20 Maneiras de Como Ganhar Dinheiro sem Trabalhar

por Tasso Lago, em 12 de abril de 2022

Engenheiro, Pós Graduado em Finanças Corporativas pela COPPEAD/UFRJ e Mestre em Corporate Finance pela Université de Bordeaux. Atuou como Analista Financeiro para o Banco da IBM - USA e para Fundação Getúlio Vargas como Inteligência de Mercado. Professor de Blockchain e Criptomoedas na COPPEAD/UFRJ. Atua como Gestor de Portfólio e Consultor Financeiro, tendo mais de 10 milhões de reais em ativos gerenciados.




Já pensou em ganhar dinheiro sem precisar trabalhar 8 horas por dia, 5 dias por semana? É o sonho de muita gente e neste artigo, falaremos sobre isso.

Se tem algo que todo mundo gostaria que acontecesse é ganhar dinheiro sem precisar trabalhar, principalmente naqueles empregos chatos e que no fundo ninguém gosta de verdade.

Antes que você comece a pensar em coisas mirabolantes, saiba que é possível fazer o seu dinheiro render sem precisar passar horas a fio trabalhando todos os dias. Quer saber como fazer isso? Então segue a leitura que nós te contamos tudo.

Como ganhar dinheiro sem trabalhar?

Em primeiro lugar, quando falamos em ganhar dinheiro sem trabalhar, estamos falando de não precisar ter uma rotina de 8 horas de trabalho em um escritório, entre outras coisas inerentes ao trabalho padrão como se conhece hoje.

É importante deixar claro esse ponto, para ninguém pensar que vamos ensinar a fórmula mágica para ganhar dinheiro enquanto você assiste TV ou algo do gênero.

Existem formas de se ganhar dinheiro dedicando uma hora do dia para se fazer exclusivamente aquilo e depois você fica com o restante do tempo livre para aproveitar da forma como achar melhor.

Como ganhar dinheiro sem trabalhar?

20 Maneiras de ganhar dinheiro sem trabalhar

Agora que você sabe que é possível ganhar dinheiro sem precisar trabalhar formalmente, preparamos aqui uma lista com 20 ideias para você lucrar fazendo pouco. Vamos a elas:

1 – Responda pesquisas online – Existem diversos sites que pagam as pessoas apenas para responder pesquisas de opinião sobre um determinado produto ou serviço. Geralmente, o pagamento é feito via paypal, o que demanda que o usuário abra uma conta nesse serviço. Você pode responder quantas pesquisar quiser, nos dias que quiser.

2 – Venda ou revenda produtos – Isso pode ser feito online, sem você precisar sair da sua casa. Diversas marcas proporcionam esse tipo de serviço online. Basta procurar uma que seja do seu agrado e começar a revender.

3 – Alugue um bem – suponhamos que você tenha um cortador de grama que está parado, mas seus vizinhos precisam de um para cuidar do seus quintais. Eis aí a oportunidade de alugar o seu cortador de grama e fazer ele render dinheiro. E esse é só um exemplo, você pode alugar o bem que você tiver disponível.

4 – Alugue um quarto da sua casa – Se você tem um quarto em casa sobrando, ou então uma edícula (construção comum em casas mais antigas), você pode alugar esse espaço para gerar renda a partir daí. 

5 – Seja um freelancer – Você pode fazer serviços no modelo de freelancer, como escrever por exemplo. Você é contratado para escrever um artigo ou uma quantidade X de artigos. Finalizado o trabalho, você é pago e pode cuidar de si mesmo no restante do tempo.

6 – Seja um tradutor – Serviços de tradução sempre são requisitados e se você é fluente em uma língua estrangeira, faça disso uma forma de gerar renda.

7 – Trabalhe como assistente virtual – Uma das opções é ser assistente virtual. Ou seja, você vai auxiliar alguém de forma remota. Dependendo das tarefas, você terá bastante tempo livre ao longo do dia.

8 – Invista seu dinheiro – Esse é um ponto bastante importante. Investir seu dinheiro é uma das formas mais simples de se ganhar dinheiro sem precisar trabalhar. Ele rende, gera dividendos e você pode usufruir disso. Claro que há a necessidade de se estudar os ativos onde o seu dinheiro será investido e entender todo o funcionamento do mercado. Mas feito isso, você pode ter o seu dinheiro gerando dinheiro por muito tempo.

9 – Faça um bazar de garagem – Sabe aquelas coisas que estão encostadas na sua garagem ou no quarto da bagunça? Elas podem ser úteis para alguém. Você pode fazer um bazar de garagem presencial ou usar aplicativos para vender online.

