O que é Zcash (ZEC) e vale a pena investir?

Faça parte do nosso grupo gratuito de criptomoedas, análises diárias gratuitamente! – CLIQUE AQUI AGORA.

Criada em 2016, a Zcash (ZEC) trouxe inovações para o mercado cripto, mas em sentidos ainda mais surpreendentes que o usual: na proteção e segurança das transações. Venha entender tudo sobre o que é a Zcash e como ela opera neste artigo.

Fonte: site oficial Z.cash

O que é? 

A Zcash foi fundada pelo grupo informal cypherpunk e liderada pelo CEO da Zerocoin Electric Coin Company e especialista em segurança da computação Zooko Wilcox-O’Hearn, é uma criptomoeda descentralizada, focada em usuários que buscam por privacidade e confidencialidade nas transações. Isso porque a moeda utiliza recursos com tecnologia de prova de reconhecimento zero, o zk-SNARK, que significa “Argumento Não-Interativo Exclusivo de Conhecimento Zero” – permitindo maior sigilo de informações na rede, como o remetente, destinatário e quantia transacionada.

Mas afinal, essa maior discrição da cripto é um diferencial? Definitivamente. Ao contrário do que grande parte das pessoas acreditam, a maioria das criptomoedas, como o Bitcoin, são pseudo-anônimas, ou seja, os dados de identidade não são abertamente expostos mas podem ser rastreados por diferentes métodos tecnológicos de perícia. Assim, o fato de a Zcash ter o recurso de “transação protegida” permite que ela não seja registrada no blockchain, resolvendo problemas de falta de privacidade dos usuários e evitar ataques cibernéticos. Mas é importante entender que nem todas as transações dessa moeda são anônimas, apenas quando escolhidas de tal forma, evitando brechas para ações ilícitas.

Zooko Wilcox-O’Hearn, criador da Zcash.

Fonte: Forbes.

O primeiro halving da história da ZEC aconteceu em novembro de 2020. O halving da criptomoeda ocorre da mesma forma que o BTC, com a redução na recompensa dos mineradores pela metade. Além disso, houveram mudanças nas políticas de governança, com um acordo de maior descentralização.

O token ZEC

Segundo o site CoinMarketCap, o preço do token ZEC hoje é de $122,10 dólares.  Sua classificação atual em capitalização de mercado é em #49, com $2.181.195.806 USD. Há um fornecimento em circulação de 13,962,056.25 ZEC, 66% de um fornecimento máximo de 21.000.000 de tokens.

Como funciona a moeda e sua privacidade?

Em termos de circulação, a Zcash segue os mesmos padrões do Bitcoin. Ela é open source, escassa e minerável. Seu limite total de fornecimento é de 21 milhões de moedas.

Mas, como novos ZECs são criados? Quando uma nova quantidade é minerada e vai para o final do blockchain, um montante é dividido entre subsídios de mineradores e “recompensas para os fundadores” (do inglês “Founders’ Reward”), em uma proporção de 80% e 20%, respectivamente, para o desenvolvimento do financiamento. O subsídio para um halving em intervalos regulares para reduzir a taxa de emissão conforme o fornecimento total se aproxima de 21 milhões.

A moeda é apoiada pela Zcash Foundation, uma organização criada em fevereiro de 2017 e que opera independentemente, com fins de caridade pública. A fundação constrói infra-estrutura de privacidade financeira para o bem público, servindo principalmente os usuários do protocolo Zcash e blockchain. A organização recebe parte da recompensa dos ZECs emitidos, mais especificamente 5%. Além dela, 8% são emitidos para o Fundo de Subsídios Principais e 7% para a Electric Coin Company (ECC).

A Zcash Foundation implantou diversas melhorias no sistema da ZEC em seus últimos anos de atuação. Um exemplo deles foi o lançamento, em 2019, de uma carteira chamada Zepio, que garante a privacidade em transações asseguradas. Além dela, também ocorreu uma parceria com a Parity Technologies para lançar um novo cliente de software, Zebra – um cliente de código aberto que serve como alternativa caso a ZEC falhe.

O protocolo da ZEC alavanca os zk-SNARKs como elementos opcionais de privacidade. Os endereços que começam com “t” são transparentes, enquanto os que começam com “z” possuem melhorias de confidencialidade e são chamados de protegidos (“shielded addresses”).

Fonte: site Electric Coin CO.

Cenário mundial e a Zcash

Com os atuais eventos políticos ocorrendo na Rússia e nos EUA, março de 2022, as moedas de privacidade vêm ganhando aumento de preço justamente por preservar a confidencialidade dos investimentos de seus usuários, sendo registrados ganhos entre 10% e 20% nas últimas semanas.

A partir do aumento e popularização das criptomoedas, diversos governos acreditam ser uma ótima oportunidade para se regulamentar a economia digital, a fim de evitar possíveis danos nos mercados financeiros tradicionais.

Assim, com comunicados dos governos russo e norte-americano sobre a identificação de usuários que movimentam dinheiro entre suas contas cripto e bloqueio de saques de moedas estrangeiras, os investidores estão cada vez mais migrando para opções que ofereçam confidencialidade nas transações.

Dessa forma, fica claro entender as vantagens cada vez mais atuais do opções com maior grau de segurança de dados que a ZEC e outras moedas, como a Monero, trazem para os usuários que optam por incluí-las em suas carteiras.

Links Úteis

Conheça a nossa Sala VIP, onde publicamos nossos investimentos em tempo real para você copiar e ganhar tanto quanto nós!

Assertividade de 89,3% em nossos trades. Confira os rendimentos na página do VIP.


Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional BYBIT:

SE CADASTRE AGORA!

Faça parte do nosso Canal Gratuito no Telegram:

TASSO LAGO CANAL – FREE

Acesse nosso grupo VIP do Telegram:

[CANAL VIP] TASSO LAGO

Acesse nossa Fraternidade:

CRITOTRADERS

Faça parte do Criptoclub:

CRIPTOCLUB