Há meses os olhos do mercado estão fixos na mudança que a Ethereum fará em sua rede em uma nova versão para solucionar os problemas de escalabilidade, tão comuns em redes que utilizam a tecnologia Blockchain. A data de lançamento oficial da nova versão da Ethereum 2.0 é dia 01 de Dezembro de 2020 (próxima terça-feira), mas você sabe o que muda com essa nova versão? E quais melhorias essas mudanças trazem para a Ethereum, que podem fazê-la valorizar ainda mais?
Em nosso site temos dois artigos completos sobre o funcionamento dos algoritmos de Prova de Trabalho e Prova de Participação.
Antes de continuar lendo, entre em nosso canal gratuito e tenha acesso em primeira mão as melhores análises e artigos do mercado -> Entre Agora!
O que muda?
Uma das grandes mudanças é a troca do algoritmo de consenso da rede: de Prova de Trabalho (PoW) para Prova de Participação (PoS). Basicamente, remove-se a necessidade de ter uma máquina dedicada para mineração e adiciona-se o staking, algo parecido com uma aplicação em um fundo de investimentos, mas utilizando a criptomoeda. Você deixa suas Ethereum em uma carteira separada, onde seus fundos são “congelados”, quanto mais Ethereum o usuário possuir, maior a probabilidade ser escolhido para formar um novo bloco na Blockchain e consequentemente, ganhar as taxas das transações do bloco como recompensa. Essa mudança é positiva do ponto de vista da segurança da rede e também da escalabilidade no geral: a rede será mais sustentável e mais forte a ataques hacker. A Figura 1 mostra uma breve explicação de como funciona o algoritmo de Prova de Participação.
Além disso, também haverá a implementação de um conceito chamado sharding, uma espécie de processo para partição de uma cadeia para cadeias menores afim de reduzir o congestionamento da rede e aumentar a capacidade da rede em número de transações por minuto. Esse conceito já é utilizado na área de Tecnologia, mas é inédito aplicá-lo ao a redes Blockchain. O lado bem positivo disso é que o nó validador que possuir fundos de staking, não precisará manter todo o histórico da rede dentro de sua máquina, o que acontece hoje em dia com a versão atual da Ethereum, ele apenas necessitará manter a cadeia que ele está validando. Do ponto de vista tecnológico, isso reduzirá bastante os requisitos básicos de hardware para rodar uma Blockchain da Ethereum, o que significa que mais pessoas poderão participar da rede.
Como posso participar?
Para manter um nó validador da rede Ethereum 2.0, é necessário que o usuário possua o equivalente a 32 ETH. Na cotação atual é equivalente a aproximadamente U$ 16.500 dólares. E se disponha a colocar suas Ethereum em um endereço onde não poderá realizar trades e nem movimentações enquanto estiver em staking.
Atualmente, os depósitos para a rede Ethereum 2.0 ultrapassaram a marca de 727,2 mil Ethereum depositados, o mínimo para a Ethereum 2.0 ser colocada no ar eram 524.288 Ethereum.
Benefícios da Ethereum 2.0
Um dos grandes benefícios da nova versão da rede Ethereum é a sustentabilidade do sistema: não é necessário hardware específico para minerar, apenas a quantidade mínima de ETH para deixar em staking. Além disso, qualquer pessoa poderá participar da rede, não há mais o impeditivo de comprar máquinas especializadas para minerar, o que deixou o processo mais democrático e mais simples.
Conclusões
A Ethereum 2.0 trás novos ares para o ecossistema de criptomoedas como um todo e uma visão que é possível trocar o consenso de um algoritmo que desperdiça energia em um algoritmo mais ecológico que necessita da participação das pessoas para funcionar.
Com esses simples fatos, a Ethereum tem todo o potencial para continuar sua tendência de alta e alcançar ainda maiores patamares de preço a longo prazo. E aí, vai ficar fora dessa?
Links Úteis
Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!
Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR
Faça Parte do Grupo VIP Agora!
Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira
Referências
Shardchains – Ethereum 2.0 – https://ethereum.org/en/eth2/shard-chains/
Cointelegraph: Ethereum 2.0 Staking, explained – https://cointelegraph.com/explained/ethereum-20-staking-explained
The Beacon Chain – https://ethereum.org/en/eth2/beacon-chain/
Coindesk – Ethereum 2.0 Countdown Begins With Release of Deposit Contract – https://www.coindesk.com/ethereum-2-0-contract-deposit-mainnet
Financial Move – O que é Prova de Participação – https://financialmove.com.br/o-que-e-prova-de-participacao/