Padrões de Candles: Tudo o que Você Precisa Saber

por Tasso Lago, em 12 de abril de 2022

Engenheiro, Pós Graduado em Finanças Corporativas pela COPPEAD/UFRJ e Mestre em Corporate Finance pela Université de Bordeaux. Atuou como Analista Financeiro para o Banco da IBM - USA e para Fundação Getúlio Vargas como Inteligência de Mercado. Professor de Blockchain e Criptomoedas na COPPEAD/UFRJ. Atua como Gestor de Portfólio e Consultor Financeiro, tendo mais de 10 milhões de reais em ativos gerenciados.




Se você já ouviu falar dos padrões de candlesticks, sabe como eles podem ajudar a entender os movimentos dos ativos e do mercado financeiro. Mas se você está chegando agora no mundo dos investimentos e ainda não sabe o que são esses padrões, é hora de começar a pesquisar.

Mas para te ajudar a entender melhor o que são os padrões de candlestick e como eles podem te ajudar a crescer no mercado financeiro e investir melhor, escolhendo os ativos de forma consciente e segura.

O que são Padrões de Candlesticks?

padrões de candle

Os padrões de candlestick são uma forma de análise gráfica de ativos de renda variável. O nome vem do formato que esse instrumento tem, geralmente parece uma vela ou um candelabro.

Esses padrões surgiram no Japão, por operadores que cuidavam de contratos futuros na Bolsa Dojima, em Osaka. De acordo com a história contada no oriente, essa metodologia de análise surge da forma de negociação de contratos futuros de arroz, maior fonte de riqueza nipônica à época.

No ocidente, esse tipo de análise foi trazida na década de 1980, por Steve Nison.

Como funciona o candlestick? 

O gráfico é basicamente formado por uma vela (ou candle, em inglês) que contém duas partes: corpo e sombras. O corpo nada mais é do que um retângulo colorido, que pode ser branca ou verde, quando ele indicar positivo ou vermelho/preto, quando for negativo. As extremidades, tanto inferior quanto superior, são chamadas de sombras.

Cada parte de um candlestick representa uma coisa. Ao todo, quatro são as partes que o compõem e são elas: a parte superior do corpo, é relativa à abertura do período escolhido para análise; a parte inferior do corpo, é o fechamento do período; a sombra superior é relativa ao preço máximo e a sombra inferior à mínima do preço.

Por que usar a análise de candle?

Esse tipo de análise gráfica é uma forma de verificar o comportamento de uma ativo e suas cotações ao longo de um período determinado. Caso esse gráfico não existisse, seria preciso optar por um de linhas para cada um dos preços, o que poderia gerar bastante confusão.

Um de seus principais focos é a antecipação das tendências das cotações de renda variável. Isso ocorre pela tendência a formar padrões específicos, correspondentes aos movimentos dos preços.

O que significa os Padrões de Reversão de Candle?

O padrão de reversão de candlestick são, falando de forma simples, uma formação gráfica onde uma ou mais candles apontam para uma possível mudança de direção no preço do ativo. 

Mas isso não quer dizer, obrigatoriamente, que a tendência do ativo vá mudar. Há algumas nuances que devem ser observadas em conjunto com as candles para ter uma análise mais precisa sobre a mudança de tendência.

As reversões podem ser, por exemplo, uma mudança de movimento da alta para a baixa e vice-versa, dependendo do que o gráfico apresenta.

Quais os principais Padrões?

Para entender melhor como esses padrões se mostram é importante saber que existem uma infinidade deles, mas alguns são considerados os principais. Então vamos falar um pouco sobre cada um deles.

1 – Engolfo de alta (Bullish Engulfing) – este padrão é formado por duas partes. Se encontra, no geral, em momentos de mínimas históricas de tendências de baixa e, igualmente, após rápidos movimentos de baixa.

A anatomia desse padrão é relativamente simples. Abre-se uma nova barra, geralmente abaixo da mínima da candle anterior (de cor preta) engolfando (daí o nome) a barra anterior com um movimento oposto. Normalmente, não se nota sombras nessa nova barra. Se for seguido de volume, esse padrão é uma excelente forma de demonstrar força no sentido oposto à tendência.

2 – Engolfo de baixa (Bearish Engulfing) – É basicamente um espelho do anterior, mas encontra-se nas tendências de alta. O padrão opera da mesma forma que o engolfo de alta, porém do lado oposto.

3 – Martelo (Hammer) – Geralmente não apresenta sombra superior e tem um corpo menor, com a sombra inferior tendo o dobro de seu tamanho. Geralmente é encontrado em fundos cujas tendências são de baixa prolongada.

4 – Estrela cadente (Shooting Star) – este é um padrão de reversão, localizado logo após uma tendência de alta. Costuma aparecer após longos períodos de tendência de alta.

