Faça parte do nosso grupo gratuito de criptomoedas, análises diárias gratuitamente! – CLIQUE AQUI AGORA.
Os contratos inteligentes (smart contracts, em inglês) são muito utilizados no mercado de criptomoedas e representam uma das principais inovações desse setor. Há quem diga que o uso desses contratos autônomos vai mudar a forma que lidamos com o mercado financeiro no geral. Mas afinal o que são esses smart contracts e o que representam?
O que é?
Os smart contracts permitem a criação de um contrato entre duas partes ou mais, inteiramente digital onde o acordo e definições impostas para os usuários faz com que ele seja auto executável, sem a necessidade de um órgão central por trás.
Utilizam de tecnologia blockchain para assegurar o contrato firmado, isso faz com que se tenha menos burocracias na criação de um contrato, além de facilitar e agilizar os procedimentos.
Assim como a transações realizadas no bitcoin onde as informações são armazenadas na blockchain, os contratos inteligente utilizam de uma blockchain própria ou de terceiros para validar suas transações, logo são 100% transparentes, onde qualquer pessoa pode ter acesso a essas informações negociadas, além de contar com a criptografia para evitar que o contrato seja modificado por terceiros, enquanto que por vias tradicionais não há nada que garante que ele não seja alterado.
É fundamental que na hora da programação deste contrato, ele seja escrito e revisado a fim de evitar possíveis erros, pois depois de digitalizado e inserido na blockchain é impossível reverter ou atualizar alguma informação.
Quais as vantagens?
Ao escolher utilizar desse tipo de contrato em vez dos meios tradicionais, temos diversas vantagens:
Maior segurança: Diferente dos contratos tradicionais que estamos acostumados a utilizar, os smart contracts possuem a segurança de algoritmos projetados contra perda e roubos, além de cumprir com o punimento caso o acordo seja quebrado.
Pessoas do mundo todo podem se conectar: Por ser totalmente digital, o uso dessa tecnologia permite que pessoas do mundo todo realizem acordos sem a necessidade de estarem próximas, em alguns casos, até com desconhecidos.
Menos burocracia: Você passa a transacionar sem a obrigatoriedade de intermédio de cartórios ou instituições, retirando toda a burocracia do caminho e ainda conta com toda segurança de uma blockchain.
Onde são usados os contratos?
Depois de entender como funcionam os contratos inteligentes fica a dúvida: onde são usados na prática? Segue alguns setores onde já são bastante utilizados.
Propriedade intelectual: com o uso de criptografia, um autor de artigos científicos, textos, livros, poesias e afins, pode garantir que aquele documento é de sua autoria e se proteger contra fraudes.
Setor imobiliário: o acordo entre as duas partes é digitalizado e assegurado seu comprimento por blockchain, se preferível, os usuários nem necessitam estar no mesmo local, agilizando o processo.
Arte: Hoje diversos artistas estão digitalizando suas obras e emitindo certificados digitais que dão direitos autorais e royalties sobre a comercialização da obra. Além disso, vem sendo muito utilizado na indústria fonográfica.
Acordos bancários: É possível assinar e proteger seus acordos bancários por criptografia, além de realizar empréstimos e pagamentos de onde estiver de forma segura.
Para criar esses contratos é necessário uma plataforma que comporta e permite a criação desses diferentes usos. Hoje a plataforma da Ethereum é a mais utilizada para criação de smart contracts. Vale a pena estudar e entender o projeto e a revolução que essa tecnologia irá ocasionar no mercado.
Links Úteis
Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!
Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR
Acesse nosso grupo VIP do Telegram:https://t.me/financialmovecanal
Faça Parte do Grupo VIP Agora!
Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financei