financial move - tasso lago

Entenda o que é a moeda DAI, primeira stablecoin descentralizada.

Faça parte do nosso grupo gratuito de criptomoedas, análises diárias gratuitamente! – CLIQUE AQUI AGORA.

No geral, investimentos de renda variável são inerentes ao risco, principalmente quando falamos sobre o mercado de criptomoedas, conhecido por sua alta volatilidade. Pensando nisso foram criadas moedas para serem estáveis, conhecidas como stablecoin. 

Agora imagine uma moeda estável e descentralizada, e ainda com seu lastro em  outras criptomoedas. Incrível né? Entenda tudo sobre o projeto da moeda DAI neste artigo. 

Logo da moeda DAI.

Primeiro, antes de entender o que é a criptomoeda DAI, precisamos entender o que são as moedas estáveis, conhecidas como stablecoin. 

Como o próprio nome já diz, stablecoin são “moedas estáveis” em português, e solucionam o problema de volatilidade no mercado cripto através de sua estabilidade de preço. 

Assim, as stablecoin são ativos digitais capazes de replicar o preço referente a moedas fiduciárias, como dólar, real, libra e outras. Geralmente são moedas pareadas e lastreadas, isso significa que o ativo sempre será na proporção 1:1. Por exemplo, 1 USDT = US $1, hoje a mais conhecida é a Theter (USDT), emitida por uma empresa centralizadora. 

O que é a criptomoeda DAI?

A criptomoeda DAI é um token inteiramente descentralizado criado no padrão ERC-20 da rede Ethereum, projetada para ser uma stablecoin pareada ao dólar americano e lastreada a uma cesta de criptoativos. 

Esta moeda é emitida com base em um protocolo gerido pela própria comunidade, através da empresa MakerDAO. Graças a esse protocolo de Finanças Descentralizadas (De-Fi) a emissão é garantida pelas colateralização de outras criptomoedas, realizando um controle de oferta e demanda dos usuários. Diferente de outras stablecoins que precisam de  dinheiro fiat e uma empresa centralizadora por trás. 

A moeda DAI é pareada ao dólar americano e lastreada a outras criptomoedas. Ou seja, 1 DAI sempre valerá 1 $ USD, e seu protocolo sempre terá a mesma quantidade em dólares e tokens, conferindo a garantia do funcionamento da moeda. 

Tudo isso é assegurado através de um contrato inteligente que consegue combinar o quanto está sendo depositado e o quanto você tem disponível de DAI para empréstimo.

O Maker Protocol, executado no blockchain Ethereum, é o protocolo responsável pela gestão e emissão da DAI. O Maker garante que para cada DAI emitido exista uma garantia de criptomoedas travada no protocolo. Qualquer usuário pode deixar suas criptomoedas emprestadas em troca de juros, fornecendo liquidez ao sistema, ou tomando emprestado moedas DAI. 

Por se tratar de um token criado em cima do protocolo ERC-20 da Ethereum, automaticamente os tokens são protegidos pelo algoritmo Ethash de Ethereum.

Página inicial do site MakerDAO

A DAI não possui uma empresa ou um fundador do projeto, na verdade ela é gerida por dois sistemas descentralizados, a MakerDAO e Maker Protocol.

A MakerDAO é uma organização autônoma que se auto dirige através do seu token de governança Maker (MKR), onde detentores do token possuem direito a voto e sugestões de melhorias no protocolo, algo parecido com acionistas de uma empresa. 

Não há limite superior para o fornecimento total de DAI, o funcionamento é dinâmico e depende do quanto de garantia é armazenado nos cofres em um determinado momento. Atualmente há 5,46 bilhões de moedas DAI em circulação, consequentemente seu mercado de capitalização está em 5,46 bilhões

Gráfico histórico de preço da moeda DAI.

A DAI pode ser negociada nas principais exchanges do mundo, como Binance, Huobi, Coinbase e FTX. E na UniSwap, principal exchange descentralizada (DEX).  

Lembrando que isso não é uma recomendação de compra, apenas um artigo com viés educativo. 

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Acesse nosso grupo VIP do Telegram:https://t.me/financialmovecanal

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Quer dar um próximo passo no mercado de criptomoedas e descobrir quais são as moedas que mais vão explodir neste ano?

Tasso Lago vai dar uma aula gratuita na próxima terça-feira, às 20h, onde ele vai revelar os 3 segredos para encontrar a cripto certa e multiplicar seu dinheiro 2, 5, 10 vezes ainda neste ano.A aula é 100% gratuita mesmo e as vagas são limitadas. Por isso, clica no botão/banner abaixo e se inscreva agora antes que as vagas acabem. Não perca tempo!

Veja também outros conteúdos: