Metamask Carteira: Como Criar e Usar (Passo a Passo)

por Tasso Lago, em 9 de junho de 2022

Engenheiro, Pós Graduado em Finanças Corporativas pela COPPEAD/UFRJ e Mestre em Corporate Finance pela Université de Bordeaux. Atuou como Analista Financeiro para o Banco da IBM - USA e para Fundação Getúlio Vargas como Inteligência de Mercado. Professor de Blockchain e Criptomoedas na COPPEAD/UFRJ. Atua como Gestor de Portfólio e Consultor Financeiro, tendo mais de 10 milhões de reais em ativos gerenciados.




Se você busca uma carteira digital, a Metamask pode ser uma boa opção. Veja como criar e usar essa carteira em um passo a passo feito para tirar todas as suas dúvidas.

Um dos primeiros passos para se investir no mercado de criptomoedas é a criação de uma carteira digital para esta finalidade. A carteira Metamask vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, mas ainda existem algumas pessoas que tem dúvidas quanto ao seu funcionamento e segurança.

Então, preparamos um passo a passo de como criar e utilizar essa carteira, além de explicar pontos importantes do seu funcionamento para eliminar qualquer dúvida que o usuário possa ter.

O que é carteira metamask?

Como já dissemos, a carteira Metamask é uma carteira digital de criptoativos, fazendo parte da rede Ethereum. Ela é uma das mais populares, principalmente por jogadores do famoso ‘Axie Infinity’, um jogo onde você pode obter criptomoedas e NFT’s, assim como para outros jogos do gênero.

Como carteira digital, sua função é armazenar os ativos digitais até que o seu proprietário resolva negociá-los ou utilizá-los de alguma forma. 

Mas, apesar de ser uma carteira simples e sem qualquer complicação, a sua distribuição, que é gratuita, acaba por colocar alguns pontos de interrogação sobre a Metamask.

Como criar uma carteira metamask?

Criar uma carteira Metamask é um processo bastante simples, mas por ser necessário fornecer dados pessoais, é sempre recomendado fazer com muita atenção.

O primeiro passo é realizar um cadastro no site da Metamask. Feito isso, você deve fazer o download e instalação do programa, que vamos explicar passo a passo como você deve fazer.

Com tudo instalado, é hora de fazer o seu login, com o nome de usuário e senha criados na hora do cadastro do site.

A partir daí, siga o passo a passo que o próprio programa te dará, prestando sempre atenção nas informações dadas e nas etapas de verificação e segurança, que são essenciais para manter a sua conta sempre intacta e livre de invasores.

Cumpridas todas as etapas, a sua carteira estará criada e pronta para ser utilizada. 

 Como baixar a carteira metamask?

A carteira Metamask funciona com um software, que está disponível para download gratuito no site da Metamask.

Ao clicar no site, você escolhe a opção de acordo com o seu navegador de internet (que pode ser o Google Chrome, Mozzilla Firefox, Microsoft Edge ou outro de sua preferência). 

Com o download feito, basta fazer o login e criar a sua carteira.

Você também pode fazer o download no seu celular. A Metamask tem aplicativos para smartphones Android e iOS. Basta procurar na sua loja de aplicativos.

Uma ressalva importante. O mundo das criptomoedas sempre é alvo de golpes. Esteja atento ao site que você utiliza e sempre dê preferência para fazer o download do software dos canais oficiais da Metamask, preferencialmente o site.

Como acessar carteira metamask?

A sua carteira pode ser acessada tanto pelo computador, por meio do software, ou no site da Metamask e também pelo aplicativo no smartphone. Ficando a seu critério.

Para isso, basta acessar o app ou programa de computador, fazer o login e começar a utilizar. 

Como destravar carteira metamask?

Quando a sua carteira trava, significa que algo está impedindo o seu funcionamento normal. Primeiro é preciso entender o que está causando o travamento.

Pode ser um problema no sistema da Metamask e nesse caso cabe à empresa resolver o problema. Qualquer sistema pode sofrer com algum erro de funcionamento, como acontece eventualmente com o facebook por exemplo. 

O travamento também pode ocorrer por conta de alguma ação interrompida ou não concluída na sua conta. Então, o primeiro passo é verificar se não há nada travado ou que possa estar impedindo o funcionamento normal da carteira.

Um ponto importante é que a própria empresa disponibiliza no site, no canal de ajuda, diversas dicas para te ajudar a solucionar os problemas que podem ocorrer.

Porém, se nada der certo, entre em contato com a Metamask para que a equipe técnica deles ajude você a solucionar o problema.

Qual o endereço da carteira metamask?

Toda carteira tem um endereço, que permite que sejam feitas as transações, principalmente para receber criptomoedas. 

Esse endereço está localizado logo abaixo do menu ‘Account 1’, que é onde você acessa para poder ver todas as informações da sua conta.

Tem como recuperar carteira metamask?

Se você perdeu o acesso a sua carteira, existem alguns passos que você pode fazer para recuperá-la. 

O primeiro deles é por meio da recuperação de senha, onde você precisa ter acesso ao email cadastrado na sua conta para dar prosseguimento na recuperação. 

Seguindo todos os passos indicados, você consegue recuperar a senha. Lembrando que é preciso ter em mãos as frases de segurança. Caso você não as tenha mais, por qualquer motivo, deve entrar em contato com o suporte da Metamask para resolver o problema.

Como excluir carteira metamask?

Assim como qualquer conta em qualquer plataforma, é seu direito poder excluí-la para que não fique qualquer vínculo, caso sua intenção seja encerrada.

Nas configurações da conta, existe um menu para que você possa deletar a sua caso seja de seu interesse. Será preciso fazer o login e acessar o menu e, após selecionado, clicar em deletar e confirmar a escolha.

Feito isso, a sua conta é apagada. Tenha certeza de que sacou todas as criptomoedas que tinha na carteira. Caso contrário, elas serão perdidas e não haverá como recuperar

Importar carteira metamask

Se você precisou trocar de celular ou de computador e precisa importar a sua carteira Metamask, saiba que isso é perfeitamente possível e um processo relativamente simples.

Você só precisa das suas palavras chaves. Com elas, você consegue importar a carteira de modo simples e rápido.

Compatibilidades da carteira metamask

Outro ponto importante é que a Metamask tem compatibilidade com diversas plataformas e exchanges, como a Binance, por exermplo.

Essa compatibilidade permite que você faça transações na Binance, seja ela a venda ou a compra de criptoativos e tokens. 

O aplicativo de carteira MetaMask está disponível para download no Chrome, Firefox, iOS e Android, com  as instruções sendo muito similares para todas as plataformas.

Primeiramente, você deve acessar a página de download do MetaMask. Então, selecione a plataforma que você está usando e siga as etapas para concluir a instalação em seu dispositivo. Fácil!

Em seguida, continue a instalação através do próprio aplicativo. Prossiga e clique em Criar uma Carteira. Anote a seed phrase de backup em algum lugar secreto (de preferência em um dispositivo que não esteja conectado à Internet). Sem esta frase, seus fundos não podem ser recuperados caso seu dispositivo seja danificado ou perdido. Na próxima página, confirme que você já escreveu/salvou a seed phrase.

Feito todos esses passos, está tudo pronto. Agora você deve ver a sua carteira, pronta para enviar e receber fundos.

A carteira metamask é segura?

A Metamask tem sido considerada uma das mais populares entre os usuários e investidores, principalmente os que estão começando no mundo dos ativos digitais. Mas, sempre surge a pergunta em relação a segurança da carteira.

Como já dissemos neste artigo, ela faz uso da blockchain da rede Ethereum, considerada uma das mais sólidas e seguras atualmente no mercado.

Isso já confere uma boa segurança ao usuário da Metamask. Mas, a plataforma vai um pouco mais além. Ela adota uma série de medidas de segurança, como a frase de segurança e a exigência de uma senha maior e com a obrigatoriedade de um caracter especial, para que a segurança seja reforçada.

Essas medidas são tomadas para evitar qualquer tipo de ataque cibernético, algo cuja tentativa acontece com alguma frequência no mundo das criptomoedas.

Além disso, há a verificação em dois passos, um padrão cada vez mais adotado por sites que exigem login.

Com tudo isso em mente, é possível dizer que sim, a carteira Metamask é bastante segura.

Tabela de Conteúdos