financial move - tasso lago

Como Minerar Dogecoin em 2022: Vale a Pena?

Já pensou em minerar Dogecoin? Sabe o que são as Dogecoins? Vem entender o que são essas criptomoedas e se elas são um bom investimento para este ano.

Uma das criptomoedas que apareceu muito em 2021 foi a Dogecoin. Já ouviu falar nela? E que tal minerar esse ativo? Será que vale a pena investir seus esforços nele?

Neste artigo, vamos nos aprofundar sobre a Dogecoin e o processo que envolve a sua mineração. 

O que é Dogecoin?

A Dogecoin surgiu de uma maneira muito diferente das outras criptomoedas. Ele é, na verdade, uma homenagem a um meme, o Doge. Um cachorro da raça Shiba Inu, que surgiu em 2013.

Pouco tempo depois, Billy Markus, um dos desenvolvedores do ativo, começou a trabalhar no código da Dogecoin para homenagear o meme. Por este motivo, a imagem do cão é a identidade da moeda.

Por conta do meme, a popularidade da moeda esteve presente no público geek, quando lançada em 2014. Vale lembrar que o mesmo aconteceu quando o Bitcoin foi lançado como criptomoeda.

Mas com o tempo, a Dogecoin foi ganhando espaço com outros públicos, principalmente nas discussões no Reddit, que é um fórum de debates sobre alguns temas e que, constantemente, aborda as moedas digitais.

Porém, o crescimento da Dogecoin também se deu pela doação de um valor de 55 mil dólares por parte da comunidade Dogecoin, em 2014, para as corridas de Stock Car dos EUA, em parceria com o piloto Nascar Josh Wise.

Na época, Wise usou a marca da criptomoeda no carro durante três corridas, o que deixou a Dogecoin ainda mais famosa.

E mesmo com valores baixos, por volta dos US$0,077, a criptomoeda se manteve circulando. Mas foi somente no início deste ano que a Dogecoin teve o seu auge. quando Elon Musk, CEO da Space X e Telsa, realizou diversos tweets em homenagem à moeda.

Ele não só homenageou a Dogecoin como também disse apoiar o projeto, aumentando o valor da criptomoeda. Isso foi possível devido a sua influência no mercado e nas pessoas que o acompanham nas redes sociais. 

Para se ter uma ideia, depois da declaração do CEO da Space X, o preço da moeda valorizou em 70% em pouquíssimas horas. Por conta disso, a Dogecoin ganhou força e já é cotada a US$0,27. 

Como minerar Dogecoin

Minerar Dogecoin é o processo de ser recompensado com um novo token para verificar as transações no blockchain. Vale ressaltar que o protocolo utilizado pela Dogecoin é o mesmo que se usa para minerar Bitcoin, o Proof of Work. 

Para quem não sabe, Proof of Work significa, em português, prova de trabalho. Todo esse processo ocorre conforme os mineradores validam as transações que acontecem dentro do blockchain da moeda.

E o que seria validar as transações? Seria, na verdade, encontrar solução matemática para problemas de alta complexidade, conhecidos como hash. E depois que a equação do hash é realizada, os blocos são validados.

Mas vale ressaltar que a mineração de dogecoin é diferente das demais em algumas áreas, como: algoritmo, tempo de bloqueio, dificuldade e recompensa.

Pode-se explicar o processo como quando muitos computadores trabalham no mesmo bloco de transações simultaneamente. No entanto, apenas um ganha a recompensa por novas moedas. Este, é um nó que adiciona o novo bloco ao antigo, com equações complexas.

E é comum encontrar muitas pessoas confusas quando o assunto é mineração de Dogecoin. Mas, basta você saber que existem duas maneiras, sendo sozinho ou em um pool de mineração, que as coisas ficam mais claras.

Um pool é um grupo de usuários que compartilham seu poder de computação com o objetivo de aumentar as chances para ganhar a corrida e confirmar novas transações

Como minerar dogecoin no celular?

Pelo celular, existem alguns aplicativos que podem ser utilizados para minerar o Dogecoin. O processo é bem simples. Você baixa o app na sua loja de aplicativos (Android ou iOS), instala, faz o cadastro e começa a minerar.

É necessário ter uma carteira digital para receber as criptomoedas.

Como minerar dogecoin no pc?

Pelo computador, existem três formas de se minerar Dogecoin. A primeira delas é usar o PC normalmente, a maioria dos computadores tem plenas condições de realizar os processos necessários.

A segunda é utilizar a placa de vídeo para esse fim. Nesse caso, seria necessário uma placa bastante potente, como as que os gamers utilizam em seus jogos.

A terceira forma é usar um scrypt ASIC Miner. Este é um hardware projetado para realizar apenas um trabalho. Os mineradores Scrypt ASIC estão programados para minerar moedas baseadas em scrypt como Litecoin e Dogecoin. Os mineradores ASIC são muito poderosos. Eles também são muito caros, barulhentos e podem aquecer bastante.

Essas três formas citadas, são com utilização do hardware. Existe também a possibilidade de fazer a mineração utilizando softwares.

Como minerar dogecoin na nuvem?

Minerar dogecoin na nuvem é minerar sem estar minerando! Simplificando, você aluga poder computacional de um enorme data center por uma taxa mensal ou anual. O Dogecoin é minerado no data center e, em seguida, sua parte é enviada para você.

Tudo que você precisa para minerar Dogecoin na nuvem é uma carteira Dogecoin. Em seguida, escolha um pool de mineração de nuvem para participar. Eobot , Nice Hash e Genesis Mining oferecem maneiras para minerar dogecoin na nuvem baseada em Scrypt por uma taxa mensal.

Quanto tempo demora para minerar 1 dogecoin?

Quantificar o tempo para a mineração do Dogecoin não é muito simples. Mas, se comparado ao Bitcoin, esse tempo é um milhão de vezes menor. 

Segundo sites especializados em mineração de criptomoedas (a maioria deles em inglês) o tempo médio para mineração de 1 Dogecoin é de duas horas. Mas essa é uma média, serve apenas de referência.

Vale a pena minerar dogecoin em 2022? 

Desde a sua criação, a Dogecoin tem se valorizado, em ritmo lento. Nesse sentido, a resposta para a pergunta acima é: depende.

Se você está pensando em retornos mais rápidos e em grande valor, de fato a Dogecoin pode não ser o que você procura neste momento. É um ativo de valor baixo, por isso, seriam necessários muitos tokens para se obter um lucro maior.

Se você está pensando em lucros maiores no futuro e olhando o potencial da Dogecoin, então você deveria minerar a criptomoeda. 

E porque estamos falando de lucros futuros?

Para começar, minerar é um processo que envolve o gasto de energia e do computador. Só isso já é um gasto maior do que um retorno imediato que a criptomoeda pode te dar. Então, o mais prudente é pensar no futuro e em uma valorização do token.

E como o princípio básico do bom investidor é ter uma variedade de ativos, a Dogecoin passa a ser uma boa possibilidade.

Quer dar um próximo passo no mercado de criptomoedas e descobrir quais são as moedas que mais vão explodir neste ano?

Tasso Lago vai dar uma aula gratuita na próxima terça-feira, às 20h, onde ele vai revelar os 3 segredos para encontrar a cripto certa e multiplicar seu dinheiro 2, 5, 10 vezes ainda neste ano.A aula é 100% gratuita mesmo e as vagas são limitadas. Por isso, clica no botão/banner abaixo e se inscreva agora antes que as vagas acabem. Não perca tempo!

Veja também outros conteúdos: