O que é a Olympus DAO (OHM) e vale a pena investir?

Faça parte do nosso grupo gratuito de criptomoedas, análises diárias gratuitamente! – CLIQUE AQUI AGORA.

Um token que vem prometendo uma grande renda passiva através do seu staking e que criou uma tecnologia para ser seu próprio provedor de liquidez, entenda tudo sobre a Olympus DAO e seu token neste artigo!

Capa site oficial

A Olympus é uma Organização Descentralizada Autônoma que vem tentando solucionar alguns dos gargalos das DeFi. Segundo seu site, eles são uma moeda de reserva descentralizada. O objetivo principal é ser uma infraestrutura financeira com mais estabilidade e transparência. 

Gostaria de começar dizendo que esse é um projeto um pouco complexo, mas devagar que eu tenho certeza que você vai entender, vamos lá!

Para visualisar melhor sua proposta, é interessante voltar um passo atrás a fim de observar quais são os problemas que pretendem solucionar:

  • Stablecoins lastreadas em moedas fiat: isso significa que em diversos casos as stablecoins são lastreadas a alguma moeda governamental, como por exemplo Dólar, Euro ou Real. Com isso podem estar sujeitas a alguma sanção ou mesmo medida regulatória.
  • Dependência de provedores de liquidez: um exemplo claro são as plataformas de empréstimos, que precisam de uma alta quantia de tokens travados nos protocolos para prover esse serviço.

Pensando nisso, a ideia da Olympus foi criar uma moeda lastreada em seu próprio tesouro, ou seja, ela seria o seu próprio provedor de liquidez. Essa se torna uma maneira de impedir grades saídas ou entradas de capital de grandes investidores, segurando melhor a volatilidade da moeda.

Essa operação deve otimizar todo o formato de liquidez e é possível que outros projetos utilizem essa tecnologia nas suas plataformas a fim de serem donos da sua liquidez.

Na prática o que acontece é que a Olympus vende seus tokens OHMs com um desconto no mercado e em troca pede tokens que são utilizados para liquidez em outros protocolos (LP tokens), ou ainda troca por DAI, as stablecoins descentralizadas.

Para essa ação existe um novo termo cripto, “bonding” que significa união ou junção, basicamente utilizar tokens que estão travados em algum protocolo para gerar novos tokens.

A outra opção de se beneficiar da rede é fazer o stake de OHM em recompensa por mais OHM, em março de 2022 o valor de APY do stake é de 899.6%, chocante né?

Para ilustrar melhor, vamos passo a passo com um exemplo:

Seus tokens OHM / DAI são usados para pools de liquidez como por exemplo o da SushiSwap se tornando tokens dentro de protocolos (LP) e esses tokens de liquidez podem ser atrelados a Olympus DAO a fim de gerar descontos na compra do OHM.

Dessa maneira a Olympus passa a ser dona de certos pools de liquidez e recebe taxas por ser um provedor e todo esse dinheiro das taxas vai para o tesouro do projeto.

Tá começando a entender alguma coisa? Foi justamente essa tecnologia que os tornou seu próprio provedor de liquidez e que pode ser utilizada por outras plataformas.

Essa ação gera um ciclo de reforço positivo no qual os investidores compram OHM e fazem stake a fim de receber uma renda passiva, e para ganhar ainda mais OHM os investidores podem “bond” seus outros ativos já travados em protocolos a fim de receber um desconto na OHM. Posteriormente os tokens serão trancados no tesouro e o protocolo gerará retorno para pagar o stake dos investidores.

Por fim, é interessante saber que esse projeto já teve diversos forks, ou seja, subdivisões por discordâncias dentro da rede, como é o caso da Klima DAO, por exemplo. E que a tecnologia ainda está sendo testada e provada no tempo para garantir a liquidez da plataforma e também entender como o token responde ao mercado, por isso vale a pena ficar atento!

O token OHM

O token OHM tem duas versões, aqui estamos tratando da V2, a mais atualizada.

Segundo o site CoinMarketCap, o preço do token OHM hoje é de $38.34 dólares.  Sua classificação atual em capitalização de mercado é em #2883, com $63,763,440. Há um fornecimento em circulação de 1,663,068.00 OHM, de um fornecimento máximo não definido de tokens.

Gráfico histórico de preço da moeda OHM. Fonte: CoinMarketCap

Você pode adquirir o token nas corretoras descentralizadas como a SushiSwap.

Lembrando que isso não é uma recomendação de compra e sim um artigo com viés educativo. 

Links Úteis

Conheça a nossa Sala VIP, onde publicamos nossos investimentos em tempo real para você copiar e ganhar tanto quanto nós!

Assertividade de 89,3% em nossos trades. Confira os rendimentos na página do VIP.

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional BYBIT:

SE CADASTRE AGORA!

Faça parte do nosso Canal Gratuito no Telegram:

TASSO LAGO CANAL – FREE

Acesse nosso grupo VIP do Telegram:

[CANAL VIP] TASSO LAGO

Acesse nossa Fraternidade:

CRITOTRADERS

Faça parte do Criptoclub:

CRIPTOCLUB