Faça parte do nosso grupo gratuito de criptomoedas, análises diárias gratuitamente! – CLIQUE AQUI AGORA.
Se você está inserido no mercado de criptoativos, provavelmente já ouviu falar sobre o potencial do uso dos contratos inteligentes, ou smart contracts em inglês. Por ser uma área extremamente nova dentro do mercado, ainda é comum encontrar alguns desafios diante a sua adoção. Sendo hoje o principal deles, as altas taxas encontradas na rede Ethereum, principal blockchain utilizada para aplicação desses contratos.
Pensando nisso, o projeto da Solana pretende resolver esses problemas ao permitir a criação de aplicativos descentralizados (Dapps) com taxas absurdamente baixas e com maior escalabilidade da rede. Entenda tudo sobre o projeto neste artigo.
O que é a SOLANA?
A Solana é um projeto que possui sua própria blockchain de código aberto e que permite a criação de contratos inteligentes e aplicativos descentralizados através do seu protocolo. A tecnologia empregada pela Solana pretende atender usuários a nível empresarial ao usufruir de uma plataforma inteiramente descentralizada, com transações rápidas e custos baixos.
Conhecida como a 3ª geração de blockchains, a Solana é capaz de transacionar mais de 50.000 contratos por segundo, enquanto a Ethereum (2ª geração de blockchain) transaciona aproximadamente 15 contratos por segundo. Essa diferença permite metrificar o potencial de crescimento do projeto.
Tal performance só é possível devido às diversas inovações e tecnologias aplicadas dentro do projeto, como a introdução de um consenso por Proof-of-History (PoH), ou prova de história em português, a possibilidade de recompensar usuários que detém a moeda por um período longo de tempo, processo conhecido como staking. Com isso, a Solana pode ser considerada um dos projetos mais promissores do criptomercado.
Criada em 2017 por Anatoly Yakovenko e Greg Fitzgerald, dois ex-funcionários da Qualcomm, empresa referência no mercado de chips para computadores. Recrutou um time de programadores para iniciar a criação do projeto, porém apenas 3 anos depois, em Março de 2020, ocorreu o lançamento oficial e desde então tem experimentado um enorme crescimento.
Em Julho de 2019, Anatoly Yakovenko descreve o projeto da Solana com oito grandes inovações que a tornam o “primeiro blockchain escalável da internet”. Sendo cada um deles:
- PoH: Utiliza uma forma exclusiva e confiável para determinar o horário de uma transação, chamada de proof-of-history (PoH).
- TowerBFT: é a versão do Solana de um modelo de consenso PoS tolerante a falhas bizantinas (BFT), que utiliza o relógio criptográfico da PoH para acelerar o consenso blockchain ao reduzir a sobrecarga de mensagens e a latência de transações.
- Turbine: um protocolo de propagação de blocos;
- Gulf Stream: um protocolo de encaminhamento de transações;
- Sealevel: um tempo de execução paralelo para contratos autônomos;
- Pipelining: uma unidade de processamento de transações para otimizar a validação;
- Cloudbreak: uma base de dados de contas escalada horizontalmente;
- Archivers: um armazenamento de registros distribuídos.
Todos as informações acima foram listadas segundo notícia do Money Times.
Recentemente a Solana Labs, fundação que gerencia e desenvolve a blockchain Solana, arrecadou US $314 milhões de financiamento de um dos maiores fundos de investimento do Vale do Silício, Andreessen-Horowitz (a16z). O dinheiro será usado para o desenvolvimento de tecnologias no setor das finanças descentralizadas (DeFi).
O que é o token Solana (SOL)?
O token nativo da rede Solana é conhecido como SOL e pertencente à sua própria blockchain. O token é utilizado para pagar as taxas de transações na rede, além de servir como meio de pagamento e especulação por parte dos investidores. Espera-se que no futuro, a SOL se torne um token de governança, onde pessoas detentoras do token possam votar para eventuais mudanças no protocolo.
Hoje a moeda ocupa a #13 posição ranking sobre a capitalização de mercado das criptomoedas listado pelo site Coinmarketcap, com mais de 9 bilhões de dólares inseridos no projeto. O preço de negociação agora é $33,50, com sua máxima histórica de $58,30 em Maio de 2021.
O fornecimento total é de 494.519.162 SOL que serão distribuídas ao longo dos anos, sendo sua circulação atual próxima de 272.637.428 SOL.
Você pode comprar e negociar tokens SOL nas principais corretoras de criptomoedas, como a Binance, Kraken e Coinbase.
Lembrando que isso não é uma recomendação de compra, apenas um artigo com viés educativo.
Links Úteis
Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!
Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR
Acesse nosso grupo VIP do Telegram:https://t.me/financialmovecanal
Faça Parte do Grupo VIP Agora!
Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira