Com a criação dos projetos DeFi, muitos produtos financeiros interessantes têm sido criados, como é o caso do staking de moedas como a CAKE, etc para que o investidor possa ganhar uma recompensa por deixar suas moedas alocadas no projeto. Uma outra novidade na área de criptomoedas são os tokens com fornecimento elástico como o Ampleforth. Mas o que seria isso? Nesse artigo de hoje vamos entender melhor o que são tokens com fornecimento elástico, para que servem, como funcionam e alguns exemplos desses tokens. Vamos lá?
Antes de continuar lendo, entre em nosso canal gratuito e tenha acesso em primeira mão as melhores análises e artigos do mercado -> Entre Agora!
O que são?
Primeiramente, vamos entender como funciona a lei de oferta e demanda do mercado.
O mercado, no geral, funciona com a lei de oferta e demanda. Para exemplificar de maneira fácil, vamos pensar no seguinte cenário: a demanda de um console de vídeo-game. Temos poucas unidades no mercado e muitas pessoas querem o produto. O que acontece? A lei da oferta e demanda entra em ação, então quem possuir as unidades do video-game pode aumentar o preço já que a demanda está muito alta. E se acontecer o contrário? Muitas unidades no mercado e poucas pessoas querendo? Então o preço será menor, já que a demanda é baixa. Em simples palavras, essa é a lei de oferta e demanda. Claro que existem outras variáveis, mas o exemplo foi mais para facilitar a próxima explicação.
No caso das moedas, algumas moedas como o dólar possui um fornecimento elástico, ou seja, podemos tirar o dinheiro de circulação ou adicionar mais dinheiro no mercado. Já o bitcoin funciona de modo contrário, temos um limite fixo de quantos bitcoins serão minerados no total e com isso, como ativo escasso, o preço dele pode continuar subindo com o passar do tempo.
Tokens com fornecimento elástico são tokens com um fornecimento que muda de acordo com o algoritmo desenvolvimento em sua criação. Algumas pessoas fazem uma comparação desses tokens com as stablecoins, mas o que muda realmente é que não há a ideia de inflação neles. Vamos entender melhor como esses tokens funcionam na próxima seção.
Como funcionam? Para que servem?
Um token com o fornecimento elástico utiliza um mecanismo que reduz ou aumenta o fornecimento em circulação periodicamente. Nossa, mas pera aí? Como assim?
Por exemplo, se tivermos um token que pretende atingir U$ 1 dólar de valor, se o tokens estiver abaixo de U$ 1 dólar então o algoritmo irá diminuir a oferta do tokens e consequentemente, ele irá valer mais. Se for o contrário, o algoritmo irá aumentar a oferta de tokens no mercado e por isso ele irá valer menos. Que loucura não é?
Do ponto de vista prático, a quantidade de tokens nas carteiras de cada usuário muda de acordo com esse aumento e diminuição da circulação do token, mas proporcionalmente falando, continua a mesma coisa.
Beleza, mas para que serve tudo isso então? Pensem o seguinte: agora tenho um token que não vai ser tão volátil igual aos outros e não irá depender da alta ou baixa do bitcoin para entender seu comportamento. Por causa dessa falta de volatilidade, ele pode ser utilizado em contratos com mais facilidade e também como alternativa à moedas de bancos centrais.
Alguns tokens que utilizam essa tecnologia inovadora:
- Ampleforth (o pioneiro nessa área)
- Yam Finance
Conclusões
Apesar de não serem tão voláteis, os tokens com fornecimento elástico podem ser úteis para aplicações como contratos ou moedas que necessitam que o valor não oscile tanto perante as grandes oscilações do mercado de criptomoedas e principalmente do bitcoin.
Links Úteis
Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!
Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR
Faça Parte do Grupo VIP Agora!
Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira
Referências
https://coinmarketcap.com/currencies/ampleforth/
https://academy.binance.com/en/articles/elastic-supply-tokens-explained
https://www.bsc.news/post/cryptonomics-elastic-supply-tokens-explained