O que é uma DAO?

por Isabela Roque (beladosbitcoins), em 8 de julho de 2021

Graduada em Engenharia da Computação pela FIAP e Mestre em Engenharia Elétrica e Computação (Inteligência Artificial, Análise de Sentimento) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É doutoranda em criptomoedas pelo Mackenzie e também Cientista de Dados. Atualmente é trader, instrutora de Python e R para Análise de Dados e possui a certificação de criptomoedas CBP (Certified Bitcoin Professional) da CryptoConsortium.




Que a tecnologia blockchain apareceu para mudar vários conceitos de tecnologia e financeiros, disso ninguém tem dúvidas, mas pouco se fala sobre a questão de governança. Com a criação dessa tecnologia disruptiva, também surgiram o que chamamos de DAO, que são as famosas Organizações Descentralizadas Autônomas. O que são essas DAOs? Como essas organizações funcionam? Vamos entender melhor sobre isso neste artigo de hoje!

Antes de continuar lendo, entre em nosso canal gratuito e tenha acesso em primeira mão as melhores análises e artigos do mercado -> Entre Agora!

O que é uma DAO?

A sigla DAO vem do inglês Decentralized Autonomous Organization, que nada mais é do que uma Organização Autônoma Descentralizada. Mas o que isso realmente significa? As DAOs são aplicações de entidades virtuais, como se fossem empresas ou um conjunto de pessoas, que participam da rede e administram a organização em questão. São organizações que não possuem nenhum tipo de centralizador como é o caso das organizações tradicionais que conhecemos, como bancos, etc. Na DAO, tudo é controlado pelo computador e por código, ou seja, é completamente anônima.

Como funciona?

Agora vamos ao que importa! Como isso funciona então? Apesar do bitcoin ser considerado uma DAO bem primitiva, vamos pensar que o conceito ganhou mais destaque com os contratos inteligentes da rede Ethereum.

Ao criar uma DAO, pode-se convidar qualquer pessoa para participar de modo anônimo. Com esse tipo de aplicação tornou-se possível angariar fundos para causas humanitárias e sem fins lucrativos. Além disso, uma DAO também pode ser utilizada para controlar uma organização a partir de contratos inteligentes, onde cada token distribuído entre os participantes é uma ação da empresa. A diferença é que todos podem votar na melhor maneira de administrar o dinheiro e a organização e não há autoridade central. Isso é uma grande ameaça para sistemas financeiras tradicionais onde há a figura de uma pessoa que controla tudo.

Vale ressaltar que apesar de parecer uma empresa tradicional, não há um contrato “formal”, os membros da organização são incentivados pela rede através de regras de consenso da própria rede, que são transparentes.

Apesar do sistema parecer sem falhas e perfeito, em 2016 um ataque foi realizado dentro da primeira DAO já construída, a The DAO. A The Dao servia como um fundo anônimo, porém alguns hackers perceberam alguns furos no contrato inteligente da organização e conseguiram pegar vários tokens, que ainda hoje é considerado um dos maiores ataques hacker de criptomoedas.

Por causa disso, a rede do Ethereum precisou se dividir e realizou um hard fork com o objetivo de tentar reverter as transações fraudulentas. A rede principal se mantém como se nada tivesse acontecido, já a rede que se originou do fork mantém as transações fraudulentas e originou a Ethereum Classic (ETC).

Dois pontos importantes a se ressaltar sobre o Ethereum é que ele ainda não utiliza inteligência artificial em seus contratos inteligentes e ele não é totalmente seguro, podem existir falhas em seu código que ainda não foram encontradas. Por isso é mais seguro não colocar grandes quantidades de dinheiro e testar as aplicações, ainda se torna necessário estabelecer válvulas de segurança nos contratos para vulnerabilidades.

Conclusões

Neste artigo de hoje vimos um pouco sobre as DAOs, elas podem se tornar uma parte muito importante da blockchain com o crescimento expressivo das finanças descentralizadas e os diversos projetos que hoje estão em desenvolvimento. Elas podem inclusive ajudar esses projetos a terem um ecossistema mais democrático e menos centralizado.

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Referências

Livro: Blockchain para Leigos (Tiana Laurence) – 2019

https://academy.binance.com/en/articles/decentralized-autonomous-organizations-daos-explained

https://blog.liquid.com/decentralized-autonomous-organization-dao

Tabela de Conteúdos