Juízes Criminais Federais passarão por treinamento sobre criptomoedas

por Carol Fernandes, em 26 de abril de 2022

Graduada em Publicidade e Propaganda pela UNIB/SP e Produtora de Multimídia pelo SENAC/SP. Atuou mais de 12 anos em diversas empresas de tecnologia e em multinacionais na área de marketing. Atualmente é produtora de conteúdo e educadora cripto no canal Carolinvest.




Os juízes federais atuando em Varas Criminais passarão por um treinamento sobre criptomoedas em breve, capacitação planejada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Essa nova capacitação chega em um momento em que o Brasil se prepara para receber uma regulação ao setor.

Normalmente os magistrados atuam nos Tribunais Regionais Federais (TRF), que possuem atuação em 6 regiões hoje.

Embora as criptomoedas sejam um assunto nebuloso para muitas pessoas, o tema tem ganhado espaço na justiça brasileira. Em 2021, por exemplo, o TRF4 foi o responsável por julgar o caso da “Operação Daemon”, relacionado com o Rei do Bitcoin, condenado a 8 anos de prisão nos últimos dias.

Já no Rio de Janeiro, o TRF2 julga e acompanha o caso da “Operação Kryptos”, contra o “Faraó dos Bitcoins”, outro de pirâmide financeira associada ao mercado de criptomoedas.

Com esses casos tomando proporção e destaque, inclusive na grande imprensa, os juízes poderão conhecer mais sobre o tema para melhor fundamentar suas decisões.