O que é o FIO protocol (FIO) e vale a pena investir?

Faça parte do nosso grupo gratuito de criptomoedas, análises diárias gratuitamente! – CLIQUE AQUI AGORA.

Um protocolo criado para facilitar a vida do usuário, transformando a usabilidade das criptomoedas em simples transações, quase como o famoso PIX, entenda tudo sobre o FIO Protocol nesse artigo!

Capa site oficial FIO

O que é e como funciona?

De acordo com o site oficial do projeto, a grande ideia é tornar os produtos cripto mais simples para que qualquer um possa usá-los.

A maneira que pretendem realizar essa tarefa é através do Protocolo FIO, que faz a integração entre carteiras e criptomoedas criando um sistema fácil de ser utilizado no dia a dia.

Um exemplo claro é a chave pública, utilizada para transferências de criptomoedas e que normalmente funciona como a chave PIX aleatória, cheia de números e letras, e por consequência difícil de ser lembrada. O protocolo FIO transforma a chave pública em um nome de sua escolha, como por exemplo: bitdasminas@wallet, um nome fácil e que pode ser utilizado como uma única identidade para todas as suas criptomoedas.

Outro recurso que pode ser ressaltado é a possibilidade de requisitar uma solicitação de pagamento, por exemplo, um amigo ficou te devendo e vai fazer o pagamento em USDT, você pode mandar um “request” ou solicitação em português, cobrando-o com a quantidade certa de dinheiro, quase como mandar um boleto em seu nome, o qual ele apenas precisa pagar.

Ademais, possuem uma funcionalidade ligada a transação que pode ser traduzida como as “descrições”, ou seja, normalmente quando você realiza um PIX é possível que você anote uma palavra para se lembrar qual o contexto daquele pagamento, através da FIO também é possível fazer isso com as suas transações cripto.

Lembrando que as transferências podem ser feitas com qualquer token que possua integração com o protocolo e não apenas o token FIO, como também BTC, ETH, MATIC etc.

Uma das carteiras que vêm sendo utilizada para essas transações é a Edge Wallet, mas a intenção é que todas as carteiras estejam integradas ao protocolo no futuro!

O protocolo FIO, se adotado em massa, pode facilitar para aqueles usuários que não são do universo cripto se familirizarem com a tecnologia, comparando-a com uma simples transação de bancos tradicionais.

Por fim, o recurso de staking foi lançado no dia 18 de janeiro de 2022 e as recompensas funcionarão apenas apartir do dia 22 de fevereiro. O que siginifica que os usuários podem optar por deixar suas moedas travadas na plataforma, como uma forma de fomentar o token e ao mesmo tempo gerar uma renda passiva com isso.

Qual o seu histórico?

O projeto está em processo de criação desde 2018, porém foi listado no CoinMarketcap em 2020.

O protocolo não possui nomes associados ao seus fundadores, hoje é tocado como uma DAO, ou seja, uma Organização Autônoma Descentralizada, e o seu nome: Foundation for Interwallet Operability (FIO) em português “Fundação de Operabilidade Intercarteiras”, que consiste em operacionalizar os processos para integração do protocolo em carteiras, corretoras, transações cripto e várias outras entidades e membros da comunidade dedicados a utilizar blockchain através do FIO.

Além disso, um nome que aparece no site oficial como Managing Director, ou diretor de gerenciamento, é o de Luke Stokes.

Ademais, possuem um conselho com diversos nomes conhecidos no universo das criptomoedas:

Membros do conselho e suas companias

O token FIO

O token FIO é usado para comprar serviços através do Protocolo FIO e para compensar os mineradores de blocos (aqueles que rodam a plataforma usando seu próprio computador por exemplo).

Segundo o site CoinMarketCap, o preço do token FIO hoje é de $0,116 dólares.  Sua classificação atual em capitalização de mercado é em #558, com $55.076,239 USD. Há um fornecimento em circulação de 473.137.291,28 FIO, 47% de um fornecimento máximo de 100.000.000 tokens.

Gráfico histórico de preço da moeda FIO. Fonte: CoinMarketCap

Você pode adquirir o token nas corretoras como Gate.io e Binance.

Lembrando que isso não é uma recomendação de compra e sim um artigo com viés educativo. 

Links Úteis

Conheça a nossa Sala VIP, onde publicamos nossos investimentos em tempo real para você copiar e ganhar tanto quanto nós!

Assertividade de 89,3% em nossos trades. Confira os rendimentos na página do VIP.

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional BYBIT:

SE CADASTRE AGORA!

Faça parte do nosso Canal Gratuito no Telegram:

TASSO LAGO CANAL – FREE

Acesse nosso grupo VIP do Telegram:

[CANAL VIP] TASSO LAGO

Acesse nossa Fraternidade:

CRITOTRADERS

Faça parte do Criptoclub:

CRIPTOCLUB