Como Comprar Ethereum: Inicie Hoje no Trading

por Tasso Lago, em 15 de março de 2022

Engenheiro, Pós Graduado em Finanças Corporativas pela COPPEAD/UFRJ e Mestre em Corporate Finance pela Université de Bordeaux. Atuou como Analista Financeiro para o Banco da IBM - USA e para Fundação Getúlio Vargas como Inteligência de Mercado. Professor de Blockchain e Criptomoedas na COPPEAD/UFRJ. Atua como Gestor de Portfólio e Consultor Financeiro, tendo mais de 10 milhões de reais em ativos gerenciados.




A Ethereum é uma criptomoeda revolucionária que ocupa a terceira posição entre os criptoativos mais negociados do mundo, tendo sido diversas vezes considerada a segunda maior moeda digital do planeta, ficando atrás apenas do Bitcoin.

Os motivos que levam a Ethereum a ser tão popular são diversos, mas um deles é que não se trata apenas de uma criptomoeda, mas de uma plataforma que vai além das funções exercidas e comportadas pelo sistema monetário, com uma tecnologia que permite a execução de contratos inteligentes e autônomos, que não podem ser burlados, revertidos ou alterados.

Em 2017, a Ethereum teve uma valorização de mais de 9000%, o que é muito mais do que qualquer investimento tradicional pôde atingir no período. E não para por aí. As transações com a criptomoeda são consideravelmente mais rápidas do que as feitas com Bitcoins, o que a coloca em vantagem competitiva e chama bastante atenção para o ativo.

Democrática, a Ethereum está disponível para compra e venda para qualquer pessoa que deseje atuar no mercado de ativos digitais e será apresentada em detalhes neste conteúdo, para que você saiba como iniciar no trading e aproveitar todas as oportunidades do criptouniverso. Acompanhe!

como comprar ethereum

Trading de Ethereum

Sempre que se fala em trading, é natural se lembrar do termo “daytrade”, cada vez mais popular, e, ao pesquisar sobre esse termo, é bem possível que você se assuste com a quantidade de alertas que surgirão, explicando que o percentual de pessoas que são bem sucedidas nesse tipo de operação é bem pequeno.

Porém, o trading é muito mais do que apenas o “day trade”, onde o especulador trabalha sempre buscando lucros rápidos, em operações contínuas dentro de um ou mais mercados, se expondo a um risco bastante alto.

O trading é um conjunto de técnicas e métodos que podem ser utilizados, e o day trade é uma das possibilidades, mas há outras opções mais seguras, como as que incentivam que o investidor mantenha sua posição de longo-prazo, ajustando e movimentando seus ativos em períodos de pânico ou pico.

Vale dizer, que no caso do Ethereum e das outras criptomoedas, as negociações não ocorrem de forma centralizada, como acontece no mercado acionário, através da Bolsa de Valores. As criptomoedas são transacionadas de forma individual por cada corretora (exchange), sendo que cada uma atua com suas próprias taxas, regras, prazos e métodos de segurança.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que é trading, vamos falar sobre a Ethereum e compartilhar algumas dicas que podem ajudar, principalmente, novos investidores e futuros traders que querem ser bem sucedidos em suas transações. Acompanhe!

Leia também: Day Trade é Furada Para Quem?

Leia também: Como se tornar um trader

O que eu preciso saber antes de comprar Ethereum?

Antes de realizar sua primeira compra de Ethereum, você precisa ter conhecimento sobre o ativo que está adquirindo. Por isso, explicaremos detalhadamente sua origem, seus objetivos e porque essa criptomoeda está se tornando cada vez mais importante dentro do mercado de investimentos. Veja abaixo!

O que é Ethereum?

O Ethereum foi criado por VitalikButerin, um programador que já conhecia a tecnologia do Bitcoin, mas acreditava que ela poderia ser utilizada para mais coisas, além de ser um meio de pagamento.

Com base nesse pensamento, Buterin desenvolveu uma plataforma capaz de criar e executar contratos inteligentes e aplicações descentralizadas, com enormes possibilidades de uso, (criptomoeda, ICO e até sistemas de votação) de maneira rápida, transparente, segura e com baixo custo, e a denominou de Ethereum.

Como você pôde perceber acima, quando falamos inicialmente em Ethereum, não estamos falando de uma moeda, mas sim de uma plataforma com diversas funcionalidades. Dentro dessa plataforma foi criada uma criptomoeda chamada Ether (ETH).

A história, no entanto, não acaba por aí. Em 2006, a Ethereum sofreu um ataque hacker que roubou U$50 milhões em Ether, e a comunidade ficou dividida sobre o futuro da criptomoeda, decidindo que uma nova rede deveria ser criada, a fim de ressarcir os valores roubados e desenvolver um sistema ainda mais seguro.

A rede inicial da Ethereum, nesse momento, teve seu nome alterado para Ethereum Classic e uma nova moeda passou a ser chamada de Ethereum, se tornando mais forte e mais popular do que seu projeto original.

Como comprar Ethereum

Agora é a hora! Vamos falar sobre os pontos de atenção mais importantes para quem quer saber como comprar Ethereum. Assim, você já terá uma base consistente de conhecimento, antes de começar a investir seu dinheiro na criptomoeda!

