Qual a diferença entre altcoin e bitcoin e como investir

por Mirian Romão, em 21 de julho de 2020

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-Graduada em Comunicação em Redes Sociais




Altcoins são criptomoedas alternativas ou qualquer outro ativo digital que não seja o bitcoin ou uma stablecoin

A maioria surgiu a partir de uma bifurcação do código-fonte do bitcoin, a principal e mais valiosa criptomoeda do mercado. 

As altcoins variam muito de preço e são frequentemente divididas em altcoins de grande capitalização, média e pequena.

Exemplos de altcoins de grande capitalização são: Ethereum, Ripple e Chainlink. A média temos: NEO, Nano e Theta. E a pequena capitalização podemos considerar: Civic, Factom, Funfair e Vertcoin. 

Contudo, as mais conhecidas são Ethreum, Ripple, Dash, Monero, Augur, Tether, Bitcoin Cash, Litecoin, entre outras. No site Coinmarketcap, considerado o maior indexador de mercado do mundo, você consegue ver as 100 principais altcoins e os valores delas. 

São mais de 6.000 altcoins novas sendo criadas frequentemente, segundo o site Coinlib, onde é possível visualizar todas criptomoedas e seu preço nas últimas 24h. 

Diferença entre bitcoin e altcoin 

O Bitcoin é a principal criptomoeda, mas não a única, de fato foi a primeira criptomoeda a realizar transações financeiras on-line entre pares de pessoas, sem a presença de intermediários, como governo ou órgão regulatório, segundo o Blog Magnetis

Muitas criptomoedas foram criadas com base no bitcoin, projetando melhorias para suas funcionalidades, principalmente as altcoins voltadas para segurança e velocidade de transação. 

As altcoins possuem algoritmo próprio, algumas têm uma estrutura de funcionamento diferente do bitcoin, nem todas utilizando a tecnologia blockchain e grande parte das altcoins surgiram com a ideia de trazer mais velocidade para o processamento das transações, de acordo com o Guia do Bitcoin.

Compensa investir em altcoins

As criptomoedas são promissoras, mas não adianta escolher “o próximo bitcoin” segundo alguns especialistas

A grande maioria das altcoins, principalmente as menores, vão acabar sem valor. Portanto, tenha cuidado ao escolher em qual altcoin investir. 

Para escolher uma altcoin é necessário estudar bem o projeto antes de investir. Entre as vantagens de investir está a cotação no mercado, o potencial de valorização e as opções de mineração. 

Formas de investir em altcoins

Para investir em altcoins exige experiência no mercado e possuir um perfil investidor agressivo, pois não há garantias de um retorno alto ou em curto prazo. 

Não arrisque perder dinheiro no mercado financeiro, é fundamental o planejamento para investir e escolher as melhores altcoins, se for possível com um profissional especializado, como um consultor financeiro pessoal ou uma empresa que atue com consultoria.

Estudar sobre investimento e compreender as oscilações do mercado ajuda a não perder dinheiro por ansiedade ou desespero. Entender seu perfil investidor e alinhas expectativas é a melhor forma de escolher os ativos para investir.

Utilize corretoras (exchanges) confiáveis para investir, como a Binance, a maior exchange de criptomoeda do mundo, ou a Coinbase. Ambas são corretoras confiáveis para investimentos.

 

Links úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Confira aqui nosso artigo sobre a profissão de trader

Rentabilize seu Capital em Dólar!

Entenda a vida de um trader

Tabela de Conteúdos