Ponzi? Pirâmide? Entenda mais sobre isso!

por Isabela Roque (beladosbitcoins), em 27 de maio de 2022

Graduada em Engenharia da Computação pela FIAP e Mestre em Engenharia Elétrica e Computação (Inteligência Artificial, Análise de Sentimento) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É doutoranda em criptomoedas pelo Mackenzie e também Cientista de Dados. Atualmente é trader, instrutora de Python e R para Análise de Dados e possui a certificação de criptomoedas CBP (Certified Bitcoin Professional) da CryptoConsortium.




Depois do caos provocado pela LUNA esse mês, muitos vídeos antigos que chamavam o projeto de Ponzi começaram a viralizar na internet e com isso o termo “Ponzi” voltou a ganhar popularidade no mercado de criptomoedas. No artigo de hoje vamos entender melhor o que é um esquema de pirâmide e um esquema Ponzi, quais as diferenças entre eles e como identificá-los para não cair em fraudes financeiras. Vamos lá?

Antes de continuar lendo, entre em nosso canal gratuito e tenha acesso em primeira mão as melhores análises e artigos do mercado -> Entre Agora!

O que é um Esquema de Pirâmide?

Primeiramente, vamos entender o que seria os tão famosos esquemas de pirâmide que vira e mexe ouvimos falar na mídia e que sempre lesa muitas pessoas financeiramente. O nome desse esquema vem do formato da estrutura de seu funcionamento: uma pirâmide.

Basicamente, os membros que estão dentro da pirâmide precisam sempre recrutar novos membros para entrar no esquema. Os membros entrantes “pagam” as custas dos membros antigos e assim sucessivamente, até o esquema sucumbir pois não há como sempre ter novos entrantes para alimentar o processo. A figura a seguir demonstra bem esse esquema: para que eu possa custear um membro, eu preciso de 10 membros; desses 10 membros, precisaria de mais 100 membros para custeá-los e assim por diante.

Pyramid Scheme

Essa é uma prática financeira ilegal (por lei, é um crime contra a economia popular, está na Lei Lei 1.521/51), pois atrai muitas pessoas inexperientes que deslumbram “lucros” absurdos e na verdade é uma grande mentira. Normalmente quem entra nessas pirâmides após um certo período de tempo de seu funcionamento, sempre acaba lesado e não recupera seu dinheiro.

Uma prática muito comum é disfarçar esse tipo de fraude como um produto, uma espécie de Marketing Multi-Nível. Mas só uma observação nesse caso, nem todo Marketing Multi-Nível é uma pirâmide!

O que é um Esquema Ponzi?

Esse tipo de esquema fraudulento tem esse nome devido ao Charles Ponzi, um imigrante italiano que foi morar nos EUA e é conhecido como um dos maiores golpistas de toda a história mundial por causa de seu esquema milionário de ganhar dinheiro. Ponzi criou um esquema no ramo de empréstimos e prometia retornos expressivos para quem investisse com ele (100% em pouquíssimo tempo).

Ponzi1920.jpg

De uma forma geral, o principal objetivo de projetos Ponzi é que os “investidores” tenham ganhos altos e rápidos e promete isso a eles com total segurança. O grande X da questão é que nada é verdade, pois quando não houver ninguém investindo no esquema, tudo rui e os donos do projeto somem e deixam todos a verem navios, sem o dinheiro.

Diferença entre Pirâmide e Ponzi

A grande diferença entre eles (às vezes é bem sutil) é que no esquema Ponzi, existe a figura do “gerente de investimentos” que prometerá lucros absurdos ao investir em determinado segmento, por exemplo, criptomoedas. E já vimos isso acontecendo bastante né? Lucros garantidos de 40% ou mais ao mês! Porém, muitos esquemas Ponzi acabam durando muito tempo caso a pessoa dentro do esquema resolva reinvestir o dinheiro.

Já a pirâmide fica em uma esfera mais geral, pode ser qualquer coisa e é arquitetada de uma maneira que fica difícil de comprovar. Se for um produto, o novo membro deve pagar uma “taxa” ao membro antigo para ter o direito de vendê-lo. Um caso bem específico de uma empresa que já foi taxada de pirâmide é a Herbalife, que apesar disso continua funcionando e operando normalmente.

A Figura a seguir mostra algumas diferenças principais dessas duas fraudes:

Ponzi schemes vs Pyramid schemes

Como identificar esse tipo de projeto?

Sempre que alguém prometer ganhos absurdos e inconsistentes com a realidade, devemos sempre achar suspeito pois tudo que é “dado” assim tão facilmente, algo por trás não é bom. Como diria minha mãe, até o santo desconfia.

Além disso, sempre tem os termos: “segurança total”, “sem riscos” e normalmente são investimentos de alto risco e que não podem fixar um valor de ganhos pois é renda variável.

Antes de colocar seu dinheiro em qualquer investimento, sempre cheque a sustentabilidade toda de onde você está investindo. De acordo com alguns analistas, LUNA era um grande esquema Ponzi pois seu funcionamento se enquadrava dessa maneira, com um rendimento alto pareado ao dólar que não tinha como se sustentar.

Conclusões

No artigo de hoje entendemos a diferença entre um esquema de pirâmide e um esquema Ponzi e como identificar projetos que prometem altos ganhos sem risco, mas na verdade não são verdadeiros.

Cuidado onde você está investindo seu dinheiro!

Referências

https://www.investopedia.com/ask/answers/09/ponzi-vs-pyramid.asp

https://www.investopedia.com/insights/what-is-a-pyramid-scheme/

https://www.nedbank.co.za/content/nedbank/desktop/gt/en/aboutus/legal/fraud-awareness/pyramid-and-ponzi-schemes.html

Tabela de Conteúdos