proof of authority

O que é Prova de Autoridade

Ouvimos falar muito sobre os algoritmos de consenso e como eles são importantes para o funcionamento da Blockchain. Os mais populares são a Prova de Trabalho e a Prova de Participação, mas existe um outro algoritmo pouco falado chamado Prova de Autoridade. Apesar de não ser tão famoso, ele trás algumas novidades para as tecnologias Blockchain. Nesse artigo vamos ver um pouquinho mais sobre esse algoritmo, para que serve, como funciona e algumas vantagens e desvantagens a seu respeito.

O que é?

O algoritmo de Prova de Autoridade, em inglês, Proof of Authority (PoA) é um algoritmo que utiliza o conceito de validadores, reputação e autorização para criar novos blocos e realizar transações. Ele foi criado em 2017 pelo co-criador da Ethereum, Gavin Wood e é muito eficiente para as redes blockchain, especialmente as privadas.

Como funciona?

Dentro do PoA, não há mineração e sim um conceito de reputação dos nós. Ao contrário da Prova de Participação, os validadores não realizam o staking das moedas e sim utilizam sua reputação. Os nós validadores são escolhidos aleatoriamente pelo sistema e são selecionados como nós confiáveis, aqueles escolhidos pela rede só necessitam deixar seu computador ligado e sem utilização. As recompensas

Esse conceito de reputação ajuda a rede a manter a integridade do sistema, pois ninguém gostaria de ser julgado como um nó malicioso e ser expulso da validação. Seu funcionamento e uma pequena comparação com a Prova de Participação podem ser vistos na Figura 1.

POA vs POP
Figura 1. Funcionamento do algoritmo PoA e uma comparação com a Prova de Participação. Fonte: https://blogchainzoo.com/proof-of-authority-vs-proof-of-participation/

Vantagens e Desvantagens

O que o torna diferente dos demais é que o número de validadores é limitado e isso se mostra eficiente do ponto de vista escalável (onde temos problemas com blockchains que utilizam a Prova de Trabalho). Por ser escalável, ele está sendo muito utilizado em blockchains de cadeia logística. Além disso, pode ser considerado mais seguro para empresas do que os outros algoritmos, até a própria Microsoft está vendendo soluções na Azure para redes privadas com esse algoritmo.

Olhando por outro lado, há quem o considere mais centralizado que os demais algoritmos e menos anônimo: as identidades dos validadores pode ser vista por todos.

Conclusões

Dentre seus principais “concorrentes”, esse algoritmo leva vantagem do ponto de vista de escalabilidade, sustentabilidade e privacidade para grandes empresas e cadeias logísticas.

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Referências

Prova de Autoridade Explicada (Binance) – https://academy.binance.com/en/articles/proof-of-authority-explained

Ferrag et al, “Security and Privacy for Green IoT-Based Agriculture: Review, Blockchain Solutions, and Challenges”, 2020, IEEE Access.

Prova de Autoridade (Medium) – https://medium.com/poa-network/proof-of-authority-consensus-model-with-identity-at-stake-d5bd15463256

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional BYBIT:

SE CADASTRE AGORA!

Faça parte do nosso Canal Gratuito no Telegram:

TASSO LAGO CANAL – FREE

Acesse nosso grupo VIP do Telegram:

[CANAL VIP] TASSO LAGO

Acesse nossa Fraternidade:

CRITOTRADERS

Faça parte do Criptoclub:

CRIPTOCLUB