financial move - tasso lago

De que maneira as stablecoins mudam o dinheiro?

Faça parte do nosso grupo gratuito de criptomoedas, análises diárias gratuitamente! – CLIQUE AQUI AGORA.

Desde a criação das stablecoins muito se discute sobre as possibilidades de como utilizá-las no dia a dia.

Mas você já entendeu porque utilizar stablecoins? E mais, já entendeu o universo das finanças que as stablecoins destravaram através da tecnologia das criptomoedas? Leia tudo e mais um pouco neste artigo!

As reservas de Stablecoins em todas as exchanges atingiram a nova alta  histórica de US$27 bilhões

O que é e como funciona? 

As stablecoins, ou moedas estáveis em tradução livre, foram criadas para fugir da volatilidade das criptomoedas. Em geral o mercado de criptoativos é um dos mais arriscados dentro do universo dos investimentos, chegando a ter variações de 200% em um único dia, por exemplo. 

Ao contrário da bolsa de valores, que já é considerada arriscada dentro do mercado tradicional, com variações de 5%, ou mesmo dos investimentos mais conservadores como a renda fixa ou ouro.

Pensando no sobe e desce das criptomoedas, as Moedas Estáveis são uma maneira de se proteger e utilizar cripto na sua rotina! 

A compra de stablecoins é tão simples quanto de qualquer outro ativo, e funciona praticamente como uma troca do seu dinheiro habitual (Real ou Dólar, por exemplo) para uma criptomoeda. 

E para falar dessa substituição de dinheiro é interessante relembrar o que é moeda fiat – moedas fiduciárias. É o dinheiro de papel, físico, regulamentado e aceito pelo governo, como citado anteriormente, o real e o dólar. E mesmo os governos, estão entendendo a tendência de tornar o dinheiro digital, como é caso do Brasil que está criando o CBDC (um Real digital e de curso legal).

Ou seja, a relação com dinheiro está de fato passando por uma mudança, e mesmo com a criação de um Real digital ainda existirão outras stablecoins do Real como é o caso do cReal da Celo ou de outras plataformas como a Terra que foca em criar stablecoins em escala regional.

cReal Launches on Celo! : r/celo

Logo cReal e onde encontrá-lo

Pensando assim, é possível utilizar as moedas estáveis de todos os tipos, centralizadas ou descentralizadas, de real, dólar, euro etc. Essa é a tendência que de fato está aproximando o mundo tradicional e o universo cripto.

Para ilustrar melhor, possuir stablecoins é uma maneira de se preparar para compras dentro do mercado de criptomoedas, por exemplo. Vamos supor que por algum motivo o mercado despenque, nesse caso você possuirá um caixa reservado para essa causa.

Outra situação do cotidiano é simplesmente realizar transferências, supondo que você more em outro país e mande dinheiro para a sua família no Brasil, as transferências podem ser feitas sem grandes burocracias e taxas de câmbio! 

Além disso, as stablecoins permitem que o usuário use seu dinheiro de forma diferente, como por exemplo através de aplicativos descentralizados, sejam plataformas de staking ou de empréstimos. Através dessas plataformas é possível deixar seu dinheiro rendendo, gerando uma porcentagem como recompensa por disponibilizar suas moedas à plataforma!

Hoje já é possível pagar com stablecoin utilizando a própria rede Cielo, a partir de parcerias com a BitfyApp, por exemplo, ou ainda utilizar cartões cripto que realizam a conversão automaticamente!

São as pontes para cripto/fiat que vão realmente modificar todo esse ecossistema, quanto mais fácil for para o usuário trocar seu dinheiro, ou para o comerciante aceitar criptos, mais além iremos.

Uma das vantagens de se utilizar stablecoins é dar acesso a pessoas que não possuem contas em bancos. E você pode estar se pergntando, mas se o indivíduo não tem acesso a bancos como vai utilizar criptomoedas?

Bom, hoje existem contratos inteligentes e protocolos que fazem uma transferência apenas através de um sms, ou seja, com um número de contato é possível fazer uma transferência cripto, e o celular nem precisa ser um smartphone.

Essa alternativa permite que qualquer um em qualquer nível financeiro consiga utilizar criptomoedas, sem a necessidade de um intermediário, com menos taxas e menos burocracias.

Portanto, agora a corrida das criptomoedas e da web 3.0 é em relação a melhoria da experiência do usuário, além de trazer cada vez mais usabilidade ao construir rampas para dinheiro fiat/cripto, para que as pessoas tenham facilidade no dia a dia.

Acredito que esse é um tema que ainda pode causar um pouco de dúvidas, porém abrange o que acredito fazer parte do futuro do dinheiro. Se ficou com questões, não deixa de mandar para nós!

Links Úteis

Conheça a nossa Sala VIP, onde publicamos nossos investimentos em tempo real para você copiar e ganhar tanto quanto nós!

Assertividade de 89,3% em nossos trades. Confira os rendimentos na página do VIP.

Quer dar um próximo passo no mercado de criptomoedas e descobrir quais são as moedas que mais vão explodir neste ano?

Tasso Lago vai dar uma aula gratuita na próxima terça-feira, às 20h, onde ele vai revelar os 3 segredos para encontrar a cripto certa e multiplicar seu dinheiro 2, 5, 10 vezes ainda neste ano.A aula é 100% gratuita mesmo e as vagas são limitadas. Por isso, clica no botão/banner abaixo e se inscreva agora antes que as vagas acabem. Não perca tempo!

Veja também outros conteúdos: