Matic: A criptomoeda que é a nova Ethereum com a tecnologia do Bitcoin. Entenda um pouco mais sobre este projeto singular!

As plataformas de criptomoedas e Blockchain chamam atenção do público em geral, mas ainda não foram capazes de alcançar a adoção em massa por causa de problemas na escalabilidade e na experiência do usuário. Mesmo a Ethereum, que é a plataforma de contratos inteligentes mais usada, não houve Dapps que tenham sido adotados em massa. Houveram alguns projetos que conseguiram isso temporariamente, obtendo uma base relevante de usuários, mas isso levou à interrupção e sobrecarga de toda a rede posteriormente. Essencialmente, significa que mesmo as plataformas mais avançadas e amplamente usadas não estão prontas para adoção em massa por faltar infraestrutura.

Para resolver o problema acima surgiu a Matic Network, que descreve a si mesma como uma solução de escalonamento de Camada 2 que usa cadeias laterais para computação off-chain, garantindo a segurança de ativos usando a estrutura Plasma e uma rede descentralizada de validadores de Provas de Participação – Proof of stake (PoS).

 

 Proposta de Valor

O Matic é singular, tanto em termos de sua abordagem técnica em relação à Camada 2, quanto em seu potencial de suporte para diversos casos de uso.

Matic Layer 2 é uma variante baseada em contas do MoreVP (More Viable Plasma). A estrutura Plasma é usada para garantir a segurança dos ativos na cadeia principal (como os tokens ERC-20 e ERC-721 para Ethereum), enquanto as transações genéricas são protegidas por uma rede de Prova de Participação (PoS). As cadeias laterais da Matic são essencialmente cadeias habilitadas para EVM e favorecem a implantação imediata de contratos inteligentes de solidez, tornando uma ferramenta fácil para os desenvolvedores da Ethereum usá-la para dimensionar seus DApps / protocolos.

Comercialmente, as cadeias laterais da Matic são estruturalmente eficazes para suportar os mais diversos protocolos de Finanças Descentralizadas (DeFi) disponíveis no ecossistema Ethereum.

A principal filosofia da Matic é permitir que a DApps concorra e disponibilize com a experiência do usuário oferecida hoje por aplicativos centralizados.

O Ethereum é o primeiro suporte à rede básica da Matic Network, mas a Matic pretende oferecer suporte para cadeias adicionais, com base em sugestões e consenso da comunidade, passando a ser uma plataforma blockchain descentralizada e interoperável da Camada 2.

 

Matic e os seus criadores

Como a lista do time da Matic não é pública, irei lista todos os assessores de peso do projeto:

Esteban Ordano

Esteban Ordano é o líder técnico da Decentraland, o primeiro mundo virtual habilitado para blockchain alimentado por criptomoeda. Anteriormente, Esteban co-fundou a Zeppelin Solutions e inventou o Streamium, o primeiro aplicativo que implementa canais de pagamento, uma tecnologia crucial para escalar pagamentos em blockchain. Como ex-engenheiro de software da BitPay, ele co-criou uma das principais bibliotecas de infraestrutura do Bitcoin, conhecida como Bitcore. Ele também estava nas equipes por trás do Copay Insight e Poeta.

Peter Jihoon Kim

Peter Jihoon Kim é co-fundador e CTO da Nitrous, uma plataforma de desenvolvimento baseada em nuvem apoiada pela Bessemer Venture Partners.  Peter aprendeu a programar quando tinha 8 anos, o seu pai encontrou o garoto lendo seus livros de computadores e desenhando fluxogramas. Ele se formou na Universidade Nacional de Cingapura com um diploma em Ciência da Computação em 2009 e fez um estágio na Apple. Anteriormente, ele trabalhou em várias startups, incluindo a Viki,

Ele frequentemente contribui com o código aberto e criou algumas ferramentas populares de código aberto, como Specta e Expecta e, em seu tempo livre, gosta de andar de bicicleta.

 

Quais são os diferenciais desse projeto?

Escalabilidade

A escalabilidade é realizada usando um mecanismo de operador de plasma descentralizado, com finalização alcançada em uma cadeia principal.

Alto rendimento

Pode ser dimensionado para milhões de transações em uma arquitetura de árvore de cadeias laterais. Até 65 mil transações / segundo em uma única cadeia Matic.

Experiência de usuário

Abstração suave de UX da cadeia mainchain à Matic. Aplicativos móveis nativos e SDK com suporte ao WalletConnect.

Segurança

Os operadores da cadeia Matic são eles próprios Stakers e delegados em um sistema de prova de participação na rede Matic.

Plataforma DeFi One Stop

Vários protocolos que permitem aplicativos financeiros descentralizados extensos podem ser hospedados no Matic Sidechains.

 

Empresas parceiras do projeto:

O Maker é uma plataforma de contrato inteligente na cadeia Ethereum que apóia e estabiliza o valor do stablecoin DAI por meio de um sistema dinâmico de Posições de dívida colateralizada (CDP), mecanismos de feedback autônomo e atores externos adequadamente incentivados. Os tokens MKR são criados ou destruídos de acordo com as flutuações de preço da moeda DAI para mantê-lo o mais próximo possível de $ 1 USD e faz parte de um sistema totalmente inspecionável na blockchain Ethereum. Os tokens MKR também são usados para pagar taxas de transação no sistema Maker e fornecem aos titulares direitos de voto no sistema de votação para aprovação contínua do Maker.

Decentraland define-se como uma plataforma de realidade virtual alimentada pelo blockchain Ethereum que permite aos usuários criar, experimentar e monetizar conteúdo e aplicativos. Nesse mundo virtual, os usuários compram áreas, que também são chamadas de terrenos nos quais podem mais tarde navegar, construir e monetizar. Decentraland usa dois tokens: MANA e LAND.

 

Projetos concorrentes:

Para resolver o problema de escalabilidade da Ethereum, principalmente para tokens ERC-20 existem algumas soluções e plataformas, com diversas alternativas de soluções para esse problema e as principais são: 1) A Aion se concentra em impulsionar a adoção baseada em blockchain de desenvolvedores por meio de sua máquina virtual baseada em Java, um processo de integração com a Aion Learn e a Aion University, um catálogo de plug-ins para ferramentas de desenvolvedor e conjunto de modelos de aplicativos, bem como APIs móveis e SDKs. Temos outras propostas de interoperabilidade: 2) 0x (ZRX) é um protocolo sem permissão que fornece a infraestrutura para facilitar a criação de exchanges descentralizadas na blockchain Ethereum. O projeto emprega comutadores de transação fora da cadeia e contratos inteligentes baseados no Ethereum para fornecer uma carteira de pedidos aberta e troca descentralizada. E por Fim a 3) Raiden Network que é uma solução de dimensionamento fora da cadeia, permitindo pagamentos rápidos e custos baixos. É a versão da Ethereum com a Lightning Network do Bitcoin.

Ele complementa a blockchain da Ethereum e funciona com qualquer token ERC-20. O Raiden Network Token (RDN) oferece suporte a vários casos de uso, como micropagamentos, M2M Markets, acesso à API e exchanges descentralizadas.

 

Pontos em aberto

Como muitos dos projetos listados como “concorrentes” possuem as suas próprias formas para resolver os problema de escalabilidade, a MATIC oferece um pacote de soluções mais completo, porém sem muitos exemplos práticos.

Vale muito apena estudar e se aprofundar no projeto para vislumbrar as janelas de investimento, as formas que é utilizada para resolver os problemas de escalabilidade – utilizando a camada 2 de forma bem elegante.

 

Análise técnica da Matic

É um projeto recém listado na Binance, datado de 24 de abril de 2019.

No momento da escrita desta análise, a criptomoeda vem passando por uma correção sendo negociada US$0.01430 – acompanha o mesmo movimento do bitcoin.

O cruzamento do MACD e a inversão do histograma para negativo confirma a correção no momento atual, porém a tendência principal para a criptomoeda é de alta.

O preço segura no suporte da MA50.

Possíveis alvos de curto prazo estão nos balhões no gráfico.

TF 60min

 

Referencias:

https://coinmarketcap.com/currencies/matic-network/

https://github.com/maticnetwork/

https://matic.network/

https://matic.network/matic-litepaper.pdf

 

Todos são Bem-vindos à Comunidade Financial Move 📊

Nós fornecemos análise técnica, fundamentalista e de contexto, notícias, educação financeira e muito conteúdo educacional de forma gratuita. Nosso objetivo é ajudar você a conquistar sua liberdade financeira.

Desfrute do nosso Conteúdo e Materiais Gratuitos!

✅ Chat com mais de 1.000 membros!!
➡️ Financial Move Forum

✅Canal principal de transmissão para análise e notícias:
➡️ Financial Move Canal

✅Facebook @ Financial Move
➡️ Financial Move Facebook

✅ Canal no Youtube @ Financial Move
➡️ Financial Move YouTube

✅ Instagram @FinancialMove
➡️ Financial Move Instagram

✅ Twitter @Financial_Move
➡️ Financial Move Twitter

✅ Consultoria
➡️ Financial Move Consultoria

FinancialMoveTeam

Por favor, compartilhe nosso LINK se você acha que estamos fazendo um bom trabalho!

Se tiver alguma dúvida, pode nos contactar através do e-mail [email protected]
ou mande DM para @Tassolago no Telegram.

 

O conteúdo apresentado pode incluir a opinião pessoal do autor e está sujeito às condições de mercado. Faça sua pesquisa de mercado antes de investir em criptomoedas. O autor ou a publicação não tem qualquer responsabilidade por sua perda financeira pessoal.

Compartilhe:

  1. Engenheiro Eletricista pela Escola Politécnica de Pernambuco – UPE. Possui 5 anos de experiência no Setor Elétrico Brasileiro, na área de Distribuição de Energia. Tem formação técnica em eletrotécnica pelo SENAI – PE. Mercado Financeiro: Mercado Futuro (Dólar, S&P500 e Petróleo) e Criptomoedas.

Inscreva-se !

Para entrar em contato com a gente e adquirir esses serviços, clique no botão abaixo !

0