financial move - tasso lago

O que são as CBDCs?

Muitas pessoas do mercado financeiro já ouviram falar sobre as criptomoedas como o bitcoin, ethereum, etc e para que elas servem. Mas sabemos que algumas criptomoedas não são apropriadas para fazer pequenas transações devido as taxas, por menor que seja a transação. O que está surgindo no momento são as moedas digitais de bancos centrais (CBDC), as quais muitos países estão investindo tempo e dinheiro na ideia. No artigo de hoje vamos entender melhor o que elas são e como funcionam. Vamos lá?

Antes de continuar lendo, entre em nosso canal gratuito e tenha acesso em primeira mão as melhores análises e artigos do mercado -> Entre Agora!

O que são?

Como o próprio nome diz, as Central Bank Digital Currencies (CBDC) são moedas fiduciárias que estão em formato digital e são atreladas as regulamentações de um governo. A ideia é poder ter uma moeda fiat com algumas características das criptomoedas, por isso muitas implementações das mesmas são baseadas em blockchain ou alguma tecnologia DLT (Distributed Ledger Technology).

Além de serem centralizadas, as CBDCs também são emitidas pelo governo de cada país. Diferentemente do bitcoin que não possui fronteiras e nem centralização em nenhum país. Um dos países que vem investindo pesado nesse tipo de moeda é a China, que está trabalhando em um projeto chamado DC/EP desde 2014 e algumas pessoas acreditam que essa moeda chinesa pode ameaçar o poderio do dólar!

Como funciona?

Tecnicamente falando, qualquer CBDC é essencialmente um banco de dados controlado pelo governo e apenas algumas entidades podem transacionar na rede. Com essa centralização, o governo pode reverter transações e banir carteiras fraudulentas.

Como falado anteriormente, muitas CBDCs rodam em cima de blockchain, porém algumas podem rodar em blockchains privadas, com uma camada base mais centralizada o que garantiria a centralização do poder e a segurança da rede descentralizada. Cada país está construindo sua própria CBDC de um jeito diferente, não é uma receita de bolo.

Mas quais os benefícios? Pensem no seguinte cenário: eu mando uma mensagem para alguém pelo celular. A mensagem é enviada de modo rápido, não é? Isso já não acontece com as moedas fiduciárias como conhecemos atualmente, algumas transações podem levar dias. Além disso, os custos de transacionar seriam mínimos, o que poderia facilitar o acesso de mais pessoas ao sistema financeiro global.

Conclusões

O mundo financeiro como nós o conhecemos está mudando cada vez mais rápido, as CBDCs são a prova dessa revolução tecnológica: vários países implementando suas próprias moedas em blockchains e tecnologias descentralizadas que antes não acreditavam.

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Referências

Central Bank Digital Currencies (CBDC) Explained (Binance Academy) – https://academy.binance.com/en/articles/central-bank-digital-currencies-cbdc-explained

Central Bank Digital Currency (Investopedia) – https://www.investopedia.com/terms/c/central-bank-digital-currency-cbdc.asp

What Is a CBDC? (Coindesk) – https://www.coindesk.com/what-is-a-cbdc

Quer dar um próximo passo no mercado de criptomoedas e descobrir quais são as moedas que mais vão explodir neste ano?

Tasso Lago vai dar uma aula gratuita na próxima terça-feira, às 20h, onde ele vai revelar os 3 segredos para encontrar a cripto certa e multiplicar seu dinheiro 2, 5, 10 vezes ainda neste ano.A aula é 100% gratuita mesmo e as vagas são limitadas. Por isso, clica no botão/banner abaixo e se inscreva agora antes que as vagas acabem. Não perca tempo!

Veja também outros conteúdos: