O que é a Lightning Network?

Faça parte do nosso grupo gratuito de criptomoedas, análises diárias gratuitamente! – CLIQUE AQUI AGORA.

A Lightning Network, ou rede relâmpago, como pode ser traduzida, trouxe uma solução para os usuários tão revolucionária quanto o próprio Bitcoin, entenda o que é, como funciona e como pode ser utilizada neste artigo!

Fonte: Coin cap

O que é?

Em sua primeira versão a Lightning Network era nada mais nada menos que um protocolo, com a intenção de criar canais de pagamentos roteados, hoje o projeto já evoluiu e teve 3 ou 4 implementações sugeridas por usuários e implementadas pela própria Lightning Labs, organização por trás da rede.

A razão fundamental de sua criação é simplesmente aumentar a escalabilidade de transações com bitcoin, ou seja, realizar transações rápidas e baratas. Isso porque o Bitcoin por si só não consegue realizar essa atividade com escala devido ao seu modelo de funcionamento.

O sistema de Proof of Work do Bitcoin, em termos simples, determina que cada transação de Bitcoin seja propagada para toda a rede, registrada por algum minerador, e ainda validada, fato que torna esse processo lento e custoso, levando aproximadamente 10 minutos.

Com a Lightning foi possível agilizar e baratear as transações realizadas com bitcoin, ponto positivo para aqueles que têm medo de não conseguir usar a moeda!

Além disso, a fim de unificar as novas implementações que foram criadas, foi pensado o BOLT (Basics of Lightning Technology), que significa “básico da tecnologia da Lightning” para que todas essas atualizações conseguissem operar de maneira correta no mesmo protocolo.

A grande revolução da rede foi criar uma camada secundária na blockchain do Bitcoin para processar  essas diversas transações simultâneas a um custo baixo e com velocidade.

Seu histórico

Criada em 2015 por Joseph Poon e Thaddeus Dryja, seu whitepaper foi lançado em 2014 para que depois passasse a funcionar de fato. Ganhando implementações e correções ao longo do tempo, hoje já atua na versão beta.

Whitepapper Lightning Network.

Como funciona?

Entre as tecnologias acopladas ao sistema estão presentes: endereço multisig (endereço multi assinaturas), os contratos inteligentes, uma rede P2P, Peer-to-Peer 2 (ou de ponto a ponto), e por fim o roteamento “cebola”, que seriam as várias camadas de uma blockchain.

Primeiramente é essencial entender como funciona um canal de pagamento bidirecional dentro da blockchain. Para exemplificar: Ana e Giovana enviam 1 BTC cada uma para um endereço multisig, ou seja, “trancam” por um momento suas moedas neste endereço, totalizando 2 BTC. 

A partir daí a rede identifica que se trata de uma rede de pagamento bidirecional, e com isso é criado esse canal de pagamento, onde essas duas pessoas podem ficar realizando transações de maneira rápida, barata e sem limites de quantidade ou valor. Quando desejarem fechar esse canal de comunicação e transação, o saldo final de cada uma é que ficará registrado na blockchain, ou seja, é evitado que todo aquele processo de validação seja feito para cada uma das pequenas transações, diminuindo para 2, a de abertura e fechamento do canal.

Já a Lightning funciona de maneira que cria diversos canais de pagamento, criando então essa rede de fato, o que aumenta as conexões entre as pessoas, e possibilita que eu não precise ter contato direto com quem eu desejo transacionar, porque a rede irá realizar esse serviço.

Exemplo da segunda camada. Fonte: bitpamda

A imagem exemplifica como as duas camadas operam em paralelo, a blockchain do Bitcoin gerando blocos e validando transações, enquanto a rede relâmpago realiza infinitas transações sem quantidade máxima e ou valor mínimo, de maneira instantânea. Outra vantagem é tornar viável micro-transações, as quais podem ser utilizadas por comerciantes, por exemplo.

A rede possui vantagens como privacidade, fungibilidade, rapidez e capacidade e não depende de confiança (contratos inteligentes)

Hoje a sua mainnet funciona já a pelo menos mais de 4 anos, e vêm se provando uma verdadeira revolução para as transações com Bitcoin!

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Acesse nosso grupo VIP do Telegram:https://t.me/financialmovecanal

Faça Parte do Grupo VIP Agora!Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional BYBIT:

SE CADASTRE AGORA!

Faça parte do nosso Canal Gratuito no Telegram:

TASSO LAGO CANAL – FREE

Acesse nosso grupo VIP do Telegram:

[CANAL VIP] TASSO LAGO

Acesse nossa Fraternidade:

CRITOTRADERS

Faça parte do Criptoclub:

CRIPTOCLUB