O que é Spoofing?

O mercado cripto existe há um bom tempo e está cada vez se tornando mais sólido e amadurecendo, mas existe uma prática herdada do mercado financeiro tradicional que acaba prejudicando o ecossistema do mercado, é o processo de Spoofing. Você sabe o que é esse processo? Nesse artigo de hoje vamos explicar como o Spoofing funciona e porque essa prática é considerada ilegal e prejudicial para o mercado. Vamos lá?

Antes de continuar lendo, entre em nosso canal gratuito e tenha acesso em primeira mão as melhores análises e artigos do mercado -> Entre Agora!

O que é?

Spoofing é o nome da técnica ou do processo pelo qual traders colocam ordens de compra e venda no livro de ofertas, mas sem a real intenção de realmente executá-las. É um meio de grandes investidores (as famosas baleias) causarem pânico ou euforia no mercado. Normalmente uma ordem dessas é cancelada um pouco antes de chegar ao preço que ela seria executada.

Por isso diversos analistas do mercado não levam em consideração o livro de ofertas para fazer o planejamento de seus trades.

Como funciona?

Ficou muito confuso? Vamos a um exemplo prático!

Vamos pensar em alguma criptomoeda para esse exemplo, por exemplo a Ethereum. Vamos supor que temos uma resistência muito forte na região dos U$ 4.000 dólares e o preço está subindo e se aproximando dessa região. Ao ver essa resistência, algumas baleias podem colocar ordens de venda acima para tentar causar uma certa apreensão dos investidores e fazer com que eles não continuem comprando devido ao volume vendedor fictício, causando um pânico que não existe. Então essas baleias conseguem comprar mais barato com essa manipulação no preço

Em 2017 ocorreu na exchange Bitfinex atividades suspeitas em relação a um grupo de traders que estavam manipulando o preço dentro da plataforma.

Existem momentos que isso não funciona, como é o caso de situações de muita euforia (FOMO) ou muito pânico (FUD) pois as ordens podem ser completadas muito rápido, antes que a ordem possa ser cancelada.

É ilegal?

Sim! É uma prática ilegal dentro do mercado financeiro tradicional, mas no mercado de criptomoedas ainda não há uma regulamentação bem definida e por isso alguns traders/robôs se aproveitam disso para manipular os preços.

Normalmente alguns robôs traders de alta frequência podem utilizar esse tipo de prática.

Conclusões

Spoofing é uma prática ilegal, mas o mercado de cripto ainda não possui regulamentações específicas contra isso e isso acaba trazendo baleias mal-intencionadas para dentro do mercado. Além disso, é prejudicial para a saúde do ecossistema das criptomoedas porque aqueles que possuem muito dinheiro podem influenciar o mercado de acordo com seus interesses.

Ou seja, não acredite só no livro de ofertas!

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Referências

https://academy.binance.com/en/articles/what-is-spoofing-in-the-financial-markets

https://cleartax.in/g/terms/spoofing

https://www.investopedia.com/tech/what-cryptocurrency-spoofing/

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional BYBIT:

SE CADASTRE AGORA!

Faça parte do nosso Canal Gratuito no Telegram:

TASSO LAGO CANAL – FREE

Acesse nosso grupo VIP do Telegram:

[CANAL VIP] TASSO LAGO

Acesse nossa Fraternidade:

CRITOTRADERS

Faça parte do Criptoclub:

CRIPTOCLUB