Token ou Criptomoeda? Qual a diferença?

por Isabela Roque (beladosbitcoins), em 8 de janeiro de 2021

Graduada em Engenharia da Computação pela FIAP e Mestre em Engenharia Elétrica e Computação (Inteligência Artificial, Análise de Sentimento) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É doutoranda em criptomoedas pelo Mackenzie e também Cientista de Dados. Atualmente é trader, instrutora de Python e R para Análise de Dados e possui a certificação de criptomoedas CBP (Certified Bitcoin Professional) da CryptoConsortium.




Um dos assuntos que geram mais confusão entre pessoas de fora do mundo das criptomoedas e da tecnologia Blockchain é quando podemos chamar um projeto de token ou de criptomoeda. No dia a dia, normalmente, esses dois termos são confundidos, por isso nesse artigo vamos entender o que é um token, o que é uma criptomoeda e quais são as diferenças entre eles. Vamos lá?

Antes de continuar lendo, entre em nosso canal gratuito e tenha acesso em primeira mão as melhores análises e artigos do mercado -> Entre Agora!

O que é um Token?

Um token é uma moeda que foi criada em cima de uma plataforma de contratos inteligentes que utiliza a tecnologia Blockchain, como a Ethereum. O projeto de criação de tokens a partir da Ethereum é interessante pois tornou-se muito mais fácil lançar uma moeda, sem que haja a necessidade de programar uma Blockchain inteira do zero. Toda essa tecnologia foi criada a partir do protocolo ERC-20 da Ethereum, que uniformizou a criação de tokens em sua plataforma. Em 2017, o boom que vimos das moedas virtuais se deve a esse fato.

Para criar um token, é necessário criar um contrato inteligente dentro da plataforma Blockchain que será responsável pela criação dos tokens, manter o controle das transações e do livro de registros e também controlar o quanto cada usuário possui em sua carteira.

Além disso, também é possível criar tokens específicos para determinadas aplicações descentralizadas (dApps). Por exemplo, o token DAI foi criado juntamente com a aplicação descentralizada MakerDAO, a qual utiliza o DAI para que usuários possam emprestar ou pegar emprestado instrumentos de crédito.

De acordo com a FINMA, uma agência reguladora financeira suíça, existem quatro tipos de tokens:

  • Utility Tokens: são tokens utilizados para acessar algumas partes de uma aplicação descentralizada.
  • Tokens de Pagamento: são similares com criptomoedas, só mais específicos. Foram criados especialmente para que os usuários possam realizar pagamentos.
  • Tokens de Segurança: são tokens criados através de um ITS (venda de tokens inicial), onde diversas pessoas investem dinheiro antes do lançamento do token para realizar algum lucro.
  • Tokens de Capital: são tokens que representam uma ação de uma companhia ou patrimônio de uma empresa.

O que é uma Criptomoeda?

Uma criptomoeda é uma moeda que possui sua própria Blockchain e seus próprios protocolos para manter seu funcionamento, como é o caso do Bitcoin, que foi a primeira criptomoeda criada com a tecnologia Blockchain.

As criptomoedas são criadas do zero e não dependem de nenhuma plataforma para funcionar. Elas servem basicamente como unidade de conta, reserva de valor e meio de transferência, como qualquer outra moeda existente no mundo.

Além disso, é possível transformar um token em uma criptomoeda, como foi o caso do token TRON que agora possui sua própria Blockchain com seu próprio livro de registros.

Diferenças entre Token e Criptomoeda

Agora que explicamos o que é cada um, fica mais claro perceber a diferença entre um token e uma criptomoeda: enquanto as criptomoedas precisam necessariamente de uma Blockchain própria, os tokens são criados a partir de Blockchains já existentes, como é o caso dos tokens que rodam em cima da Blockchain da Ethereum.

É uma diferença sutil, mas existe.

Conclusões

Apesar de existirem diferenças entre tokens e criptomoedas, nós conseguimos utilizar tanto um quanto outro para troca de valores e pagamentos também. Além disso, se formos ver do ponto de vista da praticidade, para quem gostaria de criar uma moeda virtual, é muito mais fácil utilizar uma plataforma já existente e somente criar o contrato inteligente.

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Referências

The difference between Token and Cryptocurrency (Medium) – Marco Cavicchioli – https://medium.com/@marcocavicchioli/the-difference-between-token-and-cryptocurrency-9dca9126fbda

What is the difference between Coins and Tokens? – Ledger – https://www.ledger.com/academy/crypto/what-is-the-difference-between-coins-and-tokens

Malta: The Difference Between Digital Coins And Tokens? – Denitza Dimitrova, LL.B., LL.M., Mag.Jur (DD Consultus Limited) – https://www.mondaq.com/fin-tech/747496/the-difference-between-digital-coins-and-tokens

Token vs Coin — what’s the difference? – Chrono.tech – https://blog.chronobank.io/token-vs-coin-whats-the-difference-5ef7580d1199

What are ERC20 tokens? – Ledger – https://www.ledger.com/academy/crypto/what-are-erc20-tokens/

Tabela de Conteúdos