Renda Variável, Criptomoedas e Seus Riscos

Esse artigo é voltado para pessoas que estão obtendo o primeiro contato com o mercado financeiro através das criptomoedas.

O que é “Renda Variável”?

Muitos tem total desconhecimento do funcionamento de renda variável e o que o termo “variável” significa.

Nós, da Financial Move temos alcance de mais de 6 mil pessoas por dia, por isso, temos uma base suficientemente grande para entender que o perfil das pessoas que investem em criptomoedas, pouco sabem sobre o Mercado Financeiro em Si.

Muitos tem sonhos e expectativas plausíveis, no longo prazo, porém se esquecem ( se assustam) com o curto prazo.

Ao estudarmos e trabalharmos com renda variável, trabalhamos com padrões matemáticos e estatísticos.

Termos Utilizados

Medidas estatísticas como “Retorno Esperado”, “Desvio Padrão”, “Variância”, “Correlação” são utilizados e calculados para criar e gerar uma carteira de investimentos.

Não irei me ater a tecnicidade do assunto, por isso, irei tentar simplificar o conceito, para assim, trazer um conhecimento útil e, de fato, aplicável.

Para estudarmos um ativo, pegamos seu histórico de preços e comportamento ao longo dos anos ( quanto maior for sua base de dados, mais confiável é sua análise).

O “Retorno Esperado” é uma métrica calculada para saber o quanto que aquele ativo pode te dar de retorno em um determinado cenário.

Para estimar o cenário, também calculamos a probabilidade de aquilo acontecer.

Outra Métrica muito importante é o “Desvio Padrão”, que nos diz o risco do ativo.

Ao analisarmos os preços, temos em mente diversos modelos, vou destacar um modelo base que é o modelo de Distribuição Normal.

O Modelo de Distribuição normal busca modelar fenômenos naturais, ou seja, buscamos entender, por exemplo, o padrão de comportamento de bilhões de pessoas, ao tentarmos estudar as criptomoedas.

Normal Distribution PDF.svg

Quanto menor o desvio padrão, mais “seguro” é seu ativo em questão e maior a previsibilidade do seu retorno.

O Retorno Esperado estará dentro da distribuição normal.

Resultado de imagem para retorno dentro da distribuiçao normal

Note que, esta formação tem simetria, ou seja, temos os dois lados equivalentes.

Perceba também, que existem “caldas”que vão se achatando e tendendo ao eixo 0, ao isso ocorrer é uma exemplificação de que a probabilidade daquele determinado cenário ocorrer tem sua probabilidade reduzida gradativamente.

Como isso pode me ajudar?

Esse artigo, foi para exemplificar que: Por mais que se espere um retorno específico, esse retorno pode ficar oscilando, não é linear.

O Bitcoin tem um desvio padrão de aproximadamente 9%, se compararmos com o mercado acionário brasileiro, é um desvio padrão considerado alto, o que nos diz -> Risco Alto.

Porém, ter um desvio padrão alto tem também sua vantagem, sua mágica: Podemos buscar retorno extremamente agressivos no mercado de criptomoedas que, não seriam possíveis em outros mercados.

Normalmente, não é interessante investir em um ativo com desvio padrão alto, porém, o que torna as criptomoedas interessantes é o fato de termos um retorno assimétrico, ou seja, um retorno que compensa o risco.

Tenho um patrimônio guardado na poupança, como montar minha carteira de investimentos?

Primeiramente, sempre tenha um profissional ao seu lado. Tentar economizar quando se trata de um assunto tão técnico não é inteligente.

O valor que o profissional irá gerar é muito maior do que você irá pagar para seu auxílio.

Segundo: Tenha em mente que temos diversas opções de investimentos, como : Tesouro Direto, CDI, CDB, Renda Fixa, Fundos de Investimentos (inumeros) e Ações.

Para montar sua carteira, saiba o quanto aceita correr de risco.

Faço a lúdica brincadeira que: se quiser investir em criptomoedas ou qualquer tipo de renda variável, saiba que pode ver seu patrimônio diminuir violentamente antes de conseguir o retorno desejado.

Investimentos em Renda Fixa, Tesouro e afins são mais lineares e dão menos sustos a quem não quer se expor ao risco.

Para quem quer alavancar seu patrimônio e ficar milionário, o risco é seu maior amigo, tenha sempre o risco por perto, como seu amigo..

A Financial Move é uma consultoria especializada em criptomoedas.

 

Conheça nossos serviços em https://www.financialmove.com.br

 

Não deixe de entrar nos nosso canais no telegram.

 

Participe da comunidade no Telegram: http://bit.ly/FiancialMoveForum

 

Entre para nosso canal no Telegram: http://bit.ly/FinancialMoveCanal

 

Veja nossos relatórios de resultados dos últimos meses no

Grupo VIP aqui: http://bit.ly/relatoriofinancial

 

Conheça nossos serviços de Consultoria em: https://financialmove.com.br/consultoria

Compartilhe:

  1. Engenheiro, Pós Graduado em Finanças Corporativas pela COPPEAD/UFRJ e Mestre em Corporate Finance pela Université de Bordeaux. Atualmente é analista financeiro da IBM voltado para o mercado USA e CEO da Financial Move.

Inscreva-se !

Para entrar em contato com a gente e adquirir esses serviços, clique no botão abaixo !

0