Como comprar Ethereum no Brasil?

como comprar ethereum no Brasil

Embora não haja nenhum grande mistério envolvido na compra de Ethereum no Brasil, tomar algumas precauções e saber o que você pode esperar desse tipo de investimento e suas negociações, pode evitar que você tenha problemas e decepções futuras.

Invista aos poucos

Comprar Ethereum é tão arriscado quanto comprar qualquer outra criptomoeda, e não é tão diferente quanto realizar qualquer investimento em ações no mercado tradicional.

Aplicar altos valores ou percentuais em um só ativo, seja ele o Ethereum ou qualquer outro, pode impedir que você tenha disponibilidade financeira para investir em outras oportunidades que surgirem.

Além disso, não é possível prever se haverá valorização ou desvalorização do Ethereum (e nem de outra qualquer outra criptomoeda). Por isso, investir uma parcela pequena dos valores que você tem disponível garante que você não precisará realizar uma venda emergencial para cobrir necessidades pessoais, e acabe perdendo dinheiro na transação por não poder esperar um momento de valorização.

Assim como todo investimento, aplicações em criptomoedas também oferecem riscos, e é importante ter uma visão de longo prazo para ter chances de ser bem sucedido nessa empreitada.

Quem começa comprando pouco, experimenta o risco sem perigos demasiados, e tem a chance de aprender com o mercado e com a prática, aumentando a racionalidade envolvida nas transações e tendo mais percepção a respeito dos movimentos que fazem o preço da cripto subir ou descer.

Entenda que o Ethereum é volátil

Já é consenso entre os economistas e os profissionais do campo dos investimentos, que as criptomoedas não são os melhores tipos de aplicações financeiras para pessoas muito conservadoras, e menos ainda, para quem não sabe lidar com a ansiedade ou com períodos de instabilidade.

O Ethereum é volátil, assim como todas as outras criptomoedas que estão dentro de um mercado que funciona 24 horas, e quem precisa de um resgate muito rápido dos seus investimentos pode acabar saindo no prejuízo.

Compre e venda na hora certa

Quem já está acostumado a fazer trading tem uma excelente ideia de como funcionam as operações de compra e venda de ações, e as negociações de Ethereum funcionam da mesma forma.

Porém, quem nunca negociou na bolsa de valores ou em corretoras de ativos digitais, pode se sentir um pouco perdido na hora de fazer compra e venda de criptomoedas, o que também pode ser um causador de ansiedade e, por fim, de prejuízo.

A principal orientação para comprar Ethereum é: compre em momentos de queda e venda quando o valor subir. Seja no mesmo dia (se você quiser ser um day trader de Ethereum), na mesma semana (swing trader), mês, ano ou mais tempo (estratégia buy and hold).

Aceite que não é possível ganhar sempre

Quem quer lucrar com o Ethereum e com as outras criptomoedas precisa estar disposto a correr riscos muito maiores do que correria se deixasse seu dinheiro na poupança ou aplicado em investimentos seguros como o Tesouro Direto, CDBs e CDIs. Afinal, quando aumentam as possibilidades de ganhos, também aumentam as chances de perdas.

Aceitar esses riscos e não se frustrar caso haja resultados negativos é essencial para que o trader seja consistente, conseguindo se manter no lucro, mesmo após operações mal sucedidas.

Pesquise e Estude

Antes de aplicar dinheiro em qualquer investimento, é necessário ter, pelo menos, um pouco de conhecimento sobre o assunto. E com o Ethereum não é diferente. Isso significa que se você deseja se tornar um trader ou investidor dessa criptomoeda, precisa conhecer seus usos e tendências.

Como comprar Ethereum hoje?

Se você já compreendeu tudo que está envolvido no universo dos criptoativos, percebeu que tem o perfil para negociar com criptomoedas, e decidiu que quer começar agora, continue lendo este conteúdo e descubra como comprar Ethereum hoje!

O primeiro passo é escolher uma corretora de criptos. Depois, escolha o valor que deseja investir e faça o depósito para a plataforma.

Inclua uma ordem de compra à mercado (para a compra ser feita imediatamente), ou programe sua aquisição para quando o Ethereum atingir um valor que você esteja disposto a pagar.

A negociação ocorrerá de forma voluntária entre você e outro trader, através da exchange (corretora) escolhida por vocês. Essa exchange receberá uma comissão por estar intermediando a transação e garantindo que o comprador receberá a quantidade de Ethereum que solicitou, e que o vendedor receberá o preço que cobrou para realizar a venda.

Assim que a transação é concluída, o novo dono de Ethereum pode transferir suas criptomoedas para outra carteira (wallet), física ou digital. Caso não faça isso, a própria Exchange ficará responsável pela custódia dos seus ativos adquiridos através dela.

Conclusão

Como você pode notar, o Ethereum é um criptoativo bastante conhecido e operacionalizado no mercado de moedas digitais, se tornando um dos mais interessantes investimentos a serem acompanhados por quem não quer perder a oportunidade de lucrar com as criptomoedas e com o mercado que se formou ao redor delas.

Se você quer aprender mais sobre o Ethereum e outras moedas como o Bitcoin e o Litecoin, fique por aqui e navegue por dezenas de conteúdos criados exclusivamente para os leitores do Financial Move.

Se essa matéria foi útil para você, compartilhe com seus amigos pelo WhatsApp ou nas mídias sociais e nos ajude a levar informação de qualidade e educação financeira a mais pessoas!

Tabela de Conteúdos