Como ser um Trader: do Zero ao Profissional

por Tasso Lago, em 16 de janeiro de 2022

Engenheiro, Pós Graduado em Finanças Corporativas pela COPPEAD/UFRJ e Mestre em Corporate Finance pela Université de Bordeaux. Atuou como Analista Financeiro para o Banco da IBM - USA e para Fundação Getúlio Vargas como Inteligência de Mercado. Professor de Blockchain e Criptomoedas na COPPEAD/UFRJ. Atua como Gestor de Portfólio e Consultor Financeiro, tendo mais de 10 milhões de reais em ativos gerenciados.




Descubra como se tornar um trader de sucesso e viver da renda sobre seus investimentos!

Com o mercado de criptomoedas cada vez mais aquecido, uma nova oportunidade surgiu para quem tem interesse em multiplicar seu patrimônio através de investimentos, porém, apesar das criptos serem um segmento com altíssimas possibilidades de lucro, os riscos também são consideravelmente altos se comparados a investimentos mais tradicionais, o que faz com que os interessados precisem estudar muito mais para conseguir desempenhar bons resultados nas suas aplicações.

Para se tornar um trader de criptos, é importante conhecer o segmento de forma detalhada, entender todos os riscos envolvidos e criar ou seguir uma estratégia inteligente para não perder recursos e multiplicar o patrimônio.

Abaixo, você terá todas as informações que precisa para começar sua jornada no mercado de criptos. Acompanhe!

Como ser um Trader do Zero

como ser um trader profissional
Como ser um trader profissional

Para começar, é importante saber que existem alguns caminhos para negociar criptomoedas e os dois principais são a compra direta e os CFDs (Contract for Difference).

A compra direta pode ser feita através de Exchanges e os CFDs são contratos de especulação.

Na compra, o trader se torna dono dos ativos (Bitcoin, Litecoin, Ethereum ou quaisquer outras criptomoedas). Já nos CFDs, não existe uma compra, então, não há posse. A negociação é feita com base em uma diferença de valor que pode existir em relação à moeda.

Ao longo do conteúdo, será mais fácil compreender essas diferenças.

Para começar a ser um trader, conhecer essas formas de negociar é importantíssimo, mas isso não significa que seja necessário escolher apenas uma delas.

Conforme o trader vai ganhando experiência e habilidade nas negociações, poderá utilizar ambos os métodos e dividir os investimentos entre as duas aplicações para obter o melhor dos dois cenários, porém, é importante ter em mente que quanto mais complexa for a estratégia, mais ela exigirá do trader, então, no início, é interessante ser um pouco mais cauteloso.

Como ser um Trader de Criptomoedas

Antes de tudo, para se tornar um profissional de qualquer área, é necessário possuir conhecimento no assunto pretendido.

Quando o assunto são criptomoedas, a informação é um ativo de extrema importância e o conhecimento base não é o bastante para alavancar uma carreira como trader, visto que o mercado de criptos sofre mudanças incontáveis em pequenos períodos de tempo.

O básico do básico para se tornar um trader de criptomoedas é entender que as oscilações nos valores das criptomoedas podem ser provocadas por inúmeros motivos que vão além da ordem natural de oferta e demanda, o que pode causar muita ansiedade e demandar muita energia de quem precisa de um retorno certo sobre os investimentos.

Portanto, a aplicação de valores na compra de Bitcoins e outras moedas digitais deve ser feita com bastante cautela e de forma que o risco de perder tudo seja considerado (embora não seja tão fácil isso acontecer, especialmente se estratégias inteligentes forem utilizadas).

O preço das criptomoedas varia por diversas razões… Há a lei da oferta e demanda, natural a tudo que é negociado, mas também existem outras questões como regulamentações que abarcam ou tentam abarcar alguma criptomoeda, países que aceitam ou proíbem sua utilização, celebridades ou grandes nomes do mundo dos negócios que compram ou vendem seus criptoativos gerando segurança ou insegurança em outros investidores, empresas que passam a aceitar (ou deixam de aceitar) pagamentos por seus produtos ou serviços em criptos, outros investimentos e possibilidades que surgem e fazem com que as pessoas migrem seus recursos, entre diversos outros motivos.

Como Ser um Bom Trader

Saber o que são criptomoedas, compreender como funciona o Blockchain, entender a diferença entre a compra direta e o investimento através de CFD e ter total ciência das altas possibilidades de oscilação de valores dos criptoativos são os primeiros passos para se tornar um bom trader de criptomoedas, mas não são o bastante para se tornar um trader profissional.

Como Ser um Trader Consistente

O trader consistente é aquele que consegue manter um resultado crescente e estável ao longo dos dias, semanas ou meses.

Para esse tipo de trader, o interesse não é ganhar uma fortuna em um mês e abandonar os negócios de criptoativos, muito pelo contrário. Seu objetivo é ir investindo e modificando seus investimentos de acordo com os resultados que eles vão apresentando.

Para alcançar essa “estabilidade”, é necessário compreender como os tipos de negociação principais funcionam.

Como citado acima, é possível negociar a compra e a venda de criptos, ou, atuar com as CFDs, através da especulação.

Um exemplo pode ser útil para quem não compreende muito bem como funciona o mercado de especulação de criptos:

Exemplo de negociação de CFD: vendendo Bitcoin

Supondo que o trader acredita que o preço do Bitcoin vai cair e decide operar vendendo o Bitcoin em relação ao dólar americano.

Utilizando um valor de mercado fictício de 200 para o BTC, o trader decide vender 5 contratos (cada um equivalente a 1 BTC) para abrir uma posição a esse preço.

Se a previsão estiver correta

Se o valor do Bitcoin cair em relação ao dólar americano, sua negociação terá lucro. 

Digamos que o novo preço de mercado da criptomoeda seja 150.

Nesse caso, o trader poderia fechar sua posição e obter lucro comprando 5 contatos para fechar sua posição ao preço de compra de 155, que é ligeiramente superior ao preço de mercado devido ao spread.

Como o mercado mudou 45 pontos a seu favor, o lucro em sua negociação seria calculado da seguinte forma: 5 x 45 = $ 225.

Se a previsão estiver incorreta

No caso da previsão estar errada e o valor do Bitcoin subir em relação ao dólar norte-americano, a posição será encerrada com prejuízo. 

Digamos que o trader decida sair da negociação depois que o mercado subiu 15 pontos para 215 – então ele compraria de volta 5 contratos ao preço de compra de 217. Isso significaria que a perda para sua posição seria de 5 x 17 = $ 85.

Como se pode notar, quem quer saber como ser um trader consistente precisa entender que nem sempre suas previsões nas CFDs estarão corretas e algumas vezes, haverá perda. O mesmo acontece quando realizar a compra das moedas a fim de vendê-las depois.

O importante para ser considerado um trader consistente ou saber como ser um trader bem sucedido é ganhar mais do que perder e isso vai se tornando mais possível conforme se adquire experiência.

Como Ser um Trader Profissional

como ser um trader
Como ser um trader

Após compreender o funcionamento do mercado de criptomoedas, vem a etapa da profissionalização para quem quer se tornar um grande trader.

Nessa etapa, definir uma estratégia é imprescindível.

Saber onde se deseja chegar, quais riscos se pretende assumir, qual a hora de sair ou migrar o investimento para outro criptoativo ou outro segmento e como solucionar outras questões é essencial.

Na definição da estratégia para a realização das negociações, é necessário definir se as análises serão feitas de forma técnica ou fundamental.

A análise técnica se concentra no histórico de preços e na oscilação dos valores dos criptoativos, enquanto a análise fundamental considera fatores macroeconômicos como política, economia, mercado e outros fatores.

Conforme o trader compreende como essas oscilações resultam nos seus investimentos, ele vai se tornando cada vez mais profissional e tem mais chances de ganhar consistência nos seus rendimentos.

Como se tornar um trader de sucesso

Conhecer os métodos é importante e eles não precisam ser utilizados de forma totalmente singular. Conforme o trader vai se tornando experiente, é possível combinar as duas técnicas para extrair os melhores resultados sobre os investimentos.

Independentemente do método utilizado, é importante que quem deseja ser um trader de sucesso esteja atualizado sobre as notícias relacionadas às criptomoedas. Isso pode ser feito com mais facilidade assinando newsletter de sites como o Financial Move e, também, criando alertas em sites como o “Google Alert” para ser notificado sempre que as criptomoedas forem citadas em alguma notícia.

Manter-se atualizado é essencial para se tornar um trader de sucesso e conforme as notícias vão sendo absorvidas, o investidor profissional consegue compreender muito melhor como cada tipo de situação afeta o mercado e os preços de seus ativos.

Quais habilidades de um trader?

Além de conhecer sobre o mercado de criptoativos e dispor de algum valor (ainda que pequeno) para poder começar seus investimentos, para ser um bom trader são necessárias algumas habilidades (que podem ser natas ou desenvolvidas ao longo do tempo).

Entre as principais, estão:

·         Controle das emoções;

·         Capacidade analítica;

·         Ter metas;

·         Ter disciplina;

·         Gostar de estudar e aprender.

Tipos de perfil de trader

Quando se fala em se tornar um trader profissional ou um trader de sucesso, pode parecer que existe apenas um único objetivo final, como se tornar um grande milionário, viver apenas da renda advinda dos criptoativos ou até mesmo se tornar um coaching do segmento, vendendo conhecimento valioso sobre a operação das criptomoedas, porém, tudo isso depende do muito do perfil do trader e há pessoas que são consideradas muito bem sucedidas, mesmo sem fazer uma grande fortuna com seus investimentos.

O perfil de trader é definido com os mesmos parâmetros que se define qualquer perfil de investidor e pode ser classificado em conservador, moderado ou agressivo.

O perfil conservador é aquele que evita, ao máximo, correr riscos, ou seja, o trader conservador não irá aportar a maior parte do seu patrimônio em criptoativos, justamente por saber que este é um investimento muito volátil.

O perfil moderado se situa entre o perfil conservador e o agressivo, podendo estar mais propenso a um do que a outro, de acordo com as circunstâncias. Geralmente, ele fará investimentos com percentuais maiores do seu capital do que um investidor conservador, mas não apostará em estratégias muito ousadas como um investidor agressivo faria.

O perfil agressivo, geralmente, é o que representa um trader que não tem medo de perder e faz investimentos considerados grandes dentro das suas possibilidades, apostando que o retorno será positivo e que compensará os riscos que está correndo.

É dentro deste perfil que estão os day traders, que são pessoas que buscam retornos mais rápidos sobre seus investimentos e aceitam correr riscos maiores para isso. Abaixo, será possível entender melhor como esse perfil atua.

Como Ser um Day Trader

O Day Trade é uma estratégia de investimento que envolve negociações frequentes de um ou mais títulos ao longo do dia para obter lucro.

Quem trabalha dentro dessa estratégia, não costuma ficar com seus criptoativos parados na carteira, deixando que o tempo faça com que eles se tornem mais valiosos.

O Daytrader atua negociando no mesmo dia as criptomoedas adquiridas, tentando obter o máximo de lucro em suas operações. Essa estratégia pode ser bastante arriscada, mas também pode gerar bons resultados, tudo depende das habilidades do trader e de como o mercado está funcionando naquele período.

Precisa fazer Daytrade para ser Investidor de Criptomoedas?

A resposta é não! O Daytrade é apenas uma entre diversas estratégias que podem ser utilizadas para ganhar dinheiro com criptomoedas.

O método buy-and-hold, por exemplo, consiste em comprar os ativos e mantê-los na carteira, deixando que eles ganhem valor ao longo do tempo, mais ou menos como acontece com obras de arte.

O método também possui seus riscos, mas costuma ser mais fácil de gerenciar e controlar do que o Daytrade.

A escolha sobre ser ou não um daytrader está completamente relacionada à personalidade do investidor e pode ser ou não, bem sucedida, de acordo com a estabilidade emocional e a aceitação aos riscos que esse investidor é capaz de suportar.

Conseguiu aprender um pouco sobre como ser um trader nesse conteúdo?

Compartilhe e comente nas suas redes sociais!

A Financial Move orienta todos os seus leitores a trabalharem com criptoativos de acordo com suas possibilidades de assumir riscos e oferece o conhecimento necessário para quem quer se tornar um trader, fazer isso com informações atualizadas e valiosas. Assine nossa newsletter e continue por dentro do mercado de criptos.

Tabela de Conteúdos