo abaixo, vemos que para SAND ter o mesmo valor de mercado de MANA, ela precisaria crescer apenas 1,02x.

É assim que normalmente verificamos o potencial de crescimento de um projeto. Projetos com muita circulação de moedas ou moedas infinitas não tende a se valorizar tanto quanto projetos com quantidades menores de moedas e bons fundamentos.

Conclusões

No artigo de hoje vimos um pouco sobre capitalização de mercado, uma métrica muito importante para avaliar possíveis ganhos com criptomoedas menores que ainda não explodiram e que tem grande potencial de valorização, seja por ser um projeto com ótimos fundamentos ou porque não existe uma grande concorrência na área.

Links Úteis

Conheça a nossa Sala VIP, onde publicamos nossos investimentos em tempo real pra você copiar e ganhar tanto quanto nós!

Assertividade de 89,3% em nossos trades. Confira os rendimentos na página do VIP:

https://financialmove.com.br/Sala-VIP-s

Referências

https://academy.binance.com/pt/articles/crypto-market-capitalization-explained

https://mc.xyz

https://coinmarketcap.com

https://time.com/nextadvisor/investing/cryptocurrency/what-is-crypto-market-cap/

Quer dar um próximo passo no mercado de criptomoedas e descobrir quais são as moedas que mais vão explodir neste ano?

Tasso Lago vai dar uma aula gratuita na próxima terça-feira, às 20h, onde ele vai revelar os 3 segredos para encontrar a cripto certa e multiplicar seu dinheiro 2, 5, 10 vezes ainda neste ano.A aula é 100% gratuita mesmo e as vagas são limitadas. Por isso, clica no botão/banner abaixo e se inscreva agora antes que as vagas acabem. Não perca tempo!

Veja também outros conteúdos: