O que é Wrapped Bitcoin (WBTC) e vale a pena investir?

por Giovana Simão - bitdasminas, em 15 de dezembro de 2021

Fundadora e idealizadora do bitdasminas, um canal com a intenção de atrair cada vez mais mulheres para o universo cripto. Ensinando sobre educação financeira e criptomoedas. Assim como dicas sobre o mercado!




Faça parte do nosso grupo gratuito de criptomoedas, análises diárias gratuitamente! – CLIQUE AQUI AGORA.

Existem outras moedas com “bitcoin” no nome, mas você já entendeu o que são e qual a diferença do Bitcoin de fato? Nesse artigo vamos falar sobre o Wrapped Bitcoin, que pode ser usado como uma ferramenta para facilitar a sua vida! Entenda tudo aqui!

O que é?

De maneira simples, o WBTC foi criado para solucionar algumas barreiras que o Bitcoin possui, não para substituí-lo, mas para proporcionar que ele fosse utilizado em diferentes situações do que as corriqueiras.

Wrapped Bitcoin, em português significa: Bitcoin Embrulhado. Basicamente ele serve para que o bitcoin possa ser utilizado na rede da Ethereum, é como um “disfarce” para que seja usado fora da rede do BTC, e no caso, no formato de um token ERC-20 padrão da Ethereum.

Eles são muito utilizados em protocolos de finanças descentralizadas ou De-Fi, e funcionam da seguinte maneira: cada WBTC é pareado a 1:1 com o BTC e cada fração 000,1 de WBTC também é pareada 1:1 com 000,1 BTC, com a diferença de serem movimentáveis na rede Ethereum!

A grande vantagem é exatamente essa, por serem blockchains diferentes, não é possível utilizar Ether na rede do Bitcoin e o contrário também é verdade, então o WBTC funciona como uma ferramenta para essas transações de Bitcoin na rede da Ethereum, que por possuir uma variedade enorme de projetos dentro dela, tem essa necessidade.

Como funciona?

Como explicado anteriormente, para cada WBTC existe uma quantia igual de BTC que é mantida por um custodiante, nesse caso, a BitGo, uma das empresas responsáveis pela criação dele.

Caso você utilize o seu WBTC e depois queira transformá-los de volta em BTC também é possível, e essa quantidade de WBTC será queimada pelo protocolo, a fim de manter o lastro da moeda.

A porcentagem de bitcoin sendo trancada nesses protocolos vem crescendo, o que pode ser considerado uma tendência, junto ao crescente uso da Ethereum e dos protocolos de De-Fi.

Um exemplo dessas aplicações descentralizadas onde os Wrapped Bitcoin são usados são a Compound e MakerDAO, que permitem que os usuários emprestem ou tomem dinheiro emprestado, na rede Ethereum

Qual o seu histórico?

O WBTC foi lançado em janeiro de 2019 como uma iniciativa de diversos projetos de jogadores DeFi como por exemplo a própria BitGo, Compound, MakerDAO e Ren.

Hoje 1.3% do estoque de Bitcoin está “embrulhado” para ser utilizado na Ethereum. O que representa cerca de 260.000 dólares, segundo a Defi Pulse.

Quantidade de BTC em WBTC, DEFI Pulse

O token WBTC

Segundo o site CoinGecko, o preço do token WBTC hoje é de US $48.119,33. Sua classificação atual em capitalização de mercado é em #17, com $12.447.477.441 USD. Há um fornecimento em circulação de 258.688 WBTC, 100% do fornecimento máximo de 258.688 moedas.

Gráfico histórico de preço da moeda WBTC. Fonte: CoinGecko

Você pode adquirir o token nas principais corretoras como Binance e FTX.

Lembrando que isso não é uma recomendação de compra e sim um artigo com viés educativo. 

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Acesse nosso grupo VIP do Telegram:https://t.me/financialmovecanal

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Tabela de Conteúdos