dollar bill 2462388 960 720

O que são moedas Fiat?

Semana passada vimos um pouco sobre as moedas digitais de bancos centrais (CBDC) e comentei sobre moedas fiat. Mas o que são moedas fiat? Essa é uma dúvida comum no mercado de criptomoedas. Esse artigo busca trazer as respostas para essas dúvidas e vamos entender melhor como as moedas fiat funcionam. Vamos lá?

Antes de continuar lendo, entre em nosso canal gratuito e tenha acesso em primeira mão as melhores análises e artigos do mercado -> Entre Agora!

O que são?

As moedas fiat, em português, moedas fiduciárias são moedas que não possuem lastro em metais preciosos e sim um lastro em um governo. O governo e as pessoas colocam valor para aquela moeda pois somente ela sozinha não possui valor algum. Acredita-se que a origem das moedas fiduciárias aconteceu na dinastia Song, na China, entre os anos de 960 até 1279, mais ou menos, mas foi apenas no século XX que esse tipo de moeda realmente fez sucesso e os governos começaram a utilizá-la.

Pensando de forma prática, moedas como euro, dólar, iene são moedas fiduciárias em qualquer formato, seja ele: papel, cheques, etc. Antes desse padrão, os governos utilizavam o padrão ouro, mas isso é assunto para outro artigo.

Como funciona?

Ok, sabemos o que são as moedas fiat, mas como elas funcionam? Diferentemente de outros padrões atrelados a metais preciosos, os governos detêm o poder de imprimir mais dinheiro ou tirar o dinheiro de circulação para atender políticas monetárias próprias e ajudar a economia.

Porém, se imprimimos mais dinheiro do que geralmente temos, a inflação aparece para nos assombrar e deixa a economia do país mais fraca, o que pode gerar grandes crises financeiras. Alguns historiadores dizem que um dos fatores que levou a queda do império mongol foram as moedas fiduciárias. Quem diria né?

Visando esse cenário todo, as criptomoedas surgem com sua proposta de descentralização do mercado e com quantidade máxima de emissão, ou seja, quando determinada quantia for alcançada, por exemplo no bitcoin, não há mais a mineração da criptomoeda específica. E qual a vantagem disso? A vantagem principal é que nenhum banco e nenhum governo pode emitir mais moedas e com o passar do tempo, a criptomoeda vai se valorizando devido a escassez.

Conclusões

Nesse artigo vimos um pouco sobre as moedas fiduciárias e fizemos uma comparação com as criptomoedas. Apesar do padrão atual do nosso mercado mundial ser fiat, muitas coisas já estão mudando com a chegada das criptomoedas que apareceram para mudar a forma como pensamos no dinheiro.

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Referências

What is Fiat Currency? (Binance Academy) – https://academy.binance.com/en/articles/what-is-fiat-currency

Moedas FIAT e Criptomoedas (G44 Brasil) – https://www.g44brasil.com.br/moedas-fiat-criptomoedas

Moeda fiduciária: o que é, quando surgiu e como funciona (Onze) – https://www.onze.com.br/blog/moeda-fiduciaria

Quer dar um próximo passo no mercado de criptomoedas e descobrir quais são as moedas que mais vão explodir neste ano?

Tasso Lago vai dar uma aula gratuita na próxima terça-feira, às 20h, onde ele vai revelar os 3 segredos para encontrar a cripto certa e multiplicar seu dinheiro 2, 5, 10 vezes ainda neste ano.A aula é 100% gratuita mesmo e as vagas são limitadas. Por isso, clica no botão/banner abaixo e se inscreva agora antes que as vagas acabem. Não perca tempo!

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional BYBIT:

SE CADASTRE AGORA!

Faça parte do nosso Canal Gratuito no Telegram:

TASSO LAGO CANAL – FREE

Acesse nosso grupo VIP do Telegram:

[CANAL VIP] TASSO LAGO

Acesse nossa Fraternidade:

CRITOTRADERS

Faça parte do Criptoclub:

CRIPTOCLUB