O que é Ethereum Name Service?

por Giovana Simão - bitdasminas, em 12 de maio de 2022

Fundadora e idealizadora do bitdasminas, um canal com a intenção de atrair cada vez mais mulheres para o universo cripto. Ensinando sobre educação financeira e criptomoedas. Assim como dicas sobre o mercado!




Faça parte do nosso grupo gratuito de criptomoedas, análises diárias gratuitamente! – CLIQUE AQUI AGORA.

Quer saber o que é o Serviço de Nome da Ethereum e porque utilizá-lo? Confira esse artigo para entender tudo! E não deixe de checar o blog da Financial Move que recebe novos textos semanalmente!

Introdução

O Ethereum Name Service ou em português Serviço de Nome Ethereum, é uma forma de criar domínios para facilitar por exemplo, a integração e redução de endereços de carteiras, além de permitir a criação de sites de maneira descentalizada, através da blockchain Ethereum.

Sabe quando você entra em um site e o final é “.com” ou “.org”? Isso representa o domínio daquele site, então vamos entender qual a diferença entre o domínio tradicional e o da Ethereum.

 O que é Ethereum Name Service?

A blockchain veio para revolucionar, e uma grande característica dessa nova era é a descentralização, seja das finanças ou da própria internet, e você já vai entender como a ENS contribui para esse ecossistema. 

Pensando nisso, vamos dar um passo para trás: a internet de hoje é bastante centralizada, concentrando-se em cerca de 4 grandes empresas, como Google, Microsoft e etc. 

Agora, considerando a nova era da internet, a web3, a intenção é transformar a realidade com a descentralização da web. Logo, para a criação de qualquer site é necessário comprar um domínio seja em meios tradicionais ou modernos e o que a comunidade da Ethereum fez foi descentralizar esse serviço, substituindo o usual. 

*A palavra domínio nesse caso significa a posse de um endereço virtual.

Como funciona o Ethereum Name Service?

O Ethereum Name Service é um protocolo de identidade aberta, pública e descentralizada. Basicamente, funciona criando domínios descentralizados. Não apenas para sites, mas integrando carteiras e outros aplicativos também. O grande objetivo é tirar o monopólio das grandes empresas e entregá-lo ao usuário, dando mais poder a quem está utilizando e construindo tal comunidade.

O ENS roda dentro de um contrato inteligente, ou seja, um contrato digital, autoprogramável e autoexecutável. Sem a necessidade de uma empresa intermediando a criação e venda de tais domínios. Caracterizando assim, uma internet mais livre e mais difícil de ser censurada.

Existe uma DAO – Organização Descentralizada e Autônoma por trás do projeto, ou seja, através do token de governança ENS é possível fazer parte e contribuir com a comunidade também.

Qual a utilidade do Ethereum Name Service?

Como já foi citado, a utilidade é relacionada aos domínios, mas não apenas de sites.

Essa é uma grande novidade, o domínio “.eth” funciona também a fim de integrar diferentes aplicações como carteiras, por exemplo. Ou seja, em vez de utilizar uma chave pública de 42 caracterers – aquela chave utilizada para mandar ou receber tokens – é possível utilizar um domínio como “Giovana.eth”, facilitando a experiência do usuário cripto.

Sendo assim, com o seu domínio em mãos é possível utilizar apenas um curto nome para todos os seus endereços criptos integrados, sem a necessidade de checar a rede e endereço, uma coisa a menos para preocupar!

Também é possível importar os domínios DNS – aqueles tradicionais – e cruzá-los a fim de interoperabilizar carteiras, websites, e tokens. 

Hoje já existem 1.157 milhões de nomes, 406 mil proprietários e 502 integrações.

Vale a Pena Ethereum Name Service?

Segundo o site CoinMarketCap, o preço do token ENS hoje (12/05/22) é de $8,40 dólar. Sua classificação atual em capitalização de mercado é em #145 com $174,392,928. Há um fornecimento em circulação de 20,244,862.09 ENS, cerca de 20% do fornecimento máximo de 100.000.000 tokens. 

Gráfico histórico de preço do token ENS

Como obter seu próprio domínio ENS?

Essa é fácil! É possível clamar seu domínio através do site. Primeiramente você busca pelo nome escolhido a fim de checar  a disponibilidade, caso esteja disponível basta comprar! Eu testei com meu próprio nome e ele está disponível, dá uma olhada.

Quanto custa um domínio ENS?

Hoje, para obter o domínio durante um ano eu pagaria cerca de 59 dólares.

Porém o valor pode variar bastante. Por exemplo, houveram casos de empresas que quiseram adquirir um domínio com o nome da marca e tiveram que comprar de alguém que já o tinha registrado previamente, justamente com a intenção de revendê-lo. Como foi o caso da Budweiser, que adquiriu um domínio por 96 mil dólares. Para quem vendeu, foi um belo investimento, né? 

Considerações finais sobre ENS

Além de ser um projeto revolucionário por integrar e facilitar a experiência do usuário, pode ser uma oportunidade de investimento.

Veja, ao testar o domínio “bitdasminas” me deparei com um usuário que adquiriu esse domínio e o de muitos outros nomes do mercado. Com certeza com a intenção de vendê-lo para essas pessoas.

Ninguém garante que eu realmente queira comprá-lo mas caso queira, terei que pagar um valor mais elevado.

Vale a pena ficar de olho no projeto para entender as próximas integrações e de que maneira o mercado como um todo irá receber a questão da “descentralização da internet”. 

E você o que achou do Ethereum Name Service?

Links Úteis

Conheça a nossa Sala VIP, onde publicamos nossos investimentos em tempo real para você copiar e ganhar tanto quanto nós!

Assertividade de 89,3% em nossos trades. Confira os rendimentos na página do VIP