O que é a DIMO (DIMO) e vale a pena investir?

Já ouviu falar sobre futuro da mobilidade?

Aplicativos descentralizados (DApps) e contratos inteligentes no setor de mobilidade?

Conhece algum projeto focado em viabilizar a inclusão dos usuários de frotas inteiras de veículos no espaço cripto e a sua inserção no universo da Internet das Coisas (IoT)?

Tudo isso por meio de uma plataforma e aplicativos que podem ser utilizados sem que os usuários saibam que existe a tecnologia blockchain por detrás?  

Entenda o que é a Digital Infrastructure for Moving Objects ou DIMO e ambiciosa revolução que ela pretende realizar no setor de mobilidade!

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Lembramos que essa não é uma recomendação
de compra e sim um artigo com viés educativo. 

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O que é a DIMO e como funciona? 

A DIMO (ticker: DIMO) pretende ser uma plataforma aberta (open source) e descentralizada que disponibiliza produtos e serviços e viabiliza o compartilhamento de dados de mobilidade pelos usuários. O objetivo é conectar motoristas, desenvolvedores, fornecedores e fabricantes em um só lugar e viabilizar a construção de uma enorme rede para veículos de transporte, interconectada via cripto e IoT, de forma que os próprios usuários monetizem suas informações compartilhadas em seu favor, enquanto se beneficiam dos produtos e serviços oferecidos.

A monetização do compartilhamento de suas informações se dá principalmente sobre a forma de recompensa em tokens DIMO. Mas essa não é a única vantagem financeira do uso da plataforma. A DIMO também está fechando parcerias estratégicas com outras empresas que estão desenvolvendo e disponibilizando aplicativos em sua plataforma sob a forma de produtos e serviços para os usuários, como, por exemplo, compra e venda de automóveis, contratação de seguros automotivos, aluguel de carros e serviços de manutenção, entre outros.

Em que estágio a DIMO está? 

Apesar de pouco conhecido e muito jovem, o projeto da DIMO tem uma proposta bastante interessante: a utilização das tecnologias blockchain e IoT para conectar os usuários de veículos de transporte a uma plataforma unificada de interação e permitir o compartilhamento de informações de forma precisa, descentralizada, transparente e segura. Isso levaria a uma melhoria dos serviços automotivos, em geral, e da qualidade da mobilidade em grandes centros urbanos. E tudo isso remunerando os motoristas pelas informações compartilhadas com a rede, ao invés de empresas focadas em coleta e uso ou venda de dados em benefício próprio.

Quando falamos de coleta de informações, falamos de dados públicos (public data), como ano e modelo de um carro, seu local de compra e fabricação ou carteira (wallet) do proprietário, e também de dados privados (private data), que podem não ser abertamente compartilhados com os demais usuários, ainda que coletados, como dados de localização, documentos associados ao veículo, informações sobre trajetos, velocidade média, etc. A quantidade e tipo de dados coletados pode ser bem abrangente.

A coleta e compartilhamento eventual desses dados, quando públicos (opt-in to share data), tem por objetivo a melhoria dos produtos e serviços oferecidos aos usuários e, ao ser monetizado, beneficiar financeiramente os próprios usuários ao invés das tradicionais empresas centralizadas, como fabricantes e fornecedores desses produtos e serviços.

O projeto da DIMO não chega a ser embrionário, pois boa parte da infraestrutura já está de pé, mas ainda está muito no início. Ainda não é possível dizer se ele fará parte somente do nicho das infraestruturas físicas descentralizadas (DEPIN), com foco no setor de mobilidade, ou se irá inaugurar ou pertencer a algum outro (drive-to-earn ?). Mas é possível afirmar que a DIMO não faz parte do nicho de projetos move-to-earn, pois pretende ser algo bem diferente (e muito mais completo) que um simples STEPN para automóveis, estando mais próxima do conceito de um ‘everything apppara automóveis, com integração para criptomoedas e IoT.

Sobre isso, um fato interessante sobre o projeto da DIMO é a possibilidade de conexão via aplicativo, para carros mais modernos (os chamados carros inteligentes) e para celulares (DIMO Mobile), ou via hardware, para modelos de carros mais antigos ou que não possuem conexão direta com a internet (DIMO AutoPi Device).

Outras iniciativas interessantes são o DIMO Vehicle ID e a DIMO Wallet.

A DIMO cria uma identidade verificável on-chain sob o formato NFT para todos os veículos conectados à sua rede. Assim, à medida que os dados daquele veículo são coletados, eles são transmitidos com segurança e imutabilidade para a rede da DIMO e vinculados à identidade específica daquele veículo. Da mesma forma, elementos off-chain, como documentos (por exemplo, que atestam propriedade e seguro) também podem ser vinculados à identidade on-chain do veículo. Dessa forma, os usuários podem definir funções e permissões relacionadas àquela identidade, como a capacidade de visualizar sua localização, dados de direção, e muito mais.

Além disso, o aplicativo de celular da DIMO integrou uma carteira cripto (wallet) desenvolvida pela Web3Auth que elimina a necessidade de conhecimento avançado a respeito do uso desse tipo de ferramenta – dispensando a necessidade de familiaridade com non-custodial blockchain wallets, private keys, etc. permitindo ao usuário logar com um simples endereço de e-mail e facilitando todo o processo de criação e uso da carteira no ambiente do aplicativo.

Qual o histórico da DIMO?

A DIMO foi fundada e desenvolvida pela Digital Infrastructure Inc., empresa criada em 2020, e financiada por uma série de fundos conhecidos, como Variant, Wonder Ventures, Mobitas Advisors e Sreamr, e importantes investidores anjo, conhecidos no mercado cripto,  como Michael Sena (Consensys), Amir Hallem (Helium), Austin Green (Llama) e Jonathan Levin (Chainalysis). Ela ainda está em estágio de investimento bem inicial, mais precisamente em Seed Round.

A Digital Infrastructure Inc. é uma empresa americana, baseada na costa leste (Brooklyn, NYC), e co-fundada por Alex Rawitz, Andy Chatham e Rob Solomon (ex-Consensys), todos formados na Cornell University, umas das universidades mais respeitadas do mundo e parte do seleto grupo das Ivy League. A maioria dos seus integrantes e funcionários tem extensa experiência nos setores imobiliário, de mobilidade, criptomoedas, robótica e internet das coisas, entre outros .

Como apresentamos, o projeto é bem recente, tendo sido iniciado em 2020. Seu aplicativo para telefone foi lançado em 2021. E como acontece com praticamente todas as startups americanas no início de suas operações, atualmente eles está disponível apenas nos EUA. Mas já conta com mais de 10.000 carros registrados. Aqui você consegue ver alguns números e outros dados interessantes sobre o projeto. Já o token DIMO foi lançado mais recentemente, somente em dezembro de 2022.

O projeto precisa de um token?

 

Quando os motoristas conectam seus carros, transmitem dados
e interagem com aplicativos, eles recebem $DIMO

DIMO é o token nativo ERC-20, utilizado na blockchain de mesmo nome (DIMO mainnet), emitido pelos próprios usuários e demais colaboradores da plataforma. A emissão de tokens DIMO foi feita na rede da Polygon (MATIC), possuindo endereço na Polygon e na Ethereum.

O $DIMO é um token de utilidade, usado em todas as transações na plataforma, em particular no compartilhamento de dados pelos usuários – o que acaba sendo uma espécie de “venda” por consistir na troca de dados do usuário por recompensas na forma de tokens DIMO, os quais possuem um valor atribuído pelo mercado. Também é um token de governança, pois seus detentores têm o direito de participar nas decisões sobre como o protocolo funciona e até mesmo como taxas serão geradas e pagas e recompensas emitidas.

Quando os motoristas conectam seus carros e transmitem dados para a rede, eles ganham $DIMO. Todos os usuários da rede ganham uma quantidade inicial do token e vão acumulando mais tokens conforme os desenvolvedores de aplicativos e empresas que consomem seus dados na plataforma precisam emitir mais tokens e “pagar” (distribuir para) esses usuários.

A ideia da DIMO é que no futuro todas as transações que envolvam pagamento por produtos e serviços na plataforma gerem recompensas e queima de tokens DIMO – um pouco como acontece hoje com o pagamento de taxas na Apple App Store. Mas esse mecanismo deve ser implementado em um momento futuro, quando a adoção do token $DIMO for maior e a clareza regulatória sobre a sua emissão e pagamento com tokens na plataforma também.

No mesmo sentido, a DIMO declaradamente espera desenvolver no futuro outras oportunidades de receita com esse novo modelo de negócios e, por isso, não exclui a possibilidade de ter novas fontes de renda, por exemplo, por meio de marketing e publicidade de marcas importantes.

Tokenomics da DIMO

O projeto tem um fornecimento total de 1.000.000.000 de tokens $DIMO e a sua alocação prevista será conforme a imagem abaixo.

Resumidamente:

(i) 70% dos tokens para os usuários da plataforma (recompensas) e para o tesouro do projeto (Tesouro da DAO) – distribuídos ao longo de 40 anos, a um ritmo de emissão de 1.105.000 $DIMO por semana no primeiro ano, com a taxa de emissão diminuindo 15% a cada ano; e

(ii)  30% dos tokens para a equipe do projeto e investidores iniciai – sujeitos a um bloqueio mínimo de 2 anos a partir da data do lançamento da mainnet, com posterior desbloqueio mensal proporcional até o desbloqueio completo após três anos.

  

Segundo o site CoinMarketCap, o preço do token DIMO na data dessa postagem é $0,19.  Sua classificação atual em capitalização de mercado é em #684, com uma capitalização total de mercado de US$ 16.328.833,00. Logo, estamos olhando para uma small cap ou uma gema, no jargão do mercado cripto. O último pump do token se deveu a sua listagem na corretora Coinbase, a única grande corretora que listou o token até o momento.

Há um fornecimento em circulação de 85.355.418 DIMO, aproximadamente 9% de um fornecimento máximo de 1.000.000.000 de tokens. Atualmente, você pode adquirir o token em corretoras como a Coinbase e Uniswap. Veja a lista de corretoras onde ele está disponível aqui.

Riscos e Oportunidades da DIMO(DIMO)

Curiosamente, quase todos os riscos do projeto da DIMO são ao mesmo tempo oportunidades.

É um projeto em estágio inicial, que ainda tem espaço para crescer e com uma proposta interessante em um setor no qual não possui concorrentes.

Atualmente o projeto tem um enorme risco de execução, pois está em um estágio muito inicial de entregas. No mundo do Venture Capital, ainda é um investimento semente.  Pela mesma razão, muitas funcionalidades da plataforma e do token e características (features) do projeto previstas em seu plano de negócios ainda não foram implementadas.

A DIMO também pertence a um nicho que ainda não recebeu a devida atenção do mercado e nem todas as etapas do seu tokenomics foram implementadas. Sem contar que tokens DEPIN e tokens de recompensa não tem muita receptividade no mercado, logo não costumam receber grandes volumes de capital. Então, o projeto precisa vencer esse obstáculo inicial.

Nesse sentido, o ponto menos atraente hoje parece ser o fato de o seu token ainda não conseguir captar por completo e de forma direta o crescimento e aumento da adoção da plataforma.

Estudos

https://messari.io/report/drive-to-earn-with-hivemapper-and-dimo

https://docs.dimo.zone/overview/introduction/what-is-dimo

https://docs.dimo.zone/docs/overview/intro

https://dimo.zone/

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