financial move - tasso lago

Diferenças entre Blockchain e Tangle

Com a criação do conceito de tecnologias descentralizadas distribuídas (DLT), muitas tecnologias interessantes apareceram no mundo das criptomoedas. As tecnologias descentralizadas mais conhecidas são a Blockchain (uma grande parte das criptomoedas) e a Tangle (IOTA). Mas qual a diferença entre elas? Alguma leva vantagem em relação à outra? Nesse artigo vamos entender melhor como cada uma funciona e as diferenças entre elas.

O que são DLT (Tecnologias Descentralizadas Distribuídas) ?

As DLT ou Tecnologias Descentralizadas Distribuídas são como se fossem livros de registro digitais que registram todas as transações, incluindo seus detalhes em vários lugares ao mesmo tempo. Não há um banco de dados centralizado e nem uma autoridade centralizadora para esses registros. Além disso, qualquer pessoa pode participar da rede e realizar transações.

O maior exemplo de DLT seria a Blockchain do Bitcoin, ela surgiu com o whitepaper de Satoshi Nakamoto em 2008 e desde então vem revolucionando o mundo com suas ideias inovadores.

Como funciona a Blockchain?

A Blockchain, como dissemos no tópico anterior, foi criada em 2008 com intuito de descentralizar as transações e criar um mundo mais aberto financeiramente. E junto com ela, o Bitcoin foi criado. A Blockchain nada mais que é do que uma cadeia de blocos que se interligam para manter o funcionamento da rede. A Figura 1 ilustra como são esses blocos. Dentro de cada bloco, temos diversas informações como: índice, data de criação do bloco, hash anterior, hash do bloco atual e dados de transações.

O primeiro bloco de uma rede blockchain é chamado de bloco Genesis e ele que dá início a todo o processo.

Figura 1. Cadeia de Blocos na Blockchain. Fonte: https://www.spheregen.com/blockchain-technology-basics/.

Apesar da Blockchain ser bastante utilizada com as criptomoedas, ela possui algumas limitações atualmente: as taxas podem ser muito altas dependendo do tipo de transação, o algoritmo de consenso (Prova-de-Trabalho) necessita que sempre haja mineradores utilizando poder computacional para manter o funcionamento da rede e consequentemente, há uma pequena demora entre fazer a transação e a aprovação da mesma.

Como funciona a Tangle?

A Tangle é uma tecnologia descentralizada muito interessante a ser estudada. Ela é a tecnologia por trás da criptomoeda IOTA (nossa criptomoeda dessa semana) e funciona como um grafo direto acíclico (DAG).

A IOTA é uma criptomoeda utilizada juntamente com a indústria de IoT (Internet das Coisas), ela foi desenvolvida como uma possível evolução do Blockchain, resolvendo alguns problemas como escalabilidade e a taxa de mineração (o qual ela não possui).

Quando uma nova transação é emitida, ela aprova outras duas ou mais (k deve ser maior ou igual a dois) transações anteriores de modo aleatório, de acordo com algum algoritmo pré-definido. Esse processo pode ser observado na Figura 2 abaixo.

Image for post
Figura 2. Funcionamento da Tangle dentro da IOTA. Fonte: https://blog.iota.org/the-tangle-an-illustrated-introduction-4d5eae6fe8d4.

Um outro fato interessante do Tangle é que se não houver uma aresta diretamente ligada a nova transação adicionada e sim um caminho de tamanho dois ou mais entre duas transações, a transação que não está diretamente ligada é aprovada de modo indireto. Com esse sistema, transações podem ser aprovadas várias vezes, contribuindo para a segurança da rede.

Diferença entre a Blockchain e a Tangle

Como vimos acima, não há blocos na Tangle como na Blockchain, apenas transações que vão sendo aprovadas conforme outras transações forem entrando, o que garante a escalabilidade e funcionamento da rede. Para entendermos melhor, vamos olhar a Figura 3 abaixo.

Blockchain vs Tangle
Figura 3. Diferença entre a Blockchain e a Tangle.

Analisando a figura, podemos ver uma diferença muito importante: a Tangle pode conectar diversas transações uma na outra, enquanto a Blockchain necessita sempre de um bloco para agrupar as transações, o que deixa a rede mais lenta do que na Tangle.

Conclusões

Nesse artigo vimos brevemente o funcionamento da Blockhain e da Tangle, além de entender o que é uma tecnologia DLT. Além disso, conseguimos visualizar que a Tangle é uma tecnologia disruptiva, apta para o futuro da Internet das Coisas (IOT) devido a sua rapidez em aprovar transações na rede. Mas com as atuais melhorias na Blockchain e com a Lightning Network, essa briga pode ficar ainda mais interessante.

Se quiserem saber mais sobre a IOTA, no próprio site deles, há bastante informações sobre os protocolos de segurança e um aprofundamento maior no funcionamento da rede.

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Referências

https://www.iota.org/ – IOTA

https://blog.iota.org/ – Blog da IOTA

https://bitcoin.org/bitcoin.pdf – Whitepaper do Bitcoin

Quer dar um próximo passo no mercado de criptomoedas e descobrir quais são as moedas que mais vão explodir neste ano?

Tasso Lago vai dar uma aula gratuita na próxima terça-feira, às 20h, onde ele vai revelar os 3 segredos para encontrar a cripto certa e multiplicar seu dinheiro 2, 5, 10 vezes ainda neste ano.A aula é 100% gratuita mesmo e as vagas são limitadas. Por isso, clica no botão/banner abaixo e se inscreva agora antes que as vagas acabem. Não perca tempo!

Veja também outros conteúdos: