O que é a Dash e vale a pena investir?

Faça parte do nosso grupo gratuito de criptomoedas, análises diárias gratuitamente! – CLIQUE AQUI AGORA.

Criada em 2014 através de um fork da Litecoin, a Dash vem tentando se destacar ao adicionar algumas funcionalidades em relação a segurança e velocidade. Entenda tudo sobre esse meio de pagamento peer-to-peer aqui!

Capa site oficial

O que é e como funciona?

Segundo seu site oficial Dash é uma rede de pagamentos de ponto a ponto (p2p) da próxima geração, onde todas as transações são gravadas na blockchain: um livro-registro, descentralizado e distribuído. Uma criptomoeda segura, fungível e portatíl.

Ainda de acordo com a DAO (Organização Descentralizada e Autônoma) da Dash, a comunidade é o exemplo mais antigo de governança descentralizada. Pensando nisso, uma das inovações mais notáveis foi a criação de um tesouro, que financiaria propostas do projeto, acelerando a rede e o ecossistema. Esse tesouro é composto por 10% das recompensas dos blocos gerados, ou seja, uma coleta das taxas de transação da rede recebidas pelos mineradores.

Outra funcionalidade inovadora foi uma rede de dois níveis de nós, incluindo os “masternodes”. Um nó, ou node em inglês, são os indivíduos responsáveis por disponibilizar força computacional a fim de prover segurança à rede. 

O conceito de “masternode” foi um grande diferencial porque em uma rede tradicional p2p, os nodes participam igualmente como contribuidores. Portanto ao incluir uma segunda camada o projeto clama melhorar ainda mais suas ferramentas. 

Entre outras características interessantes:

-Instantsend: Em português, envio instantâneo. Permite a liquidação de pagamentos instantâneos. De maneira simples, o protocolo cria um encaixe para as transações. Se você envia um valor ele ficará travado até que os masternodes verifiquem a validade da transação, para que nenhuma outra transferência acabe gastando o dinheiro que já estava travado.

-Chainlocks: ferramenta que provê a confirmação de pagamentos aceitos. Essa tecnologia quando usada em paralelo ao InstantSend cria um ambiente no qual os pagamentos podem ser aceitos imediatamente sem o risco de um “evento de reorganização da blockchain”, tornando-a instantaneamente imutável.

Esse risco de reorganização ocorre quando há um requerimento múltiplo de “confirmações” antes de uma transação ser de fato aceita como pagamento. A ChainLocks é uma solução para esse problema, principalmente quando o usuário é iniciante.

Privatesend: oferece uma opção adicional de privacidade para transações.

O modelo que utilizam é chamado de Proof of Service (PoSe) ou prova de serviço, que incentiva os masternodes. Aqueles que falharem em participar em quóruns importantes da rede são penalizados, o que eventualmente acarreta em serem excluídos da elegibilidade de pagamento.

O fator principal que deve se analisar nos fundamentos da Dash, é o quão atualizada ela está, e quanto as soluções que propõe já não foram englobadas por outros projetos com uma tecnologia ainda mais avançada. Dessa maneira é possível visualizar se o projeto realmente está ultrapassado ou de fato atualizado.

Qual o seu histórico? 

A dash foi lançada em janeiro de 2014 e é um fork da Litecoin (LTC)

Os nomes atrelados aos seus criadores são: Evan Duffield e Kyle Hagan, ambos desenvolvedores de software. O primeiro nome  da moeda foi XCoin, que logo mudou para Darkcoin, em contraposição a Light (claro). Finalmente em março de 2015 decidiram que Dash seria mais apropriado!

Evan Duffield, co founder da Dash

O token DASH

Segundo o site CoinMarketCap, o preço do token DASH hoje é de $88.34 dólares.  Sua classificação atual em capitalização de mercado é em #83, com $945,302,723. Há um fornecimento em circulação de 10.614.015,97 DASH, 56% de um fornecimento máximo não definido de tokens.

Gráfico histórico de preço da moeda DASH. Fonte: CoinMarketCap

Você pode adquirir o token nas corretoras descentralizadas como a Binance e OKX.

Lembrando que isso não é uma recomendação de compra e sim um artigo com viés educativo. 

Links Úteis

Conheça a nossa Sala VIP, onde publicamos nossos investimentos em tempo real para você copiar e ganhar tanto quanto nós!

Assertividade de 89,3% em nossos trades. Confira os rendimentos na página do VIP.

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional BYBIT:

SE CADASTRE AGORA!

Faça parte do nosso Canal Gratuito no Telegram:

TASSO LAGO CANAL – FREE

Acesse nosso grupo VIP do Telegram:

[CANAL VIP] TASSO LAGO

Acesse nossa Fraternidade:

CRITOTRADERS

Faça parte do Criptoclub:

CRIPTOCLUB