A apresentação desse padrão tem um corpo pequeno, costumeiramente sem sombra inferior. Já a superior deve ter no mínimo o dobro do tamanho do corpo real. Estatisticamente, este padrão se mostra mais confiável após tendências de maior duração.

5 – Doji – também chamado de padrão de indecisão. Aponta os momentos de equilíbrio e/ou indecisão do mercado. É formado por um único período, com preços de abertura e fechamento idênticos e com isso formando uma candle sem corpo definido. O Doji pode ter sombras e, com frequência, se parece com uma cruz.

padrões de candlestick

Todos os tipos de candles 

Falamos no início do tópico anterior que existe uma diversidade de padrões de candles. Como falar sobre cada um deles resultaria em um artigo gigantesco, escolhemos os 5 principais para explicar no tópico anterior. Mas vamos citar todos os tipos nessa lista que preparamos.

1 – Doji Comum – Doji Regular 

2 – Doji de Pernas Longas – Long-legged Doji 

3 – Doji Lápide – Gravestone Doji 

4 – Doji Libélula – Dragonfly Doji 

5 – Doji de Quatro Preços – Four Price Doji 

6 – Marubozu Branco – Alta

7 – Marubozu Preto – Baixa 

8 – Spinning Top Branco – White Spinning Top

9 – Spinning Top Preto – Black Spinning Top

10 – Cinto de Segurança de Alta – Bullish Belt Hold 

11 – Martelo – Hammer 

12 – Martelo Invertido – Inverted Hammer 

13 – Harami de Fundo – Bullish Harami

14 – Engolfo de Alta – Bullish Engulfing 

15 – Ave Migratória de Alta – Bullish Homing Pigeon

16 – Alinhamento na Baixa – Bullish Matching Low

17 – Linhas de Reunião de Alta – Bullish Meeting Lines 

18 –  Sanduiche de Graveto – Bullish Stick Sandwich 

19 – Três Estrelas no Sul – Three Stars in the South 

20 – Estrela Tripla de Fundo – Tri-Star Bullish

21 – Três Rios de Alta – Bullish Three River 

22 –  Interrupção de Alta – Bullish Breakaway 

23 – Escada de Alta – Bullish Ladder Bottom

24 – Linha de Perfuração de Alta – Bullish Piercing Line Pattern 

25 – Chute de Alta – Kicking

26 – Bebê Abandonado de Alta – Bullish Abandoned Baby 

27 – Estrela da Manhã – Bullish Morning Star 

28 – Três Por Dentro de Alta – Bullish Three Inside Up 

29 – Três Por Fora de Alta – Bullish Three Outside Up 

30 – Três Soldados Brancos – Bullish Three White Soldiers 

31 – Bebê Engolido de Alta – Bullish Concealing Baby Swallow 

32 – Linha de separação de Alta – Bullish Separating Lines 

33 – Strike de Alta – Bullish Three-Lines Strike 

34 – Gap de Alta Tasuki – Bullish Upside Tasuki Gap 

35 – Linhas brancas lado a lado de alta – Bullish Side-by-Side White Lines

36 – Cinto de Segurança de Baixa – Bearish Belt Hold 

37 – Homem Enforcado – Hanging Man

38 – Estrela Cadente – Shooting Star 

39 – Harami de Topo – Bearish Harami 

40 – Engolfo de Baixa – Bearish Engulfing 

41 – Linhas de Reunião de Baixa – Bearish Meeting Lines

42 – Bloqueio Avançado – Bearish Advanced Block 

43 – Deliberação de Baixa – Bearish Deliberation 

44 – Estrela Tripla de Topo – Bearish Tri-Star

45 – Dois Corvos – Bearish Two Crows 

46 – Interrupção de Baixa – Bearish Breakaway

47 – Nuvem Negra – Dark Cloud Cover 

48 – Chute de Baixa – Bearish Kicking

49 – Bebê Abandonado de Baixa – Bearish Abandoned Baby 

50 – Estrela da Tarde – Evening Star 

51 – Três Corvos Negros – Bearish Three Black Crows 

52 – Linha Separatória de Baixa – Bearish Separating Lines

53 – Strike de Baixa – Bearish Three-Lines Strike 

54 – Pescoço de Baixa – Bearish On Neck 

55 – Gap de Baixa Tasuki – Bearish Downside Tasuki Gap 

56 – Linhas Brancas lado a lado na Baixa – Bearish Side By Side White Lines

Porque é importante entender os padrões de candles

De maneira geral, os padrões de candlestick mostram possíveis mudanças nas variações dos preços e, em alguns casos, também a mudança da tendência do mercado para aquele ativo.

Entender os padrões é estar um passo à frente e poder prever esses comportamentos, permitindo que você aja rápido e evite perdas ou maximize seus ganhos, dependendo do que o movimento em questão aponta.

Além disso, eles podem ser combinados com outros indicadores, que darão ainda mais precisão e certeza para a sua tomada de decisões.

Tabela de Conteúdos