10 – Assista propagandas online – Existem sites que te pagam para assistir propagandas. Sim, parece até conto da carochinha, mas existe. Então é basicamente você ser pago para ver comerciais, o que não dá muito trabalho e rende uma grana.

11 – Venda pequenos serviços – Outra coisa que pode ser feita é a venda de pequenos serviços, coisas simples que levam pouco tempo para serem feitas, como a troca de um chuveiro, cortar a grama, etc.

12 – Crie uma loja online – Ter uma loja online, que pode ser para vender ou revender, é uma boa forma de conseguir um bom dinheiro sem precisar fazer grandes esforços.

13 – Venda fotos online – Existem serviços como o Shutterstock e Adobe Stock que compram suas fotos para servir de banco de imagens para outras pessoas. Basta um cadastro e publicar as fotos nesses serviços e esperar alguém comprá-las.

14 – Seja um representante de marca de cosméticos – Antigamente, tinham os revendedores que iam de porta em porta. Mas hoje em dia, isso pode ser feito totalmente online, sem sair de casa e vai te ajudar a obter renda.

15 – Ofereça serviços de ‘Pet-sitter’ – Cuidar dos bichos de outras pessoas é uma forma de ganhar dinheiro sem muito esforço. Aplicativos como o DogHero, por exemplo, conectam pessoas que precisam desse serviço com as que oferecem.

16 – Faça a declaração do IR de terceiros – Durante os meses em que é possível entregar a declaração, tem muita gente que deixa para a última hora e precisa de ajuda. Eis aí uma oportunidade de ganhar dinheiro sem precisar fazer grandes esforços.

17 – Trabalhe com gestão de mídias sociais – Gerir redes sociais é um trabalho que pode ser feito de qualquer lugar, mas requer estudo e conhecimento. Então, essa opção é uma daquelas em que estudar é preciso antes de começar. Mas quando o trabalho é bem feito, pode render bons frutos.

18 – Crie um blog – Se você gosta de escrever, essa pode ser uma boa alternativa. Crie um blog para falar sobre um determinado assunto e venda espaços publicitários nele. O Google Adsense é um serviço que utiliza muito os blogs para colocar seus anúncios.

19 – Venda produtos digitais de terceiros – Imagine que um conhecido seu fez um e-book e precisa de ajuda para vender. Seu trabalho é ajudar na venda (seja de qual produto for) e ganhar uma comissão por cada venda realizada.

20 – Venda produtos digitais – Se você não quiser vender produtos digitais dos outros, crie o seu e comece a vender.  

Tem como ganhar dinheiro sem trabalhar e sem sair de casa?

A resposta dessa pergunta parece óbvia, mas vamos destrinchar ela um pouco. Se você pensar que existem jovens hoje em dia que ganham dinheiro jogando videogames e jogos de computador, é possível dizer que dá para ganhar dinheiro sem trabalhar e sem sair de casa.

Mas, as pessoas que fazem isso levam os jogos como um trabalho, treinam muito e dedicam horas a fio para se tornar o melhor jogador possível. Então acaba rolando um paradoxo aqui.

Pensando de forma objetiva, os investimentos são uma forma de você ganhar dinheiro sem trabalhar, convencionando que sempre que falamos em trabalho, pensamos em um trabalho formal.

Então podemos dizer que há formas de ganhar dinheiro sem um trabalho formal. E a pandemia já nos mostrou que é possível ficar em casa e ganhar dinheiro, com home office por exemplo. 

Todas as formas de ganhar dinheiro que citamos na lista acima podem ser executadas de casa. Então a resposta é sim, dá para ganhar dinheiro sem sair de casa.

5 Formas de ganhar dinheiro fácil sem trabalhar

Se tem algo que nós sempre buscamos é trabalhar menos e ganhar mais. E se possível, não trabalhar e continuar ganhando dinheiro.

Não existe uma fórmula mágica para ganhar dinheiro, mas existem meios para que isso aconteça trabalhando só o necessário. Vamos aos exemplos:

  • Investimentos financeiros;
  • Revenda de produtos digitais;
  • Ser pago para assistir propagandas;
  • Responder pesquisas online;
  • Venda de fotos online.

Essas são 5 maneiras de se ganhar dinheiro com pouco trabalho. A maior parte deles, o tempo gasto para poder fazer o que é necessário para começar a ganhar dinheiro é bem curto e depois basta você administrar o negócio.

Mas claro, todas essas alternativas podem não render o quanto você espera ou precisa. A quantia que você vai obter depende muito da sua dedicação. Quanto maior ela for, maiores são as chances de um retorno financeiro sólido.

Tabela de Conteúdos