financial move - tasso lago

O que é Proof of Burn?

Durante as últimas semanas, temos falado sobre os algoritmos de consenso na Blockchain. Vimos os mais famosos como Prova de Trabalho, Prova de Participação e Prova de Participação Delegada. E também vimos a Prova de Autoridade. Mas há um outro algoritmo que mistura somente os lados positivos da Prova de Trabalho e da Prova de Participação: o algoritmo de consenso de Prova de Queima (Proof of Burn, em inglês).

Nesse artigo vamos ver um pouquinho mais sobre esse algoritmo, para que serve, como funciona e algumas vantagens e desvantagens a seu respeito.

Se mantenha informado e faça parte do nosso canal gratuito no telegram -> Clique Aqui

O que é? Para que serve?

O algoritmo de consenso Prova de Queima ou em inglês, Proof of Burn (PoB) foi criado em 2012 por Iain Stewart. Ele foi proposto como sendo uma alternativa para os algoritmos que utilizam a mineração como forma de manter o consenso da rede, com a diferença que ele não utiliza tanta energia para seu funcionamento (não há uso de hardware específico para mineração).

Após sua criação, várias versões do algoritmo foram propostas, mas a versão original de Iain ainda continua sendo a mais famosa entre elas.

Como funciona?

No algoritmo de Proof of Burn, os nós da rede enviam criptomoedas, de modo irreversível, para uma carteira onde as moedas serão “queimadas”. Pode parecer loucura enviar moedas para não ganhar nada em troca, mas dessa maneira, os nós mineradores demonstram comprometimento com a rede a longo prazo: quanto mais moedas forem enviados pelo nó para a carteira, maior a chance dele ser escolhido para gerar o próximo bloco da rede e receber as recompensas. Comparando com a Prova de Trabalho, o processo é semelhante, pois se alguém comprar uma máquina ASIC apenas para minerar, ele terá o retorno do seu investimento (ROI) em alguns meses. A mesma coisa acontece com o algoritmo do Proof of Burn.

Esse processo cria uma escassez no mercado o que ocasiona em um aumento de preço da criptomoeda no mercado.

Vantagens e Desvantagens

Uma das principais vantagens desse algoritmo é a redução de consumo de energia pois não são necessárias máquinas específicas para realizar a mineração das criptomoedas e a descentralização da rede como um todo ao ter a participação dos nós mineradores.

Por outro lado, ainda há questões em aberto sobre a escalabilidade desse algoritmo a longo prazo e o processo de queima das criptomoedas não é tão transparente quanto deveria ser.

Conclusões

Resumindo tudo o que vimos em nosso artigo de hoje, o algoritmo de Prova de Queima ou Proof of Burn pode ser uma alternativa interessante para criptomoedas que já utilizam algoritmos de consenso baseados em mineração ou participação, porém é sempre necessário verificar o algoritmo ideal para cada tipo de aplicação.

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Referências

Steemit – What is Proof of Burn or Burning Test? – https://steemit.com/bitcoin/@dowbitcoin/what-is-proof-of-burn-or-burning-test

Consensus Algorithms in Blockchain Technology: A Survey – Kapil Sharma; Deepakshi Jain

Review of Existing Consensus Algorithms Blockchain – Averin Andrey; Cheskidov Petr

Blockchain for IoT-Based Healthcare: Background, Consensus, Platforms and Use Cases – Partha Pratim Ray; Dinesh Dash

Applicability and Appropriateness of Distributed Ledgers Consensus Protocols in Public and Private Sectors: A Systematic Review – A. Shahaab; B. Lidgey; C. Sewage; I. Khan

Public Blockchain – A Systematic Literature Review on the Sustanaibility of Consensus Algorithms – Eigelshoven, Felix; Ullrich, André; Bender, Benedict

Security and Privacy for Green IoT-Based Agriculture: Review, Blockchain Solutions, and Challenges – Mohamed Amine Ferrag; Lei Shu; Xing Yang; Abdelouahid Derhab; Leandros Maglaras

Quer dar um próximo passo no mercado de criptomoedas e descobrir quais são as moedas que mais vão explodir neste ano?

Tasso Lago vai dar uma aula gratuita na próxima terça-feira, às 20h, onde ele vai revelar os 3 segredos para encontrar a cripto certa e multiplicar seu dinheiro 2, 5, 10 vezes ainda neste ano.A aula é 100% gratuita mesmo e as vagas são limitadas. Por isso, clica no botão/banner abaixo e se inscreva agora antes que as vagas acabem. Não perca tempo!

Veja também outros conteúdos: