Além da análise técnica para entender possíveis movimentos de preço para comprar e vender na hora certa, existe um tipo de análise que procura entender o quão saudável estão os fundamentos da rede blockchain: é a análise on-chain. Neste artigo de hoje vamos entender melhor como funciona um indicador chamado NUPL (Net Unrealized Profit/Loss) que pode nos ajudar a identificar quando o mercado de alta está se transformando em um mercado de baixa. Vamos lá?
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O que é?
O NUPL (Net Unrealized Profit/Loss) é um indicador criado em 2019 por Tuur Demeester, Tamás Blummer e Michiel Lescrauwaet como forma de resolver as limitações de métricas já existentes. Na época de sua criação, nenhuma métrica se posicionava em relação ao número de bitcoins perdidos e se em uma transação, é uma venda ou alguém apenas mudando a moeda de endereço. Além disso, não existiam tantas informações sobre curto prazo e longo prazo.
A solução dos pesquisadores foi coletar dados da própria blockchain para entender o sentimento do mercado em relação a moeda utilizando dados como capitalização de mercado e a capitalização realizada.
Como funciona?
Como dito acima, coletando informações da blockchain ficou mais preciso criar uma métrica para entender o comportamento do mercado. O indicador NUPL consegue sentir como estão as concentrações das moedas, o lucro e a perda para definir se o momento atual do mercado pode ser caracterizado como um estado de lucro ou de perda.
E é bem simples de entender com um gráfico!
No gráfico temos dados desde os primórdios do bitcoin até o presente momento. A linha colorida é exatamente o que o indicador NUPL representa e a linha preta é o preço do bitcoin.
Temos várias cores, são elas que representam cada sentimento do mercado:
- Capitulação/Redenção (vermelho)
- Esperança/Medo (laranja)
- Otimismo/Ansiedade (amarelo)
- Crença/Negação (verde)
- Euforia/Ganância (azul)
Quando o mercado está em Redenção (vermelho), é onde estão as melhores oportunidades de compra. Normalmente é quando os investidores menores estão preocupados e só aparecem notícias ruins a respeito das criptomoedas. E qual a melhor hora de vender? Quando o mercado está em Euforia/Ganância (azul) pois todos estão eufóricos que o preço vai continuar subindo e na verdade não vai, o ciclo finalizou.
Podemos ver claramente esses momentos olhando para a bull run de 2017. Percebam quando o indicador ficou azul (hora de vender), bem ali perto do topo histórico de U$ 20.000 dólares. E olhando para trás, o mesmo ocorreu em outras bull runs menores.
No momento atual ainda não chegamos na Euforia, ou seja, ainda temos um caminho a ser percorrido nessa bull.
Não é mágica, é análise on-chain!
Conclusões
Como vimos no artigo, a análise on-chain é muito importante para entendermos os ciclos do mercado e juntamente com a análise técnica, é essencial para nos posicionarmos bem e para termos lucros incríveis.
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Referências
https://academy.glassnode.com/indicators/profit-loss-unrealized/net-unrealized-profit-loss