Qual a diferença entre pirâmide financeira e marketing multinível?

por Mirian Romão, em 23 de janeiro de 2020

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-Graduada em Comunicação em Redes Sociais




Quem está entrando agora nos investimentos, talvez já tenha ouvido falar sobre  pirâmide financeira ou de empresas que se denominam como marketing de multinível. Saiba que são diferentes, sendo uma delas completamente ilegal no Brasil. 

As promessas de ganho financeiro em poucas horas e de lucro alto e fácil, são pontos a desconfiar. As pirâmides financeiras vendem um determinado produto ou serviço disfarçado. 

Os investidores são remunerados pela indicação de novos participantes, sem considerar a venda do produto. A princípio as pirâmides financeiras cumprem o que prometem, mesmo tendo rentabilidade alta de um investimento, mas depois de alguns meses ou até anos, os problemas começam a surgir, até se tornar insustentável e quebrar. 

As pirâmides financeiras não são consideradas investimentos no mercado de capitais e são ilegais no Brasil, sendo crime contra a economia popular de acordo com a lei nº  1.521, contudo, várias empresas estão sendo acusadas por conta das promessas sem ganho. 

Os investidores acreditam na oferta das empresas e no disfarce de marketing de multinível, o que acaba sendo difícil de identificar logo de cara a diferença entre um e outro. 

A principal receita de uma pirâmide é o recrutamento de novos membros, bônus pelas indicações e promessas altas de ganho rápido e fácil. 

Fique atendo as 5 dicas de como identificar uma pirâmide financeira como: a reputação da empresa, as promessas, o histórico, a falta de informação dos produtos e atrair novos membros. 

Já o Marketing multinível é completamente legal no país e há várias empresas bem conhecidas que trabalham neste setor. 

Basicamente, o marketing multinível diferentes das pirâmides, é um modelo de venda direta, ou seja, é a rede de um determinado produto comercializado, criando uma estrutura de diversos níveis. 

Podendo citar de exemplo a venda porta a porta, onde o vendedor fornece diversos produtos como cosméticos, utensílios domésticos, etc. É uma forma de remunerar os vendedores com a venda dos seus produtos e da captação de novos vendedores. 

O marketing multinível tem o papel importante de incentivar o empreendedorismo, já que os novos vendedores criam uma equipe e todos recebem para vender o mesmo produto de um determinado fabricante.

Quando for entrar em um determinado empreendimento ou investimento, faça algumas perguntas que vão ajudar a esclarecer se a empresa é uma pirâmide financeira ou apenas trabalha com marketing multinível. 

Pergunte sempre: Os produtos são reais? As promessas são ganhos fáceis e altos? Como o dinheiro entra na rede? O rendimento maior entra através do recrutamento de novos membros? 

Esses são somente alguns pontos em que podemos trabalhar, lembre-se das 5 dicas para não cair em uma pirâmide financeira e busque conhecer mais sobre a empresa e investimento que está entrando. 

Gostou das dicas? Espero que este post tenha ajudado a esclarecer mais sobre a diferença entre o marketing multinível e as pirâmides financeiras. Caso tenha dúvidas, entre em contato, somos um time de profissionais qualificados para orientar e ajudar os investidores. 

Curta nossa página do Facebook

Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube

Utilizamos a Binance para Realizar Nossas Operações -> Cadastre-se

Seja Cliente VIP e tenha Acesso a Trades Exclusivos!