O que é MVRV?

Durante as três últimas semanas estamos publicando artigos sobre análise fundamentalista e alguns indicadores, como o NVT e a Taxa Total de Hash. Hoje falaremos sobre um indicador pouco conhecido, mas que pode nos ajudar em nossas análises fundamentalistas: o MVRV. Nesse artigo vamos entender melhor como ele funciona e por que ele é tão interessante para ser utilizado. Vamos lá?

Antes de continuar lendo, entre em nosso canal gratuito e tenha acesso em primeira mão as melhores análises e artigos do mercado -> Entre Agora!

O que é?

O MVRV ou em inglês, Market Value to Realized Value, é um indicador criado por David Puell e Murad Mahmudov em Outubro de 2018 com o intuito de analisar o comportamento de compra e venda dos investidores de Bitcoin, além de fornecer informações valiosas sobre topos e fundos da criptomoeda.

Como funciona?

Para entender melhor como funciona esse indicador, precisamos entender dois conceitos básicos: Valor de Mercado e Valor Realizado.

  • Valor de Mercado: é o que chamamos de capitalização de mercado. É a multiplicação do último preço do Bitcoin no par BTC/Dólar pelo número total de Bitcoins minerados até a data escolhida.
  • Valor Realizado: o custo total de compra de todos os Bitcoins existentes e circulantes no mercado de criptomoedas. O lado bom disso é que as moedas que não são utilizadas ou se perderam com o tempo em carteiras nas quais os donos não lembram a seed, não são incluídas no cálculo.

O MVRV agrega esses dois conceitos para a fórmula do indicador, ou seja, ele apresenta uma relação entre o Valor de Mercado e o Valor Realizado da criptomoeda: é a divisão do valor de mercado pelo valor realizado em um período diário. O gráfico do MVRV pode ser encontrado no site da Blockchain.com.

MVRV
Figura 1. MVRV do Bitcoin para o último mês. Fonte: Blockchain.com.

Mas como eu interpreto esse gráfico?

Simples! Se o MVRV estiver acima de 3,7 o Bitcoin está sobrevalorizado, ou seja, o preço dele está muito alto para o que realmente ele deveria valer. Se o MVRV estiver abaixo de 1,0 o Bitcoin está subvalorizado, o que indica que o preço está bem baixo para o que o Bitcoin realmente vale e indica um bom período para acumulação.

Se observarmos o MVRV na atual data (11/02/2021), até o momento, o indicador está em 3,7 o que indicaria uma possível sobrevalorização do Bitcoin, ou seja, o Bitcoin está muito caro para o que realmente vale. Mas temos que levar em consideração que esse indicador é mais utilizado para análises de longo prazo e pode indicar boas oportunidades.

Conclusões

Como vimos nesse artigo, o indicador MVRV é um indicador bem interessante se formos pensar em longo prazo e hold do Bitcoin. Também é um ótimo indicador para mostrar onde podemos ligar o alerta para vender nossas criptomoedas (MVRV > 3,7) e onde estão os melhores períodos de acumulação (MVRV < 1,0).

Como todos os indicadores apresentados anteriormente, o MVRV nos serve como um complemento para nossas análises.

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Referências

What is the Market Value to Realised Value (MVRV) Ratio? (Interdax) – https://help.interdax.com/hc/en-001/articles/360002605397-What-is-the-Market-Value-to-Realised-Value-MVRV-Ratio-

Valor de mercado em valor realizado (Blockchain.com) – https://www.blockchain.com/charts/mvrv

MVRV and NVT as Key Bitcoin Indicators (Medium) – https://medium.com/dcresearch/mvrv-and-nvt-as-key-bitcoin-indicators-35f03591946d

Bitcoin Market-Value-to-Realized-Value (MVRV) Ratio (Medium) – https://medium.com/@kenoshaking/bitcoin-market-value-to-realized-value-mvrv-ratio-3ebc914dbaee

Saiba tudo sobre o indicador MVRV (VectorCrypto) – https://blog.vectorcrypto.com.br/saiba-tudo-sobre-o-indicador-mvrv/

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional BYBIT:

SE CADASTRE AGORA!

Faça parte do nosso Canal Gratuito no Telegram:

TASSO LAGO CANAL – FREE

Acesse nosso grupo VIP do Telegram:

[CANAL VIP] TASSO LAGO

Acesse nossa Fraternidade:

CRITOTRADERS

Faça parte do Criptoclub:

CRIPTOCLUB