hashing algorithm

O que é hashing?

Quando lidamos com o bitcoin ou qualquer outra criptomoeda que possua uma blockchain, ouvimos os mais antigos na área falarem sobre hashing e a ligação entre os blocos da rede. Mas o que é isso? Nesse artigo mais voltado para a tecnologia, vamos entender melhor o que é hashing, o que é um algoritmo criptográfico e como isso tudo é utilizado na blockchain. Vamos lá?

Antes de continuar lendo, entre em nosso canal gratuito e tenha acesso em primeira mão as melhores análises e artigos do mercado -> Entre Agora!

O que é?

O conceito de hashing é antigo, mas muito útil, ele é uma forma eficiente de criptografar os dados. Sem o hashing, provavelmente a blockchain não existiria. É um algoritmo que consegue transformar um texto em caracteres de comprimento fixo que representam o contexto inicial. Atente-se a esse comprimento fixo. Basicamente, o hashing transforma qualquer dado de entrada, independente do tamanho em uma saída com o comprimento igual sempre.

Um detalhe importante sobre hashing é que apesar de ser extremamente fácil criar a criptografia a partir do dado de entrada, é muito difícil decifrar a saída criptografada e ter acesso ao input inicial. E uma mesma entrada, sempre produzirá a mesma saída.

Mas pera, como que isso tudo funciona? Que confuso! Vamos a um exemplo para entender melhor.

Vamos supor que tenhamos o seguinte texto: “A Financial Move é uma empresa muito legal!”. Utilizando uma função de hash MD5 (existem diversas!), teremos a seguinte saída:

hashing exemplo
Figura 1. Saída do hashing a partir do texto de entrada.

Então agora teremos a frase “A Financial Move é uma empresa muito legal!” criptografada com a função MD5. Sempre que quisermos criar um hash com a mesma frase, ele será sempre igual. E o que acontece agora se eu tirar a exclamação do final da frase? Deem uma olhada na saída:

hashing exemplo 1
Figura 2. Saída do hashing a partir do texto de entrada, sem exclamação.

Perceberam? O hash de saída muda totalmente! E é aí que está a mágica do hashing.

A função de hash MD5 é bem conhecida na computação, mas pouco utilizada na Blockchain pois é uma função antiga e pouco segura. Com o avanço da criptografia, outras funções foram sendo criadas e a Blockchain utiliza o algoritmo de hash chamado SHA-256.

Como funciona na Blockchain?

Antes de explicar como funciona, vamos entender para que serve? Dentro da blockchain, temos os blocos e cada bloco é ligado ao anterior por meio dos hashes, como mostra a figura a seguir.

OIP.IGAZUNXdjAV7wuT7tj820QHaDS
Figura 3. Funcionamento dos blocos da ligação dos blocos na Blockchain.

O que esse hash representa? Nele estão contidas todas as transações, os valores de cada transação; o destinatário e remetente de cada transação e também a hora que a transação foi realizada. Toda vez que um novo bloco é criado, ele referencia o hash do bloco anterior e cria um hash novo para as transações atuais, dessa forma, a cadeia inteira de blocos é ligada, o que gera uma certa segurança pois não é possível modificar os hashes de blocos anteriores.

Para fazer isso, diferentemente do MD5, a blockchain utiliza o algoritmo criptográfico SHA-256 que é um algoritmo pertencente ao conjunto SHA-2 criado pela NSA (National Security Agency), a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos e é um dos algoritmos mais seguros de criptografia que temos no momento. Além de conectar os blocos, esse algoritmo criptográfico também serve para criação das chaves públicas e privada e para a mineração.

Ou seja, temos muita segurança para transacionar dentro da Blockchain.

Conclusões

Agora entendemos de onde vem o “cripto” do termo criptomoedas né? Sem a criptografia, não teríamos as criptomoedas como temos hoje e possivelmente elas nem existiriam. Os algoritmos ou funções criptográficas são essenciais para manter o bom funcionamento e segurança de toda a rede da blockchain, independente da criptomoeda.

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Referências

https://academy.binance.com/pt/articles/what-is-hashing

https://www.kaspersky.com.br/blog/hash-o-que-sao-e-como-funcionam/2773/

https://www.md5hashgenerator.com/

https://www.ngfcet.com/uploads/blog%20images/blockchains.png

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional BYBIT:

SE CADASTRE AGORA!

Faça parte do nosso Canal Gratuito no Telegram:

TASSO LAGO CANAL – FREE

Acesse nosso grupo VIP do Telegram:

[CANAL VIP] TASSO LAGO

Acesse nossa Fraternidade:

CRITOTRADERS

Faça parte do Criptoclub:

CRIPTOCLUB