Polkadot Logotype color

O que é Polkadot (DOT) e se vale a pena investir?

Faça parte do nosso grupo gratuito de criptomoedas, análises diárias gratuitamente! – CLIQUE AQUI AGORA.

O bitcoin possibilitou a criação de uma das maiores tecnologias já vistas desde a criação da internet, a blockchain. Por ter sido a primeira blockchain inventada e implantada com sucesso, ainda existem algumas limitações na rede do bitcoin. Agora imagine uma tecnologia capaz de permitir que diferentes blockchains troquem informações entre si. Pois bem, essa é a principal proposta por trás da Polkadot, entenda tudo neste artigo.  

Logo da moeda Polkadot

O que é a Polkadot (DOT)?

Uma das principais complicações enfrentadas hoje dentro das tecnologias blockchains é devido a sua natureza limitada, ou seja, não é possível inserir ou comunicar-se com outras informações que estão fora do blockchain. Esse fato limita a capacidade de customização, interoperabilidade e governança, fazendo com que ela seja uma peça única.

O fato é que essa troca de informações entre blockchains diferentes ou mesmo a troca de dados entre uma blockchain e a internet, pode possibilitar o desenvolvimento de aplicativos e serviços que possuem o poder de revolucionar a forma que interagimos com o mundo, esse modelo é conhecido como Web 3.0, ou seja, uma internet inovadora capaz de interligar dados de diversas tecnologias blockchain em uma única rede. 

Basicamente essa é a principal proposta do ecossistema Polkadot, construir um mecanismo de conversa entre blockchains distintas onde possam trocar informações a qualquer momento de maneira instantânea, segura e barata. 

O sucesso de um projeto tão “jovem” como da Polkadot e consequentemente a valorização do seu token DOT, pode ser atribuído  ao nome por trás do criador do ecossistema, Gavin Wood, uma das principais figuras do mundo cripto, sendo um dos cofundadores da rede Ethereum junto a Vitalik Buterin, e o desenvolvedor  linguagem de programação Solidity. 

A história entre Gavin e Vitalik se encerrou em 2016, quando Gavin abandonou o projeto Ethereum para iniciar o desenvolvimento e criação do seu próprio ecossistema, a Polkadot, trazendo melhores soluções em termos de escalabilidade, baixas taxas da rede e comunicação com outras blockchains. 

Um pouco depois disso, em Outubro de 2017 o projeto lançou o seu primeiro ICO (Initial Coin Offering) ou Oferta Inicial de Moedas em português, arrecadando mais de 143 milhões de dólares para o desenvolvimento do projeto.

Por fim, é notório o impacto que o nome de Gavin Wood pode ocasionar no mundo das criptomoedas. 

Gavin Wood, fundador do projeto Polkadot.

A Polkadot intitula alguns conceitos dentro do seu ecossistema, como a parachain (blockchain única e paralela) ao sistema, enquanto a rede principal de funcionamento das outras blockchains é conhecida como Relay Chain. A ideia é que as parachains e a Relay Chain possam trocar informações facilmente a qualquer momento.

Segundo a descrição pelo site Coin Market Cap, a Polkadot possui quatro componentes nucleares:

Cadeia de transmissão: o “coração” do Polkadot, que ajuda a criar consenso, interoperabilidade e segurança compartilhada em toda a rede de cadeias diferentes;

Parachains: cadeias independentes que podem ter seus próprios tokens e serem otimizadas para casos de uso específicos;

Parathread: semelhante ao parachains, mas com conectividade flexível, baseada em um modelo econômico de pagamento conforme utilização;

Pontes (brigdes): que permitem parachains e parathreads se conectarem e comunicarem com blockchains externos como o Ethereum.

Uma das diversas vantagens sobre a Polkadot da rede Ethereum é o fato de ser atualizada automaticamente ao implementar novos recursos sem a necessidade de um fork, porém a Ethereum já vem sendo trabalhada para a implantação desse mesmo sistema através da Ethereum 2.0.

O modelo de recompensa e emissão de novos tokens dentro do ecossistema é conhecido como Proof of Stake (PoS), ou seja, esse modelo consiste num sistema mais sustentável e permite oferecer  recompensas aos usuários que fazem staking de moedas na rede.

O que é o token DOT?

O token nativo da rede Polkadot é conhecido como DOT, e possui o sistema de governança, ou seja, detentores de DOTs possuem direito a voto em mudanças de melhorias na plataforma, além de servir como meio de troca em operações na rede e token de especulação por investidores. 

A Polkadot possui atualmente um fornecimento total de 1 bilhão de tokens DOT.

Gráfico histórico de preço da moeda DOT. Fonte: Coinmarketcap

Hoje a moeda ocupa a #9 posição ranking sobre a capitalização de mercado das criptomoedas listado pelo site Coinmarketcap, com uma capitalização de mercado de mais de 13 bilhões de dólares. O preço de negociação agora é $13,96, com sua máxima histórica de $49,69 em Maio de 2021.  

A DOT pode ser negociada nas principais exchanges do mundo, como Binance, Huobi, Coinbase e FTX. 

Lembrando que isso não é uma recomendação de compra, apenas um artigo com viés educativo. 

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Acesse nosso grupo VIP do Telegram:https://t.me/financialmovecanal

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Quer dar um próximo passo no mercado de criptomoedas e descobrir quais são as moedas que mais vão explodir neste ano?

Tasso Lago vai dar uma aula gratuita na próxima terça-feira, às 20h, onde ele vai revelar os 3 segredos para encontrar a cripto certa e multiplicar seu dinheiro 2, 5, 10 vezes ainda neste ano.A aula é 100% gratuita mesmo e as vagas são limitadas. Por isso, clica no botão/banner abaixo e se inscreva agora antes que as vagas acabem. Não perca tempo!

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional BYBIT:

SE CADASTRE AGORA!

Faça parte do nosso Canal Gratuito no Telegram:

TASSO LAGO CANAL – FREE

Acesse nosso grupo VIP do Telegram:

[CANAL VIP] TASSO LAGO

Acesse nossa Fraternidade:

CRITOTRADERS

Faça parte do Criptoclub:

CRIPTOCLUB