Não é novidade para ninguém que a internet criou novas formas de nos relacionarmos com outras pessoas e com o mundo de uma maneira geral. Avançamos das páginas simples e estáticas da Web 1.0 para os metaversos que estão sendo construídos e ganhando robustez nos últimos meses. No artigo de hoje vamos entender um pouco melhor como chegamos ao conceito de Web 3.0, o que ela é e algumas aplicações em criptomoedas que podem estourar.
Antes de continuar lendo, entre em nosso canal gratuito e tenha acesso em primeira mão as melhores análises e artigos do mercado -> Entre Agora!
Histórico da Internet (Web 1.0 e Web 2.0)
Bom, antes de falarmos da Web 3.0 e como ela funciona, vamos primeiro entender como o mundo caminhou para ela! A grande questão é: foi o comportamento dos usuários que foi sendo moldado com o avanço das tecnologias ou foram as tecnologias que foram mudando? Não existe uma resposta simples para isso.
Web 1.0
Lá no começo da internet, tínhamos a Web 1.0, era um mundo totalmente “selvagem”, pronto para ser explorado para aqueles que possuíam alguma conexão com a internet e conhecimentos em construção de sites. Foi nessa época que vimos o boom de sites de empresas e poucas pessoas realmente produziam conteúdo, a maioria só consumia.
A maior parte das páginas na internet nessa época eram estáticas (algumas até com péssimas combinações de cores) e até a própria programação por meio de HTML não era tão avançada assim.
Estávamos saindo da caverna e começamos a ver os primeiros e-mails aparecendo e as primeiras buscas no estilo Google.
Quem aí se lembra do Yahoo!? Pois é, ele liderava nessa época.
Web 2.0
Com cada vez mais pessoas tendo acesso à internet e a internet passando de uma internet discada (quem não lembra daquele barulho característico?) para uma internet com desempenho melhor, vimos um boom das redes socias (Orkut, etc) e muitos blogs e bate-papos foram aparecendo.
É a era da geração de contéudo em redes sociais, virou essencial colocar seu negócio ou marca na internet para poder vender seu produto e ganhar reconhecimento no seu trabalho com seguidores e os tão famigerados likes.
Foi nessa época que a programação dessas novas páginas na internet começaram a evoluir e hoje em dia muitos sites já usam layout dinâmicos e com outras linguagens de programação fora o HTML, como JavaScripto e AJAX.
Com a evolução da Web 2.0, também entramos em um pequeno paradigma: até onde as Big Techs (grandes companhias de tecnologia) podem interferir em nossas vidas? Já repararam que falamos de algum assunto com alguém e alguns minutos depois já aparecem propagandas sobre? Ou sempre que interagimos com um conteúdo específico, também aparecem muitas propagandas patrocinadas?
Foi essa preocupação que a Web 3.0 está vindo para revolucionar de vez a maneira como interagimos com conteúdos na internet!
O que é Web 3.0?
Alguns especialistas consideram a Web 3.0 como uma das maiores revoluções da internet desde sua criação. Pense o seguinte: e se eu tivesse total acesso sobre meus dados na internet e de alguma forma e as Big Techs não tivessem tanto acesso assim a minha vida sem minha permissão? Essa é uma das grandes premissas da Web 3.0: descentralização da tecnologia e poder sobre nossos próprios dados.
Além disso, é nessa era que estão surgindo grandes projetos de metaversos, NFTs e realidade aumentada. Tudo isso utilizando a tecnologia blockchain.
Fora que todos estariam conectados a todo tempo, 24 horas, seja utilizando seus celulares, suas televisões Smart, video-games e etc.
Ninguém irá precisar passar mais seus dados de e-mail e senha, você é apenas um número da sua carteira. Essa é a verdadeira revolução, para trazer a privacidade aos nossos dados.
Principais Projetos da Web 3.0
Com esse histórico da internet e a definição da Web 3.0, vamos dar uma olhadinha em alguns projetos interessantes que podem estourar nesse novo período que estamos vivendo.
FileCoin (FIL) – Armazanamento Descentralizado
O projeto da FileCoin consiste em um armazenamento descentralizado como uma nuvem da Amazon, só que de maneira totalmente descentralizada. Qualquer tipo de dados pode ser armazenado através dela.
É um projeto pra ficar de olho.
Bloktopia (BLOK) – Metaverso em RA
Bloktopia é um metaverso que está sendo construído desde 2021 que consiste em um arranha-céu composto por 21 andares o qual será como uma espécie de centro comunitário onde você pode encontrar com seus amigos, jogar jogos, ganhar dinheiro, assistir shows e construir relações de amizade ou de negócio.
Além disso, também é possível comprar lotes dentro do prédio para gerar renda passiva através de um mecanismo de NFTs. A versão beta do projeto será lançado agora entre Fevereiro e Março e a versão final, jogável para todos, somente no final do ano.
Flux (FLUX) – Ferramental para projetos Web 3.0
O projeto da FLUX é como se fosse um ferramental para a construção de novos projetos de Web 3.0 para desenvolvedores. Qualquer pessoa pode criar sua própria aplicação e interagir com contratos inteligentes em diversas redes.
É um projeto pouco conhecido, mas com certeza com bom potencial.
Conclusões
Apesar do conceito de Web 3.0 não ser novo, estamos vendo um boom nos últimos anos com cada vez mais aplicações chegando e que podem mudar de vez a forma como nos conectamos na internet com o mundo. Certamente ainda teremos muitas surpresas esse ano.
Links Úteis
Conheça a nossa Sala VIP, onde publicamos nossos investimentos em tempo real pra você copiar e ganhar tanto quanto nós!
Assertividade de 89,3% em nossos trades. Confira os rendimentos na página do VIP:
https://financialmove.com.br/Sala-VIP-s
Referências
https://www.geeksforgeeks.org/web-1-0-web-2-0-and-web-3-0-with-their-difference/